Poucos sabem como a estratégia de SEO para e-commerce é indispensável para muitas empresas, a depender de seus segmentos.
Sendo assim, as táticas de Otimização de Páginas para Motores de Busca têm o potencial enorme de melhorar o desempenho de um portal de comércio eletrônico. Isto é, de uma loja virtual, aumentando seu tráfego e suas vendas.
De fato, estamos falando aí de dois dos maiores conceitos atuais do marketing digital.
O primeiro remete aos motores de busca, como quando pesquisamos por algo como cesta básica grande, obtendo milhares de resultados em poucos segundos.
Sendo que, ao aparecer com destaque nos resultados das pesquisas, dominando a primeira página, a marca já consegue impactar um lead ou cliente extremamente assertivo, já que geralmente essa pessoa está em momento de compra.
É justamente para isso que existe a otimização, como modo de tornar suas páginas habilitadas para merecerem esse tipo de relevância.
Sendo que tudo isso ocorre conforme algumas diretrizes pré-estabelecidas pelas plataformas de busca.
Ademais, quando falamos nos e-commerces, remetemos a outro pilar fundamental da esfera digital dos dias de hoje.
Realmente, no Brasil esse universo tem crescido cada vez mais a cada ano que passa, conforme apontado por várias pesquisas.
Tanto que ao pesquisar por algo como piscina pequena de fibra, muitos dos resultados que os buscadores trazem já são de lojas virtuais ou da geolocalização delas, permitindo agilidade para quem quiser comprar online e retirar no estabelecimento.
Um exemplo de pesquisa que demonstra como isso tem crescido é uma que foi realizada recentemente pela Ebit/Nielsen, que é uma referência na área. Ela demonstrou que no último período o comércio eletrônico cresceu mais de 46%.
Vale lembrar que isso é uma curva de aumento acima do próprio PIB nacional, totalizando um montante de quase R$ 1 trilhão de movimentação anual.
É muito dinheiro, sem dúvida, e certamente toda empresa vai querer garantir seu filão nesse meio.
Por esse motivo, trazemos aqui as principais informações e até dicas práticas sobre como o SEO aplicado ao e-commerce pode ser implementado por qualquer um, além de mostrar as opções e resultados finais que cada marca obtém.
O mais bacana é que hoje esse universo digital já evoluiu tanto, que agora é possível aplicá-lo a qualquer segmento do mercado, seja uma indústria que fabrica produtos nichados ou uma loja que vende itens populares como álcool gel perfumado 5 litros.
Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como a otimização SEO e o e-commerce podem mudar a história da sua empresa, melhorando e muito as vendas e resultados gerais, basta seguir adiante na leitura deste artigo.
Do que se trata o SEO?
Tem sido cada vez mais comum ouvir falar em SEO, sigla para Search Engine Optimization, que é o termo em inglês para a expressão que elencamos acima: Otimização de Páginas para Motores de Busca.
Como o termo já dá a entender, trata-se de um tipo de melhoria que você faz em páginas da internet como modo de torná-las mais adequadas aos grandes buscadores.
Tais como o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil, que são os mais famosos do nosso país.
Porém, o que realmente importa é compreender quais são os parâmetros que tornam essas páginas melhores, em vez de simplesmente fazer essa afirmação de modo genérico.
Aí é que está o grande segredo, pois esses padrões ou algoritmos são impostos pelas próprias plataformas de busca, além de que eles mudam com uma frequência razoavelmente grande.
Sendo assim, se hoje uma empresa está bem ranqueada com a palavra-chave brindes corporativos diferenciados, isso não impede que amanhã ela precise rever alguns pontos do seu site para continuar com uma boa posição, segundo mudanças nas diretrizes.
Um exemplo clássico disso se deu quando, em meados de 2011 o Google, que é a maior referência em termos de algoritmos e Inteligência Artificial, simplesmente mudou alguns parâmetros, virando o marketing digital de cabeça para baixo no mundo todo.
Portanto, em termos conceituais o SEO nada mais é do que o cumprimento que os desenvolvedores de páginas e sites precisam manter como modo de conseguir ser bem ranqueados nesses motores de busca, o que faz toda diferença.
O nome da primeira página é SERP (Search Engine Results Page), isto é, Página de Resultados dos Motores de Busca.
O que sabemos é que aparecer nela pode trazer até 82% de resultados maiores, segundo pesquisa da própria Google Inc.
