Existem muitas formas de conseguir mais clientes para seu restaurante, desde passando a atender em aplicativos como o Rappi até desenvolvendo novas estratégias de marketing específicas para determinados contextos. No entanto, o fato de existirem possibilidades não significa, na prática, que toda estratégia é válida para o seu negócio. Afinal, nem todo restaurante é igual.
É importante ter cuidado e dedicação ao se adaptar a momentos difíceis, como o que vivemos atualmente. Desde o início da pandemia, 12 mil bares e restaurantes já fecharam as portas só na cidade de São Paulo, sem falar em outros locais. Por isso, é importante saber quais são as formas de conseguir mais clientes para seu restaurante mesmo em situações complicadas, como a crise atual.
Quer aprender algumas formas de conseguir mais clientes para seu restaurante? Então siga a leitura do artigo abaixo!
5 formas de conseguir mais clientes para seu restaurante
1. Cadastre seu restaurante em aplicativos de delivery
Quando um restaurante atua com atendimento no local, ele está sujeito a receber somente clientes das proximidades. Cadastrar-se em aplicativos de delivery significa atender pessoas de toda a cidade e de regiões que fazem divisa.
Além do aumento drástico do número de clientes devido à forma de entrega, aplicativos de delivery contam com o próprio marketing e uma base de clientes fidelizada, que auxiliarão seu restaurante a se erguer sem que você precise investir dinheiro do próprio bolso.
2. Use redes sociais para divulgar seu espaço
Panfletagem é uma técnica ultrapassada que, além de sujar as ruas, traz pouco resultado quando se fala em trazer clientes. As redes sociais substituíram os panfletos de forma eficaz e potencializada, tanto para chamar mais clientes, como para fidelizar os antigos.
Crie uma conta profissional nas principais redes, como Instagram e Facebook, e crie sua estratégia de marketing: defina o tom e a linguagem que seus posts terão, qual o conteúdo e como eles cativarão seus seguidores. Use hashtags com bom alcance, como hashtags locais, para que pessoas na sua área de atendimento encontrem seu restaurante nas redes.
3. Trabalhe com anúncios para alcançar mais pessoas
Além do alcance orgânico, as redes sociais têm a opção de trabalhar com anúncios pagos. Uma boa estratégia de marketing combina estas duas ações para ter os melhores resultados.
Enquanto o envolvimento orgânico (hashtags, compartilhamento, posts engajantes) traz resultados a longo prazo, como fidelização, os anúncios pagos alcançam mais pessoas em menos tempo. Ao criar um anúncio, é possível especificar em detalhes o tipo de público que deseja alcançar, podendo direcionar o post para pessoas que têm algum interesse em consumir o tipo de comida que seu restaurante oferece, trazendo clientes instantaneamente.
4. Crie promoções regularmente
Para que empresas se destaquem em redes sociais, é necessário movimentação na conta, com histórias divertidas ou dramáticas, para entreter seus seguidores e lembrá-los da existência dessas empresas. Restaurantes não têm muita flexibilidade para sair do assunto de interesse, por isso, há um certo desafio para fazer a página se manter atual e ativa.
Uma solução para este problema é criar promoções regularmente. As promoções podem baixar o preço de itens que são favoritos, ou criar combos novos, desde que tenham data de início e data para expirar, elas chamarão a atenção de seus seguidores para salvar, compartilhar o conteúdo, marcar amigos nos comentários e também consumir em seu restaurante.
5. Entenda quem é o seu público
Quem é o público que vai ao seu restaurante? Se você não sabe, fica mais difícil atrair pessoas, pois você não sabe como trabalhar as estratégias certas para colocá-los no seu estabelecimento.
Por exemplo, imagine um restaurante focado em comida de luxo, com pratos caros e que ofereçam uma experiência gourmet impactante. Agora imagine um restaurante de comida básica, mas muito saborosa, a um bom preço, localizada no centro comercial da cidade.
Ambos os locais podem querer mais gente dentro do restaurante, mas com técnicas diferentes. Baixar os preços, por exemplo, funcionaria no restaurante popular, que atende majoritariamente trabalhadores que querem almoçar gastando pouco. Já no restaurante mais “chique”, essa tática não teria efeito. Lá, mudar o cardápio, reformar o lugar ou criar algum “dia temático” seriam estratégias mais eficazes.
Por isso, tenha em mente que o seu público depende de diversos fatores. Saiba quais são eles para usar estratégias que os beneficiem.
Agora que você já viu essas formas de conseguir mais clientes para seu restaurante, já pode planejar como colocá-las em ação para encher o seu local novamente (ou vender mais via delivery, caso você prefira assim). Conforme a vacinação avança, a expectativa dos bares e restaurantes voltarem ao funcionamento normal aumenta, mas ainda não é garantido. Além disso, atualmente as dark kitchens (cozinhas que só atendem delivery) estão em alta, então talvez nem seja necessário voltar para muitos estabelecimentos.
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