A popularidade de uma empresa está associada ao valor percebido que ela contém, ou seja, qual o seu impacto positivo para o mercado e a sociedade.
A definição de empresa ganhou profundidade nos últimos anos e uma função além de comercializar produtos.
O conceito de empresa hoje está irreversivelmente conectado à ideia de empreendedorismo.
Empreender consiste em visualizar uma oportunidade e investir recursos para explorá-la da maneira mais criativa possível.
A criatividade deve ser componente essencial pela aparente falta de oportunidades disponíveis.
O mercado de ativos tornou-se extremamente diversificado, fazendo com que um negócio dispute espaço com centenas de outros, dentro e fora de seu território.
No entanto, sempre existe um problema não solucionado.
Assim como o mercado, a sociedade se reinventa, adquire novos hábitos e novas preocupações, permitindo que uma porta de atuação esteja sempre aberta.
Esta porta, uma vez explorada, dá a luz à inovação. Empreender está diretamente ligado ao conceito de inovação.
Esta iniciativa se encontra na abertura de novas empresas ou na abertura de um novo campo de operação, na criação de um novo produto ou modificações profundas em um serviço oferecido.
De qualquer forma, as empresas são impulsionadas à constante transformação.
Diante de crises, variações cambiais e imprevistos de todo tipo, uma empresa que não inova está condenada a ser substituída por outra que rechace a estagnação.
Criar uma cultura criativa e de vanguarda em ambientes organizacionais é parte do sucesso de uma empresa de computador semi novo, por exemplo.
Para alcançar popularidade diante do público, é necessário comunicar estes valores de modo eficiente e eficaz.
A popularidade de uma empresa pode ser definida pelo nível de alcance geral.
Sendo assim, o quanto suas marcas vinculadas estão presentes na memória da audiência e pelo nível de recepção, ou seja, o quão positiva é a imagem destas marcas para o público.
Um empreendimento que gera impacto para a sociedade deve assegurar que suas contribuições sejam de conhecimento público.
As pessoas que podem ou não fazer parte do grupo de seus consumidores devem perceber tal impacto como benéfico para a sociedade.
Definindo uma imagem
A popularidade de uma empresa, como serviços de cabeamento estruturado, depende de sua capacidade de construir uma imagem.
Para tal, são analisados os seguintes critérios:
Grau de apelo do símbolo;
Integração com a personalidade do negócio;
Comunicação coerente;
Apresentação de ações relevantes.
Sendo a boa execução de cada um destes critérios fator definitivo para um bom posicionamento da empresa diante de seu mercado consumidor.
Para alcançar métricas tão excelentes, a aplicação de determinadas estratégias está presente em cada indicador.
Grau de apelo do símbolo
Um símbolo é a logomarca de uma empresa, uma figura que represente seu trabalho em qualquer material vinculado ao empreendimento, sejam materiais de mídia relacionada à publicidade, produtos, parcerias e contribuições sociais.
Desenhar um símbolo passa por um planejamento que busca reunir as qualidades, a área de atuação e a personalidade da empresa em uma figura, um tótem.
O conceito é antigo, utilizado para representar países, times e qualquer grupo reunido em torno de uma ideia.
As cores e desenhos empregados fazem parte do processo de construção de uma identidade visual.
Entre as estratégias para a construção de uma identidade visual se destaca a pesquisa de mercado, visando compreender os anseios do consumidor.
Os dados para essa pesquisa são levantados a partir de uma análise de concorrentes que compare os produtos oferecidos e avalie o nível de interação do público-alvo, além de questionários disponibilizados online.
Uma logomarca já estabelecida é avaliada periodicamente pela busca de depoimentos do cliente quanto aos atributos que estão associados ao símbolo.
O método pode ser utilizado em qualquer negócio, como uma empresa de digitalização de livros.
Integração com a personalidade do negócio
É importante que a logomarca esteja alinhada ao propósito da empresa, que abrange os valores e missão do empreendimento.
A produção de uma imagem de marca é a coordenação perfeita entre estética, identidade da empresa e perfil do público-alvo.
A falta de harmonia em qualquer destes elementos será percebida pela audiência como um ruído, uma representação confusa.
Para identificar o perfil de cliente ideal, a empresa deve analisar qual artigo está disponibilizando no mercado e quem necessita dele.
A partir de então constrói-se uma persona, ou seja, um personagem que se pareça com o indivíduo médio de um grupo.
Este indivíduo médio é conceituado em seus gostos, desejos, forças e fraquezas, além de sua expressão social daquilo que considera importante.
Tais características são comparadas aos conceitos que definem a empresa em busca de compatibilidade.
Uma vez que empresa e cliente ideal são compatíveis, o processo de criação de uma presença social deve incorporar esta persona ao símbolo, de modo que o usuário associe os valores corretos à marca.
