Entenda como os cheiros ajudam a fortalecer o relacionamento com o cliente e aprimorar a experiência de compra
Comprar um produto vai além de escolher um item na prateleira da loja ou no catálogo do e-commerce. Comprar envolve inúmeros fatores a respeito do consumidor e as marcas têm compreendido a importância de investir em estratégias inteligentes para atrair seus clientes.
Incluir produtos de higiene para empresas na manutenção do espaço é fundamental para criar um ambiente exclusivo e aconchegante, com as características do seu negócio. Assim, você contribui para a criação da identidade de marca, trazendo ainda mais personalidade para os seus serviços.
E a memória olfativa é um dos principais recursos para proporcionar uma experiência de compra completa para seus consumidores. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto e saiba como aplicá-lo ao seu negócio.
O que é memória olfativa?
Um cheiro é capaz de nos transportar para diversos lugares, reavivando memórias e despertando sentimentos profundos. Essa é a premissa do marketing sensorial: utilizar os sentidos e as experiências de vida para atrair novos clientes e fidelizar seus consumidores.
A memória olfativa é quando um cheiro consegue fazer a pessoa se lembrar de um momento específico. Ao associar o aroma de um produto ou serviço a uma ocasião especial, o consumidor tem mais chances de realizar sua compra, além de aprofundar o vínculo entre empresas e clientes.
O olfato está relacionado à área do cérebro capaz de armazenar e trabalhar nossas emoções. Portanto, incluir o recurso da memória olfativa em seu negócio é fundamental para captar novos clientes e fortalecer sua identidade de marca.
Como incluir o recurso no seu negócio?
Grandes empresas de diferentes setores do comércio utilizam o recurso da memória olfativa em seus produtos e serviços. Quem não se lembra da famosa marca de calçados que possui itens com um cheiro característico de chiclete?
Pois é, não é preciso falar o nome, mas seu cérebro faz questão de lembrar, independentemente de ter realizado uma compra na loja. Logo, quando bem alinhada às demais estratégias de marketing, a memória olfativa tem a capacidade de transformar a experiência do consumidor ao oferecer os elementos certos para despertar suas emoções.
Para quem deseja apostar no recurso, a dica é incluir aromas característicos e, de preferência, exclusivos, em sua loja, na embalagem de produtos e em diferentes artigos do catálogo. Assim, quando o consumidor efetuar uma compra, ele irá associar o momento a diferentes ocasiões de sua vida.
Produtos com cheiros têm mais chances de despertar sentimentos positivos nos consumidores do que os demais. Isso porque, além de demonstrar mais cuidado e interesse pelo cliente, o aroma é capaz de reavivar memórias, além de proporcionar a sensação de bem-estar.
Uma dica interessante para quem trabalha no setor de alimentos, por exemplo, é investir em cheiros associados aos produtos do cardápio e que ajudem a aguçar os sentidos dos clientes.
Vantagens da memória olfativa
A experiência do consumidor é fundamental para o sucesso da sua empresa e investir em estratégias para melhorar o processo de compra é uma maneira inteligente de atrair novos clientes e aprofundar os vínculos.
Por isso, a memória olfativa tem papel de destaque na construção de uma relação mais próxima entre empresas e consumidores. Conheça as principais vantagens do recurso:
despertar sentimentos;
aumentar as chances de compra;
fidelizar clientes;
atrair novos consumidores;
aprofundar o elo entre empresas e consumidores.
Além dos benefícios acima, ao investir em aromas em sua loja física, é possível aumentar, inclusive, o tempo de permanência do cliente no ambiente, facilitando o processo de compra. Gerar sensações agradáveis contribui para o relacionamento com o consumidor, transformando a maneira como eles enxergam a empresa.
O aroma é imprescindível para auxiliar com a lembrança de marca, fazendo com que o consumidor associe a empresa a sentimentos positivos e memórias especiais e garantindo as melhores sensações, inclusive durante a aquisição de um produto.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;