Hoje em dia todo empresário, gestor de firmas ou mesmo autônomo precisa saber como ganhar mais relevância na web, melhorando seus resultados comerciais.
De fato, a esfera digital não é tão diferente do mundo físico em termos de comércio.
Tal como verificamos em uma galeria, em um Shopping Center ou mesmo em uma avenida, ali as regras já são suficientemente claras e até impossíveis.
Na prática, uma loja que faz manutenção de copiadoras precisa conseguir chamar a atenção do público certo, do jeito certo e na hora certa.
Somente assim, ela vai ganhar relevância e com isso conquistar seu espaço no mercado.
No caso da internet vale o mesmo, até em termos de tráfego, pois tanto uma loja física quanto uma loja virtual precisam de pessoas entrando ali, fazendo perguntas e demonstrando interesse em comprar o produto ou contratar o serviço.
A diferença começa quando algumas estratégias surgem ou simplesmente passam a funcionar de modo diferente na web.
Por exemplo, os motores de busca, que são uma evolução das famosas listas, páginas amarelas e revistas de indicação de produtos.
O mesmo vale para o marketing de conteúdo, que já existia na época das newsletters impressas.
Tal como quando uma empresa de ar condicionado dutado enviava revistas gratuitas com as novidades da área, e junto propagandas de manutenção.
O ponto é que para criar mais relevância na web a marca vai precisar investir na criação de conteúdos inteiramente originais, gratuitos e que expressem sua autoridade naquele segmento, dando dicas valiosas para o seu público-alvo.
Por isso decidimos escrever este artigo, mostrando aqui as 4 dicas para conquista de relevância e para o crescimento na esfera digital.
Além disso, vamos explicar alguns conceitos básicos sem os quais os conselhos práticos não fariam sentido.
Por fim, também é preciso mostrar como esse tipo de relevância pode mudar a dinâmica de uma empresa, trazendo resultados sólidos no curto, médio e longo prazo. Ao entender melhor esses benefícios, a marca toma posse do seu futuro.
O mais bacana é que hoje o marketing de conteúdo evoluiu tanto que ele já pode ser aplicado a qualquer segmento ou nicho de mercado, seja para falar sobre manutenção de piscina de fibra pequena ou sobre venda de produtos industriais.
Portanto, se você quer entender de uma vez por todas como essa estratégia simples e acessível pode revolucionar os resultados do seu negócio, trazendo o crescimento que toda empresa relevante merece obter, basta seguir adiante na leitura.
O que é o marketing de conteúdo?
Falar em relevância na web e em marketing de conteúdo são coisas que se equivalem, já que uma marca só pode chegar a ser importante por meio dessa estratégia.
Sendo assim, mesmo que ela investisse uma fortuna em propagandas diretas, fazendo as pessoas visualizarem e compartilharem seus anúncios, ela só chegaria a ser realmente relevante e indispensável se junto oferecesse conteúdos originais.
Isso ocorre, pois hoje as novas gerações já não são como as anteriores, se antes era normal um cliente passar horas do dia no telefone tentando resolver um problema, hoje ele tem acesso irrestrito à informática e à internet, o que muda totalmente a dinâmica.
Assim, uma empresa especialista em manutenção predial precisa dialogar com aqueles que ela quer transformar em consumidores.
Para isso, alguns formatos de conteúdo mais comuns são os seguintes:
Artigos de blog;
Posts de redes sociais;
Tabelas e infográficos;
Lives e podcasts;
E-books e newsletters.
Enfim, são vários modos de simplesmente agregar valor aos visitantes do seu site, para que eles deixem seus dados de contato, transformando-se em leads.
Só depois é que a negociação começará, para que enfim se tornem clientes.
Também assim, o marketing de conteúdo ajuda e muito em termos de fidelização, fazendo com que as pessoas se tornem verdadeiras fãs e defensoras das marcas que mais gostam.
Deste modo, a maior característica dessa estratégia é a criação de conteúdos que tocam nas dores do cliente e resolvem alguns problemas iniciais de graça, tal como uma isca.
Depois que ele se acostuma com a marca, fica mais fácil a venda acontecer.
1. Crie uma marca forte
Ao falar em relevância, tudo começa com a identificação entre uma pessoa e uma marca.
Se prestarmos atenção veremos que hoje as grandes empresas do mundo já não vendem apenas um produto ou um serviço, mas sim um estilo de vida.
