Gosta de ecoturismo e de História? Saiba o que fazer em uma das cidades mais famosas do sertão nordestino
Às margens do São Francisco, a cidade baiana de Juazeiro ficou famosa na letra de Jorge de Altinho, interpretada por importantes artistas nordestinos, como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.
A canção “Petrolina, Juazeiro”, que também fala da cidade-irmã Petrolina, do outro lado da ponte, ressalta algumas das belezas do município, que fica na divisa com Pernambuco e tem o nome de uma árvore muito comum na região do sertão nordestino.
Da Rodoviária de Feira de Santana é fácil chegar até a cidade, que não fica muito perto da capital Salvador — são mais de 500 quilômetros. Para quem gosta de explorar o interior, no entanto, esse é um destino e tanto, com várias atrações para quem gosta de história, natureza, vinhos e forró.
Orla de Juazeiro
O cartão-postal da cidade é o Velho Chico, e sua orla é parada obrigatória para quem visita a cidade. É lá que fica a famosa estátua do Nego D’água, importante figura folclórica da região. O Museu Regional do São Francisco é outro ponto de interesse que fica na orla, que foi revitalizada recentemente.
É uma boa ideia fazer essa visita no fim da tarde para contemplar o pôr do sol no rio, além de uma vista panorâmica da vizinha Petrolina. Por lá também há vários restaurantes e bares, para tomar uma cerveja apreciando o rio.
Passeio de barco
Entre Juazeiro e Petrolina existe a Ponte Presidente Dutra, que também é um dos pontos turísticos da região. No entanto, para quem quer ter a experiência de navegar pelo São Francisco, vale fazer a travessia de barco, assim como outros passeios que exploram a região.
Parque da Lagoa do Calú
Localizado no centro da cidade, o parque é um ótimo lugar para caminhar e fazer exercícios físicos. Está sendo revitalizado com um novo projeto de paisagismo, que deve deixá-lo ainda mais bonito.
llha do Rodeadouro
A pouco mais de 10 quilômetros do centro de Juazeiro, a Ilha do Rodeadouro é um paraíso natural com areias brancas e águas calmas e mornas, próprias para banho. É possível ir de carro até um dos pontos de travessia na cidade de Petrolina ou fretar uma embarcação diretamente de Juazeiro.
O local é perfeito para curtir o dia e tem quiosques e ótimos restaurantes, onde é possível comer e beber bem. Quem preferir também pode ir para acampar e aproveitar o destino por mais tempo.
Dunas do Velho Chico
Ainda pouco explorada pelos turistas, essa praia de água doce fica na cidade de Casa Nova, a cerca de 60 quilômetros de Juazeiro. Além de se banhar nas águas mornas do rio, os turistas podem fazer passeios de banana boat e quadriciclo.
Vale do Rio Salitre
Quem gosta de ecoturismo precisa colocar uma visita à região, que fica a cerca de 40 quilômetros de Juazeiro, no roteiro de viagem. Há várias opções de passeios de aventura em meio à natureza exuberante do sertão, além de uma cachoeira com queda de dois metros e um poço ótimo para banho.
Vinícolas do Vale do São Francisco
A região também é conhecida pela produção de vinhos e os apreciadores da bebida não podem deixar de visitar algumas atrações da Rota do Vinho, que fica nas proximidades de Juazeiro. As mais famosas estão nas cidades de Lagoa Grande e Santa Maria, em Pernambuco, e Casa Nova, na Bahia.
Petrolina
Ir a Juazeiro e não ir a Petrolina nem faz sentido, visto que as duas cidades são separadas apenas pela ponte e a vizinha também é cheia de atrações. Além das praias e ilhas que ficam na cidade, visitar a orla do lado de Petrolina também vale a pena.
Também é recomendado visitar o Centro Cultural Ana das Carrancas, para conhecer um pouco mais do artesanato da região, e o Museu do Sertão, que conta a história da cidade, do cangaço e das tradições do Velho Chico.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;