Loja virtual: características e benefícios

Loja virtual: características e benefícios

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Ter uma loja virtual está cada vez mais comum entre as empresas que já atuam no comércio físico há um tempo. 

No entanto, com o aumento exponencial das vendas desse tipo, muitas organizações estão enxergando a necessidade de se modernizarem.

Comprar e vender pela internet era uma modalidade de negócio considerada uma tendência no mercado.

Entretanto, nos últimos anos, ela se tornou uma realidade e logo será necessária para quem quiser se manter ativo e competitivo.

O consumidor moderno já percebeu o quanto é vantajoso comprar em sites na web. Eles encontram tudo o que precisam, pagam um valor mais acessível e recebem tudo em casa.

Para as empresas, é uma forma de expandirem seus lucros e alcançar um público cada vez maior. 

Sendo assim, se há benefícios para os dois lados, fica ainda mais claro que o seu negócio também precisa investir em uma boa loja virtual.

Tanto você quanto os seus clientes vão se beneficiar, por isso, neste artigo, vamos mostrar como elaborar uma loja virtual, quais são suas características e os benefícios de usá-la para expandir o negócio. 

De que maneira montar uma loja virtual?

Um negócio é uma empresa, e esta pode atuar nos mais diferentes segmentos de mercado. Alguns exemplos de negócios mais comuns são:

  • Salão de beleza;

  • Lojas;

  • Padarias;

  • Restaurantes;

  • Bares.

Além destes, muitas outras áreas de atuação podem figurar como modelo de negócio. Por meio dele, o empreendedor obtém lucro e os colaboradores recebem seus salários.

Muitos desses empreendimentos têm diante de si a oportunidade de atuarem no meio digital, ou seja, ao fazer instalação de internet, eles podem atender seus clientes e vender seus produtos e serviços.

Para começar uma loja virtual, os negócios físicos podem optar por vender em marketplace, que são sites especializados na verdade de produtos e serviços.

A partir disso, a marca vai construindo seu espaço e reconhecimento na web, até estar pronta para ter sua própria plataforma de vendas. 

Portanto, para isso, ela precisa investir em estratégias, como as abaixo.

Planejar os gastos

Apesar de uma loja virtual ser menos custosa do que uma loja física, ainda assim, será necessário algum investimento. 

Portanto, se você não se preparar para isso, pode ter dificuldades futuramente.

Verifique todos os gastos que pode ter, como fornecedores, ferramentas, plataformas e até funcionários, caso tenha uma equipe de vendas.

Considere os imprevistos e reserve uma quantia apenas para eles, pois mesmo que você tenha muita experiência com seu negócio físico, na internet muita coisa muda.

Conhecer o público-alvo

Dedique um tempo para estudar e conhecer o seu público-alvo e suas características. 

Por meio de um computador semi novo, pesquise mais sobre suas dores, objeções e necessidades, assim será capaz de oferecer a solução ideal.

Pelo fato de você já ter uma loja física, já tem uma boa noção de como é o seu público-alvo. 

Entretanto, quando vendemos na internet, o comportamento dos consumidores é um pouco diferente.

Uma maneira de conhecer bem seu público é criar uma persona para a sua marca. Isso porque o público-alvo é um conjunto mais abrangente de traços, mas a persona é mais específica. 

Ela reúna características mais particulares, como:

  • Nome;

  • Idade;

  • Sexo;

  • Profissão;

  • Escolaridade;

  • Estado civil;

  • Problemas;

  • Necessidades;

  • Sonhos;

  • Desejos.

Para criar essa persona, você precisa conhecer detalhes e gostos pessoais sobre sua audiência. 

Faça isso enviando pesquisas por e-mail para seus clientes e analisando as particularidades de seu público.

Isso é importante para a sua loja virtual porque é um meio de saber como a sua loja virtual vai se comunicar com as pessoas e como entregar soluções personalizadas para elas.

Escolher uma plataforma

Um dos pontos mais importantes na hora de criar uma loja virtual é saber escolher uma boa plataforma. 

É por meio dela que um estabelecimento de conserto de TV Philips vai controlar suas vendas e expor a marca na internet.

É importante ter atenção nesse momento para escolher a plataforma que oferece as funcionalidades necessárias para o seu negócio.