É justamente aí que está o valor de uma marca forte, algo que alguns acham que ocorre por coincidência ou por sorte, mas que na verdade pode ser premeditado e executado de modo racional e estratégico.
Um passo importante para uma empresa menor, que faz instalação de ribbon impressora, por exemplo, é criar uma cultura organizacional.
Afinal, sua marca só pode se tornar um estilo de vida e uma filosofia para o público se ela tiver uma filosofia própria.
Assim, é possível criar os 10 mandamentos da firma, o que já alinha qualquer empresa pequena ou média ao modelo de negócio das grandes multinacionais.
Com o tempo, essa postura vai profissionalizar o serviço e o atendimento, transparecendo idoneidade e trazendo a tão desejada relevância.
Ao atingir a excelência nesses requisitos é que uma marca chega perto de se tornar uma líder de mercado.
Uma dica de ouro para isso é fortalecer a identidade visual e a verbal, assim a própria aparência da sua marca, o slogan, o layout do site e tudo o mais já indicam os pilares da missão, da visão e dos valores da empresa.
2. Crie conteúdos memoráveis
Como vimos, outro modo de remeter a critérios de excelência e de relevância na web é falando sobre o content marketing, que é o termo em inglês para marketing de conteúdo.
Aqui está um grande segredo para quem deseja crescer de modo sólido, não criando apenas uma bolha de curtidas e compartilhamentos, que dali alguns meses podem acabar estourando.
Trata-se de uma marca que sabe reconhecer o que seu público quer, quais são suas dores, seu tipo de linguagem e, enfim, como conquistá-lo e engajá-lo cada vez mais.
Além dos formatos que indicamos acima, uma regra de ouro é dominar os grandes motores de busca.
Assim, quando o cliente em potencial buscar por algo como aluguel de sala por hora, ele encontrará seu blog ou site na frente dos demais.
Hoje pesquisas da própria Google Inc. revelam que a primeira página do seu buscador gera 82% de resultados a mais do que a segunda ou terceira página. Lembrando que esse é o maior motor de busca do mundo.
Para aparecer ali você precisa fazer as campanhas certas em termos de SEO (Search Engine Optimization), que é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca, cumprindo com os algoritmos da plataforma em cada novo conteúdo que for criar.
3. Faça os anúncios certos
Apesar da importância do marketing de conteúdo, também é preciso reconhecer que ele tem a característica de demorar um pouco para crescer, já que seu movimento é orgânico e depende do reconhecimento das pessoas.
Por isso, uma empresa que tenha orçamento e queira relevância mais rápida pode fazer anúncios, que são os famosos Advertising (Propaganda) da internet.
Um exemplo são os próprios buscadores, pois assim quando o cliente procurar por portas de inox ele vai encontrar seu site no topo da página, em uma seção reservada e garantida para anunciantes, trazendo resultados mais rápidos.
Outra frente incrível para isso são as redes sociais, que também permitem ter maior destaque, além de serem altamente customizáveis em termos de valor aplicado, perfil do público-alvo almejado, dias e horários de anúncio e muito mais.
4. Venda solução e eficiência
Seja qual for o seu ramo de atuação, você precisa aprender a vender eficiência e solução, pois a última coisa que o cliente quer é comprar algo e arranjar dor de cabeça.
Portanto, ficar falando em estratégias digitais não pode ser uma desculpa para deixar de lado a parte prática do negócio, como o atendimento ao cliente, a logística, os prazos de despacho, as formas de pagamento e tudo o que envolve a negociação como um todo.
Por exemplo, um site que vende rodo de limpeza precisa ter responsividade, para abrir não apenas no computador, mas também no celular e no tablet.
Ao mesmo tempo, é fundamental que tenha certificados de segurança, o que é uma medida prática.
Também, assim, se é essencial criar conteúdos originais, é igualmente importante treinar bem as equipes que ficam na linha de frente, lidando diariamente com o público.
Considerações finais
Portanto, não dá para falar sobre criação de relevância na web sem mencionar a importância do marketing de conteúdo e a força da marca.
Isto, sem falar nas medidas práticas como logística e outras estratégias semelhantes.
Com os conceitos básicos e as 4 dicas práticas que trouxemos acima, fica bem mais fácil entender o passo a passo desse universo, com vistas a trazer os melhores resultados no curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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