O que é e como fazer um refinanciamento imobiliário

O que é e como fazer um refinanciamento imobiliário

6 10 99
O que é e como fazer um refinanciamento imobiliário 10 6 99



O empréstimo com imóvel em garantia oferece taxas de juros mais baixas e contratação rápida e simplificada

A modalidade de empréstimo com imóvel em garantia, também conhecida como refinanciamento imobiliário, é uma opção interessante para os consumidores que estão buscando alternativas de obtenção de crédito com juros mais baixos.

Porém, antes de firmar qualquer tipo de contrato de empréstimo, é essencial conhecer suas características, vantagens e desvantagens, além de avaliar o quanto ele se adequa ao seu perfil. 

O que é um refinanciamento imobiliário?

O refinanciamento imobiliário é uma modalidade de empréstimo bem comum fora do Brasil e que está cada vez mais popular em nosso país. O que torna o refinanciamento diferente de outras opções é que por meio dele o interessado consegue acessar opções de crédito com taxas de juros mais baixas.

Outra característica dessa modalidade é que os prazos para pagamento costumam ser mais altos, assim como os valores financiados. 

Ao fazer um refinanciamento imobiliário, o tomador do crédito apresenta um imóvel de sua propriedade para servir como garantidor do pagamento. Com isso, a instituição financeira que oferece o crédito tem mais segurança com relação ao pagamento, o que permite oferecer aos clientes condições de pagamento mais atraentes (taxas, prazos, etc).

Como funciona um refinanciamento imobiliário?

Ao solicitar o crédito, o consumidor oferece como garantia do pagamento um imóvel — residencial ou comercial — registrado em seu nome. Este imóvel serve como uma maneira de dizer à instituição que, caso o compromisso financeiro não seja cumprido, aquele patrimônio poderá ser usado para quitar o débito.

O refinanciamento imobiliário não altera a titularidade do bem, ou seja, o consumidor que oferece o imóvel em garantia continua sendo o proprietário do mesmo.

Porém, a operação de refinanciamento é registrada em cartório com a averbação na matrícula do imóvel. Assim, a instituição financeira tem a garantia de que o imóvel não será vendido para terceiros, ou, caso seja vendido, a pessoa que comprar saberá que existe essa restrição.

Ao término do pagamento das parcelas para o banco ou instituição financeira, a averbação é retirada e o imóvel fica livre de qualquer restrição. Importante destacar que o tomador do crédito em operações de refinanciamento imobiliário mantém a propriedade, podendo usufruir do mesmo normalmente.

Muito embora o processo para obter o empréstimo com garantia de imóvel possa ser mais demorado, as condições de pagamento e taxas de juros mais baixas são dois atrativos que devem ser considerados pelos consumidores.

Quais são as etapas do refinanciamento imobiliário?

O consumidor que está interessado em realizar um refinanciamento imobiliário deve ficar atento às exigências da instituição financeira escolhida. De forma geral, são quatro as etapas para obtenção deste tipo de crédito:

Solicitação do refinanciamento imobiliário

O primeiro passo consiste no contato com a instituição financeira para solicitação do refinanciamento imobiliário. Ele poderá ser feito pessoalmente ou online, dependendo do banco.

Uma dica útil para os consumidores é realizar uma simulação online de como seria o refinanciamento, na qual é possível estimar valores das parcelas e prazos para quitação. Isso ajuda a ter clareza em relação às obrigações que serão assumidas e à sua possibilidade de cumprir com o pagamento. 

Vale lembrar que o não pagamento das parcelas poderá resultar na perda do imóvel oferecido em garantia. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento e controle das contas. 

Análise do empréstimo

A segunda etapa é de análise do empréstimo. Nesse momento, a instituição para a qual foi enviado o pedido vai avaliar a situação financeira do solicitante.


Essa análise é realizada de acordo com as políticas internas da empresa, razão pela qual não é possível estabelecer quais são os critérios considerados para aprovação do pedido.


De forma geral, esta etapa consiste na verificação da capacidade financeira do solicitante para o pagamento das suas obrigações.

Avaliação do imóvel 

Se for aprovado na etapa de análise, o procedimento segue para a etapa de avaliação do imóvel dado em garantia. Nessa fase, o banco verifica a titularidade e outros aspectos jurídicos relacionados à documentação do imóvel. Aqui, o departamento jurídico responsável também realizará uma análise dos demais documentos apresentados pelo solicitante.

Elaboração do contrato

Por fim, superadas todas as etapas anteriores, a fase final é de elaboração do contrato. Nessa etapa, a instituição financeira formaliza o documento, liberando-o para assinatura. O consumidor deve ler o contrato com atenção e, caso tenha qualquer dúvida, solicitar esclarecimentos ao banco.


Após a assinatura, o processo será formalizado no cartório de registro de imóveis, para fazer constar a informação de restrição no documento de registro do imóvel oferecido em garantia.


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top