Veja como aproveitar o banho em dias frios mantendo a pele saudável.
Nada melhor que chegar em casa (ou encerrar o dia de home office), tomar aquele banho quente para relaxar e ver uma série. Porém, como se sabe, a água quente demais pode prejudicar a manutenção de uma pele saudável, mesmo com o uso de hidratantes e outros produtos cosméticos após o banho.
A pele é o maior órgão do corpo humano, e também o que mais fica exposto a germes, bactérias e outros invasores que afetam a nossa saúde de forma geral. Para isso, ela tem um escudo natural, considerado uma barreira cutânea, responsável por diversas funções protetoras.
Sendo assim, por que água muito quente faz mal para a pele? A seguir, explicamos tudo sobre isso e damos dicas para não deixar de aproveitar o banho relaxante e cuidar desse cartão de visita tão importante que é a pele.
Água quente: faz mal para a pele ou não?
Imagine a seguinte imagem: você está andando em um local com temperaturas muito altas e, ao derramar um pouco de líquido sobre o chão de terra, ele evapora facilmente, mantendo o chão com aspecto ríspido e rachado. O mesmo acontece com a sua pele.
Na verdade, o que se passa na pele é a remoção da barreira cutânea, formada basicamente pela oleosidade natural do tecido. Ao entrar em contato com água muito quente, essa barreira se dissolve, deixando a pele ressecada e menos protegida. Para quem tem pele oleosa, o prejuízo pode ser ainda maior. Ao entender que a pele está ressecada, a resposta natural do organismo é produzir mais oleosidade, em uma tentativa de repor a proteção perdida.
E se você pegou aquele bronzeado com a intenção de permanecer com ele todo o verão, a água quente pode reduzir a durabilidade da cor, até mesmo fazendo com que a sua pele descasque, sobretudo se o bronze foi obtido por luz solar.
Como aproveitar os banhos quentes sem prejudicar a pele
Nos dias mais frios, tudo o que a gente quer é entrar no chuveiro ou banheira e ficar ali por alguns minutos aproveitando a alta temperatura da água. Porém, além de correr o risco de queimar o seu chuveiro, a água quente demais pode ressecar ainda mais a pele nos dias frios.
A dica é optar por uma temperatura mais morna e deixar para lavar o rosto com água fria antes de dormir. Se mesmo assim você ainda não consegue abrir mão da água quente, opte por sabonetes que removem a sujeira do corpo sem agredir tanto a pele e abuse dos hidratantes durante e após o banho.
Água quente e skincare
A pele do rosto é bem mais sensível que a de outras partes do corpo, e nem é preciso fazer o teste para saber que a água muito quente causa incômodo na pele facial. Em dias de limpeza de pele mais profunda, como esfoliações ou para barbear, o uso de água morna é indicado para abrir os poros e amaciar os pelos do rosto. Porém, no dia a dia, o mais indicado é o uso de água fria, pois ela ajuda a fechar os poros, ativar a circulação e evitar o surgimento de linhas finas.
Água quente, bronzeamento e alergias
Se recentemente você passou por um processo de sensibilização da pele, como bronzeados naturais ou dermatites, a água quente é ainda menos indicada. O bronzeado natural é obtido através da queimadura da pele pelo sol e, por isso, requer vários cuidados com hidratantes e óleos.
No caso de alergias e dermatites, a água quente demais pode causar ainda mais irritação, provocando incômodos e piorando os sintomas, que podem precisar de intervenção médica. Na dúvida, aposte em temperaturas mais frias no verão e tente manter o banheiro aquecido no inverno, para não precisar abusar da água tão quente.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;