Por exemplo, por meio dela, é importante que você consiga cadastrar e incluir produtos com facilidades, gerenciar preços e estoque, organizar as formas de pagamento, sistematizar as entregas e preservar as informações pessoais dos visitantes.

É importante que você saiba que existem três tipos de plataformas. Uma delas é a gratuita, que oferece boas possibilidades de personalização, mas é um pouco instável.

A outra opção é paga, onde você deixa uma parte do valor das vendas, mas contando com softwares confiáveis e ótimos serviços de atendimento. Entretanto, a personalização é um pouco reduzida.

Por fim, você pode usar plataformas próprias, que podem ser totalmente personalizadas, mas depende de um profissional para ser mantido.

Definir meios de pagamento

Um fabricante de máquina de café automática deve determinar outro ponto em relação à estrutura de seu site de vendas: o meio de pagamento.

Ele é importante para garantir a segurança das transações e atender bem os clientes, levando até eles todas as formas de pagamento necessárias para que se sintam seguros e à vontade para comprar.

O ideal é que sua loja online possibilite que o cliente faça pagamentos dos mais variados tipos, como transferências, PIX, boletos, cartão de crédito e débito e débito em conta. Quanto mais variar, mais chances você tem de vender.

Investir em técnicas de marketing digital

Por fim, não deixe de investir em boas estratégias de marketing digital para divulgar sua nova plataforma online. 

Mesmo que uma gráfica de digitalização de livros tenha uma presença forte e consolidada no mercado, vender pela internet é outra história.

O que precisamos ter em mente é o seguinte, mesmo que você tenha um público fiel em sua loja física, na internet são pessoas novas e de vários outros lugares.

Além disso, se você vai vender pela web é nela que os esforços de marketing para divulgar sua loja online devem estar.

Vantagens de expandir o comércio físico para o virtual

Ao invés de abrir outra loja física, se uma marca deseja abrir uma plataforma de vendas, terá acesso a uma série de vantagens.

Baixo investimento inicial

Talvez esta seja a vantagem mais atraente quando se trata de expandir um negócio para a internet. 

Você pode oferecer serviços de cabeamento estruturado sem precisar se preocupar com aluguel, local de venda e custos inerentes a um ponto físico.

Tudo o que você precisa fazer é comprar um domínio, escolher uma plataforma e-commerce adequada, garantir que ele tenha um layout agradável para os visitantes e oferecer diferentes modalidades de pagamento.

Amplo alcance da marca

Em um estabelecimento físico, a empresa se atém à uma localização, ou seja, você vai vender apenas para as pessoas que estão na mesma região, sendo difícil até mesmo vender para quem está do outro lado da cidade.

Por outro lado, se você preferir uma loja virtual, tem a possibilidade de vender para pessoas de qualquer lugar da cidade, do país e do mundo.

Um fabricante de carimbo para empresa, por exemplo, pode vender carimbos para organizações internacionais, se ele investir em exportação de produtos.

Sendo assim, sua marca ainda tem a chance de ser conhecida por uma quantidade muito maior de pessoas.

Funcionamento 24 horas

Outro empecilho para as lojas físicas é que elas só podem funcionar durante determinado horário de funcionamento.

Portanto, se a sua loja abre das 8:00 às 18:00, às 18:30 seus clientes já não podem mais comprar com você. 

Por outro lado, em uma loja online, que funciona 24 horas por dia, o cliente pode comprar às 3:00 da manhã.

É mais conforto para o consumidor, que compra no momento que lhe for mais conveniente, e mais lucros para o seu negócio.

Além disso, uma loja de equipamentos para cozinha industrial também pode vender em qualquer dia da semana, incluindo sábado e domingo.

Personalização da experiência do consumidor

Se você souber quem é o seu potencial cliente, poderá oferecer soluções personalizadas para ele. Isso significa que você terá mais chances de conquistar e agradar o consumidor.

Isso é feito por meio de estudos que mostram como é a jornada do cliente, e assim, além de personalizar as soluções, direcionar melhor as estratégias de marketing.

Conclusão

O consumidor moderno preza por agilidade e rapidez na hora de fazer suas compras, é por isso que cada vez mais pessoas preferem comprar tudo pelo site.

Elas não precisam sair de casa e encontram tudo com facilidade. Por esse motivo, se você está pensando em expandir o seu negócio, está na hora de considerar uma loja virtual, caso ainda não tenha. Assim, você pode começar a vender hoje mesmo e lucrar muito.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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