Seu amigo pode estar doente, mas também pode apenas querer carinho; aprenda a diferenciar e saiba o que você pode fazer para alegrá-lo
Os cachorros não falam, mas quem repara bem sabe que eles sempre dão um jeito de comunicar suas necessidades e sentimentos. Eles nos recebem com festa quando estão alegres, mas também dizem que algo pode não estar bem quando ficam mais quietos e amuados.
Faz parte das responsabilidades de um bom tutor observar com atenção o comportamento de seu amiguinho. O hábito pode ajudar a identificar problemas no início e diminuir o sofrimento de um animal que não está bem, procurando logo uma unidade de emergência, por exemplo.
Conhecer bem o seu animal é a melhor forma de entender o que ele está tentando te dizer, e passar algum tempo perto dele é a receita para isso. Tanto que quem tem um pet na família há anos costuma ter mais facilidade para ajudar o profissional veterinário em um diagnóstico.
Você tem observado que o seu cachorro está triste ultimamente? Calma, nem sempre há motivo para grandes preocupações. Ele pode estar carente, com ciúmes de um novo integrante na família, querendo passear ou até mesmo fazendo um tipo de chantagem para ganhar um petisco ou carinho a mais.
Os cachorros se parecem muito com a gente. Eles também sentem saudades e não é incomum que fiquem tristes se alguém com quem eles estavam acostumados a conviver se mudou ou está viajando. E eles são tão bons amigos que podem apenas estar expressando empatia por alguém que está triste por perto, por exemplo.
A maioria dos cães também não costuma gostar muito de mudar de casa e pode ter alterações de comportamento por conta disso. Mas, quando o problema é esse, a tristeza costuma passar em poucos dias. Na maioria dos casos, é só reforçar o carinho para que o animal se sinta seguro e se acostume à nova realidade.
Outro motivo comum de tristeza é o tédio, especialmente se o cão passa muito tempo sozinho e seu ambiente não é enriquecido para entretê-lo. É por isso que os passeios são tão importantes e passar algum tempo brincando com o animal também. Adotar um amiguinho também costuma fazer bem.
No entanto, se o seu cãozinho não quiser mais brincar ou passar a maior parte do tempo deitado ou isolado em algum cômodo da casa sem nenhum motivo aparente, ele pode estar doente. Você deve se preocupar, especialmente, se a tristeza persistir por vários dias ou vier acompanhada de outros sintomas.
Cachorro também tem depressão
Uma das primeiras suspeitas que precisa ser investigada em caso de tristeza que não passa é a depressão canina, que, assim como acontece com os humanos, pode ser desencadeada por algum gatilho, como uma agressão ou perda de um ente querido.
O tratamento costuma envolver dar mais atenção para o animal e reforçar os exercícios físicos, que também podem ajudar. No entanto, em casos mais graves, o animal pode precisar da ajuda de medicamentos, que só um veterinário pode indicar.
Mas os problemas psiquiátricos não são os únicos motivos pelos quais o animal pode mudar o comportamento. Tristeza, apatia e falta de resposta a estímulos que ele costumava gostar são sintomas de várias outras doenças animais e, nesses casos, ficar de olho na presença de outros sintomas é fundamental.
Se o cão também apresenta alterações de apetite, febre, vômito, diarreia ou agressividade, você deve consultar um especialista. Pode ser necessário fazer alguns exames para descartar outras hipóteses mais graves.
Ter um veterinário de confiança e que conheça o histórico do seu cachorro também é uma ótima ideia e facilita qualquer diagnóstico, inclusive em fases iniciais de doenças, o que aumenta as chances de sucesso de qualquer tratamento.
Quando o assunto é a saúde e o bem-estar do seu melhor amigo, melhor pecar por excesso de preocupação do que por falta, não é mesmo?
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;