Ferramentas possibilitam encontrar oportunidades e manter suas principais posições
Seja em um e-commerce, seja em um blog, o uso do SEO é essencial para posicionar as páginas do seu site nos buscadores de uma forma mais eficiente. Mesmo para empresas que fazem uso do SEO há algum tempo, a diferença entre on-page e off-page pode ficar confusa.
De forma simples, o SEO on-page é tudo que pode ser alterado dentro da página de um site: conteúdos escritos, imagens, tabelas e formulários. Já o SEO off-page diz respeito principalmente ao link building e à reputação do site nos buscadores e com relação à mídia paga.
Hoje vamos nos aprofundar na importância do SEO on-page e entender como otimizar o seu site para alcançar os resultados planejados no início do projeto. Confira a seguir.
O que é preciso para fazer a otimização on-page de um site?
Se o SEO on-page diz respeito a tudo que está em uma página do site, é natural que a primeira coisa que você vá pensar em otimizar são os textos de cada uma delas. Eles são considerados uma das partes mais importantes, pois são onde a comunicação fica contida em sua maior parte.
As palavras-chave são essenciais dentro de uma estratégia de SEO, e o on-page é o contexto no qual elas são trabalhadas dentro das postagens, descrições de produtos, legendas e até mesmo botões.
Para começar a otimização on-page, é necessário levantar alguns dados. Ferramentas como SEMRush e Google Search Console são importantes para ajudar na visualização dos conteúdos que estão bem posicionados e identificar quais precisam de uma otimização mais completa.
Analisando os insights e fazendo a otimização
Depois de ter uma visão geral sobre quais páginas do seu site estão performando bem e quais precisam de um reforço, é hora de entender os motivos pelos quais as páginas com menos acessos ou menos conversões estão se comportando assim.
É válido olhar para a concorrência: se existe uma página muito similar à sua, e ela está ranqueando melhor, o que é possível de ser feito para que você alcance o mesmo resultado?
Após analisar tudo isso, o profissional de SEO vai desenvolver uma hipótese, e a partir disso realizar a otimização necessária, que pode ser:
inclusão ou alteração de palavras-chave;
mudanças na estrutura e tamanho dos conteúdos;
adequação da posição dos elementos na página;
legendas em imagens;
linkagem interna;
etc.
Feita a otimização (pelo Analista SEO ou por um redator), o conteúdo é ''lido'' novamente pelo Google, que vai decidir se a otimização é correspondente às exigências do buscador para ser exibida entre os principais resultados, portanto melhorando sua performance, ou se permanece no mesmo patamar.
Em alguns casos, uma otimização pode derrubar temporariamente o ranking de uma publicação. Isso pode acontecer pelas próprias atualizações de algoritmo dos buscadores, mas também indicar que o determinado conteúdo passou a ser exibido em mais buscas relacionadas.
Ferramentas que ajudam a otimizar seu site
É possível trabalhar uma estratégia de SEO com ferramentas gratuitas ou até mesmo ''na mão'', fazendo a inserção de palavras-chave de forma orgânica no texto. Porém, para escolher quais as melhores keywords e saber como aplicá-las a nível da concorrência, ferramentas como Yoast, SEMRush, Ubersuggest e Google Analytics são essenciais.
Elas permitem que você tenha uma visão global de todas as páginas no site, acompanhando todas as movimentações de ranking das publicações e tomando decisões mais embasadas no comportamento do seu site dentro dos buscadores.
Se a sua empresa não pretende investir nessas ferramentas (algumas assinaturas acabam sendo custosas), a contratação de uma agência especializada é o mais indicado.
O uso gratuito dessas ferramentas acaba sendo limitado, e mesmo um profissional experiente pode acabar não encontrando todos os recursos necessários para otimizar seu site de acordo com os seus objetivos de negócio.
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