Ou seja, uma é a realidade da empresa de limpeza que aparece entre os 10 resultados principais da primeira página, e outro completamente diferente seria se ela caísse para a segunda, terceira e demais SERPs, daí a importância dessa sigla.
No caso de um e-commerce, tudo isso se torna ainda mais importante. Afinal, o que a loja virtual precisa conseguir é impactar o cliente certo, na hora certa e do jeito certo. Esse é o modo mais eficiente de atraí-lo, encantá-lo e fazê-lo passar o cartão.
O poder do SEO no e-commerce
Assim que uma empresa migra para o universo digital, imediatamente os donos e gestores começam a perceber que entraram em um mundo novo, que é cheio de oportunidades.
Porém, logo começam a surgir desafios típicos dessa nova dimensão, como o esforço por gerar cada vez mais tráfego, captar mais leads, melhorar as taxas de abertura e de permanência na página, ampliar as próprias vendas, entre tantos outros.
Como o objetivo dos algoritmos dos buscadores é melhorar a experiência do usuário deles, que ao pesquisarem por algo como tela de proteção para janela desejam encontrar os melhores resultados, essa tem de ser a prioridade das empresas também.
Basicamente, os parâmetros mais importantes para isso são os seguintes:
Assertividade da palavra-chave;
Criação de conteúdos originais e ricos;
Uso de links como autoridade;
Velocidade de carregamento da página;
Compatibilidade com mobile;
Escaneabilidade e layout do site todo.
Enfim, esses poucos pontos sintetizam o que há de mais importante em termos de qualidade de criação de um comércio eletrônico.
Por isso mesmo, os buscadores exigem excelência em relação a eles, de modo que o e-commerce que conseguir cumpri-los e mantê-los certamente vai obter os melhores retornos em termos de captação de leads, tráfego e vendas.
Sobre opções estratégicas
É preciso reconhecer que hoje não apenas o termo SEO já se popularizou, mas até outros mais técnicos como keyword (palavra-chave) e responsividade, que é a página que abre bem em qualquer dispositivo, seja o computador ou celular, tablet e afins.
Por isso, além de ficar na superfície, vamos dar exemplos práticos sobre como operar uma melhoria em termos de otimização.
No caso do layout, por exemplo, é preciso trabalhar as imagens fixas e as variáveis de um site.
Todas elas precisam ser de alta definição, mas sem passar de 1 MB, o que poderia deixar o carregamento lento, tocando já em outro parâmetro listado acima.
Mais um exemplo: as palavras-chave, que você pode pesquisar na plataforma Keyword Planner do próprio Google, gratuitamente.
Lá você verifica se é melhor utilizar o termo exame demissional CLT, ou escrever Consolidação das Leis de Trabalho por extenso.
Aliás, o próprio texto é uma opção estratégica fundamental, pois a keyword precisa aparecer no título, no primeiro parágrafo e no decorrer do artigo.
Além de outros campos mais técnicos, como a meta-description e a meta-tag.
Por fim, ao falar em uso de links como autoridade, além de fazer parceria com outros sites que já estão bem colocados, você pode focar nas qualificações.
Assim, uma empresa que está no Google Meu Negócio com boas avaliações, já tem vantagem em termos de SEO.
As vantagens e os benefícios
Não é possível falar sobre esse assunto sem mencionar os resultados que ele pode trazer, seja no curto ou no médio e longo prazo.
De fato, quando uma loja de computador usado consegue amadurecer o seu e-commerce, dominando os principais parâmetros de motores de busca como o Google, ela simplesmente entra em outro nível de desempenho.
Lembrando que isso representa vários níveis de colocação. O primeiro é o nível do próprio mercado em que a empresa atua, tornando-se assim uma referência ou líder do seu nicho. O segundo é o da concorrência, que ficará para trás.
Por fim, a própria clientela, que encontrará sua loja virtual com mais facilidade e certamente acabará não apenas preferindo ela, como indicando-a para seus conhecidos, criando assim um círculo virtuoso de crescimento sólido, seguro e sustentável.
Conclusão
Em resumo, falar em SEO e em e-commerce equivale a falar sobre alguns dos pilares mais importantes da internet nos dias de hoje, sem dúvida.
Todavia, para conseguir bons resultados na união entre essas duas estratégias, é preciso levar muitos conceitos e conselhos práticos em conta. Com os que trouxemos aqui vai ser possível fazer isso de modo assertivo e facilitado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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