Uma empresa que fabrica máquina de café automática pode refletir sua cultura organizacional em um logo que unifique cores e formas geométricas que transmitam criatividade e inovação. Sua voz deve ser compatível com o consumidor que deseja atrair.
Comunicação coerente
Impulsionar a popularidade de uma empresa depende da quantidade de interações que os canais vinculados ao empreendimento conseguem gerar.
Não há interação sem que haja produção de conteúdo coerente ao que a organização se propõe.
As redes sociais e plataformas de publicação na internet ocupam um espaço precioso na vida da maior parte dos indivíduos desta era pós-industrial.
O cidadão médio despende em torno de 3 a 6 horas em mídias digitais diariamente.
Grande parte deste tempo é aglutinado pelo consumo de redes sociais, sendo o restante gasto em jornais, blogs e websites que produzem artigos de texto e vídeo dos mais diferentes temas, como tutoriais de instalação de internet.
A produção de conteúdo direcionado em plataformas virtuais tornou-se o principal método de impulsionamento de marca na internet dos últimos anos.
Empresas de pequeno, médio e grande porte possuem contas em todas as principais redes sociais.
Esse contato permite uma aproximação com o público, que pode tirar suas dúvidas com facilidade e adquirir informações de fontes que considera relevantes e idôneas.
As corporações produzem conteúdo para tornar sua marca mais popular.
A presença online também reduz custos de atendimento e permite a aplicação da identidade de marca através da voz usada em textos, resposta de comentários e atendimentos via mensagem privada. Cria-se uma coerência na comunicação.
Uma marca é percebida como essencial a partir do que é capaz de produzir para a sociedade.
Conteúdo gratuito e de qualidade sobre o produto e o mercado em que determinada empresa atua é uma ação positiva rumo à universalização do conhecimento.
Apresentação de ações relevantes
A percepção do papel social de uma empresa atualmente vai além da atividade de comercialização ou fabricação de bens de consumo.
É esperado de um empreendimento ações que demonstrem seu cuidado com o bem-estar da sociedade.
Tais ações podem se traduzir em investimentos em instituições e tecnologias que favoreçam a vida dos consumidores ou que melhorem produtividade e condições de trabalho para seus colaboradores. Especial em períodos de crises, tais atos evocam a ética da empresa.
Atitudes significativas que demonstram a nobreza de um empreendimento são também um benefício para todo o setor.
Parcerias e iniciativas que auxiliam profissionais liberais e outras empresas são um carimbo para empresa que assegura vantagens de longo prazo.
A atividade de uma empresa em momentos de crise e turbulências em seu mercado demonstra a força de suas capacidades financeiras, possível apenas por meio de um histórico de responsabilidade contábil e honra aos seus compromissos.
Conteúdo gratuito e popularidade
A produção de conteúdo gratuito, como visto, representa um grande potencial para a popularidade de uma empresa.
No entanto, produzi-lo gera custos que devem ser repassados de alguma forma.
Soluções criativas para aumentar a relevância de uma marca sem onerar o caixa da empresa é transformar o conteúdo em anúncio, banner personalizado ou plataforma de interação que alimente um banco de dados.
Sabe-se que um banco de dados é imprescindível para tomar todas as decisões que dizem respeito ao posicionamento e popularidade de uma marca, sendo seu desenvolvimento uma etapa inevitável do planejamento.
Tornar a coleta de dados mais orgânica, ou seja, gerar interações que provoquem no usuário um desejo de compartilhar informações enriquece a qualidade das informações, permitindo cálculos e tratamentos mais precisos.
Uma empresa pode criar pequenos cursos direcionados à sua área de atuação que qualifiquem indivíduos em alguma função ou ofereçam conhecimentos mais aprofundados sobre temas comuns aos processos da empresa.
Os usuários destes cursos cedem informações de cadastro que permitem a segmentação de público, compreendendo como funciona e o que a audiência deseja.
A oferta de cursos é também percebida como uma ação em prol do bem-estar social.
Os benefícios da popularidade de uma empresa por meio do investimento em ações de impacto são:
Rápida criação de valor financeiro e social;
Posição de autoridade dentro de sua área de atuação;
Maiores oportunidades de conhecer e inspirar seu público-alvo;
Adição de um valor intangível ao produto.
Tais vantagens são a razão pela qual uma alta popularidade é um objetivo cobiçado por companhias já consolidadas, profissionais liberais que cuidam de conserto de TV Philips e empreendedores que estão no início de sua carreira.
Conclusão
A popularidade de uma empresa é a percepção de um conjunto de qualidades que a tornam insubstituível para a sociedade.
A empresa que almeja tornar sua marca popular e relevante deve realizar ações que provem sua relevância.
O acesso à informação tem enfraquecido a ideia de que apenas grandes empresas, estabelecidas no mercado, podem emplacar ações de publicidade e posicionamento que aumentem o apelo de seu nome diante do público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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