Em um mercado altamente competitivo, as empresas que colocam em prática a sigla ESG conseguem mais credibilidade e sobrevivência diante da concorrência.
De roupas sustentáveis a embalagens ecológicas, passando por carros elétricos e produção de materiais retornáveis. São inúmeras as ações ambientais, sociais e de governança adotadas pelas empresas. Essa junção está integrada na sigla ESG e faz parte da realidade corporativa, principalmente das companhias que valorizam a qualidade de vida e também a preservação do planeta, sempre incentivando boas atitudes em prol da coletividade.
Entenda como surgiu a sigla ESG
A sigla ESG faz referência às palavras Environmental, Social and Governance e foi escrita pela primeira vez em 2004 em uma ação das Nações Unidas intitulada Who Cares Wins, em parceria com instituições financeiras. O conceito também auxilia na redução dos riscos, na captação de novas oportunidades e na geração de valor e competitividade.
Naquele momento, o objetivo foi unir várias empresas de países diferentes com foco em temas que estivessem sintonizados com boas práticas no mercado, principalmente que fossem atraentes para estimular novos investimentos. Dessa maneira, inúmeros fatores ao longo dos anos foram trazendo novas perspectivas para a agenda ESG corporativa, tais como:
mudanças climáticas, motivando modelos neutros de carbono;
novas regulamentações que valorizam incentivos sustentáveis;
cobranças da sociedade, principalmente das gerações Millennials e Z;
agenda 2030, que conta com 17 compromissos sustentáveis que devem ser alcançados somente com a junção entre capital público e privado.
No entanto, a pandemia também trouxe muitas mudanças nas empresas, fazendo com que o ESG tenha agora novas abordagens até que a retomada aconteça de uma maneira mais efetiva. Mas vale enfatizar que a adoção das práticas conscientes contribuem com melhores resultados a longo prazo.
Por um mundo melhor
As empresas que adotam medidas que valorizem a responsabilidade social, a preservação do meio ambiente e uma gestão humanizada têm mais credibilidade no mercado e ainda conseguem captar recursos em diferentes tipos de investimentos. Situação fundamental na atual realidade, principalmente com o boom tecnológico. Por isso, muitas startups sempre estão na mira dos investidores.
No aspecto ambiental, as companhias que valorizam o ESG conseguem amenizar os impactos na natureza e estão sempre buscando alternativas para reduzirem as consequências do aquecimento global e emissão de carbono, tendo mais eficiência energética, gestão dos resíduos e uso consciente dos recursos naturais.
O social está sintonizado com o devido respeito aos parceiros, como clientes, colaboradores e fornecedores, sempre com pautas que sejam inclusivas e em defesa da diversidade.
Nesse sentido, podemos citar pautas como direitos humanos, engajamento dos funcionários, privacidade e proteção de dados, políticas e relações de trabalho, relações com a comunidade e capacitações.
Já a governança, que integra a última letra da sigla, está presente em práticas de gestão corporativa. Entre elas, podemos citar as auditorias fiscal e financeira, a estruturação dos comitês, as práticas adotadas com ética e transparência, diversidade no conselho e canais de denúncias, sempre valorizando uma condução sadia do negócio.
Ao agir sempre valorizando a ESG, as empresas conseguem ganhar competitividade e ainda melhorar os processos diante de um mercado em constante transformação. Dessa maneira, tratam-se de investimentos fundamentais em empresas de todos os portes, ou seja, é questão de sobrevivência inserir as práticas na agenda, principalmente das startups.
Portanto, ESG corporativo é muito mais do que uma sigla, pois são atitudes que contribuem não só com um mundo melhor, como também com uma gestão de qualidade, com foco na busca pela excelência em tudo o que se faz. Assim, a satisfação se torna uma realidade tanto dos colaboradores quanto dos clientes e também fornecedores.
Por isso, vale a pena também investir no consumo sustentável, comprando produtos de origem garantida e que valorizem a economia brasileira. Dessa forma, todos ganham: o meio ambiente, a sociedade e a própria empresa.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;