Networking nada mais é do que construir uma rede de contatos com profissionais, como uma forma de trocar experiências, informações e conquistar novas oportunidades, relacionando-se com essas pessoas.
No universo profissional, podemos encontrar diferentes opiniões quando perguntamos o que é networking, visto que pode variar bastante, de acordo com a profissão.
No caso dos vendedores, ter uma boa rede de contatos é fundamental, assim como no caso dos consultores, que não dispensam uma boa rede de contatos para gerar boas oportunidades de negócios.
Se você mantém contato com vários profissionais do seu mercado e até de mercados diferentes, pode encontrar oportunidades de trabalho excelentes, que você nem mesmo imaginava.
Mas, para ter benefícios com essa estratégia, precisamos nos atentar a vários detalhes que fazem a diferença na hora de fortalecer o networking.
É mais difícil ir longe na carreira ou fazer um negócio prosperar se não temos bons contatos no ramo. E quanto mais você interage e cuida da sua rede, melhor para a sua profissão.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é networking, ações que configuram o networking e quais são os benefícios trazidos por essa prática. Confira conosco.
Entendendo o conceito de networking
Networking é uma palavra em inglês que pode ser traduzida como “rede de contatos”.
É por meio dele que cultivamos relacionamentos profissionais em diferentes ambientes, e utilizamos esses contatos para algumas finalidades.
Tanto para fortalecer as amizades, estreitar negociações ou aproveitar as oportunidades geradas no mercado de trabalho, ter bons contatos nunca é demais.
Entretanto, trata-se de uma ação que divide opiniões, pois enquanto uns acreditam que seja uma atitude falsa, outros entendem que devido ao aumento de instalação de internet e informação rápida, é uma coisa natural e necessária atualmente.
De qualquer forma, precisamos deixar claro que cultivar bons relacionamentos é imprescindível para qualquer pessoa. E quando se trata de redes de contatos profissionais, é uma forma de obter informações e experiências.
Agora que você já sabe o que é networking, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas de como proceder para criar a sua rede. Continue a leitura.
Rede de contatos profissionais: como criar uma boa?
Para construir um networking de sucesso, algumas ações devem fazer parte do seu dia a dia profissional, como as elencadas abaixo.
1. Ingressar em grupos das redes sociais
A internet mudou muito a maneira como as pessoas se relacionam, principalmente, as redes sociais, que são capazes de integrar usuários e fontes de conhecimento.
Se você estiver presente em diferentes plataformas, tem mais chances de encontrar pessoas com interesses semelhantes aos seus, e isso fomenta a criação de um bom networking.
Mas, não basta ficar apenas nas redes sociais, é necessário estar em blogs, fóruns ou em qualquer outro lugar da web, para abrir portas e gerar novas oportunidades.
Preocupe-se em utilizar o seu computador semi novo para conhecer o seu público, pois ele é formado pelas pessoas com as quais você vai se relacionar.
Diante disso, pense bem antes de postar alguma coisa para não causar uma má impressão, tendo em mente que seu objetivo é criar relacionamentos positivos e cultivá-los.
2. Ir a eventos
Frequentar eventos relacionados ao seu mercado de atuação é a melhor forma de encontrar pessoas com as quais possa trocar conhecimentos e audiência.
Portanto, aceite convites para reuniões, palestras ou outros eventos que reúnam pessoas que atuam no mesmo segmento que você.
O networking só acontece quando entramos em contato com pessoas diferentes.
Esteja por dentro da programação de eventos de indústrias e outros mercados, quem serão os palestrantes, os temas dessas palestras, o público-alvo e outras informações relevantes.
Procure sempre se informar sobre o que acontece na sua área e saiba sobre todas as novidades e tendências possíveis.
Estude detalhadamente os seus projetos para que seja capaz de explicá-los para outras pessoas. Por fim, quando estiver nesses locais, não fique mexendo o tempo todo no celular.
3. Fazer parcerias com influenciadores digitais
Assim como uma empresa de conserto de TV Philips, você também pode formar parcerias com influenciadores digitais.
O marketing de influenciadores está evoluindo muito ao longo do tempo, por isso, estamos vendo uma mudança em que as marcas preferem falar com um público menor e mais segmentado, do que com uma grande quantidade de pessoas.
Os micro influenciadores são uma boa opção para isso porque eles se comunicam com um público relativamente pequeno.
Tendo em vista que o engajamento diminui ao passo que os grupos de fãs crescem, esses pequenos influenciadores podem gerar um grande impacto, por conta de seu público mais segmentado.
Isso é positivo porque grupos menores são mais engajados, portanto, esse tipo de influenciador está no ponto ideal de um fabricante de máquina de café automática ou para a construção do seu networking.
4. Ser útil
Estar disposto a ajudar pessoas é uma das melhores formas de começar, e se você demonstra um interesse genuíno em fazer isso, reforça o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional.
Dê uma olhada na sua lista de contatos e procure as pessoas que você pode ajudar, mas sem esperar alguma coisa em troca.
Tenha em mente que dificilmente nos esquecemos de alguém que ajudou quando mais precisávamos.
5. Saber abordar as pessoas
Se, realmente, quer fortalecer o seu relacionamento profissional, precisa assumir uma postura de destaque.
Mas, isso não significa apenas estar presente, mas também o modo como você se diferencia dos outros profissionais.
Por exemplo, quando alguém precisa de digitalização de livros, procura uma gráfica ou papelaria que ofereça um bom serviço. É aquela que mais se destaca que será escolhida.
Ser autêntico é uma das melhores formas de se destacar enquanto os demais estão fazendo a mesma coisa.
Mandar uma mensagem de Feliz Natal sendo que todo mundo faz isso, não vai te colocar em uma posição de destaque.
Seu networking será mais frutífero se você investir em autenticidade, além disso, aproximar-se das pessoas apenas por interesse causa uma péssima impressão, e você corre o risco de prejudicar a sua imagem diante daquele contato que cativou.
Benefícios do networking
Investir em um bom networking pode trazer benefícios, tanto para o profissional quanto para os negócios.
Isto posto, dentre as vantagens que mais se destacam estão as principais abaixo.
Destacar-se entre a concorrência
Investir em networking vai fazer com que uma empresa de serviços de cabeamento estruturado se destaque entre os concorrentes.
Entretanto, boa parte das empresas fracassam porque não conseguem agir como as líderes do mercado. E dentre os fatores que mais prejudicam uma companhia está a sua concorrência.
Para não ser arrastado por ela, é necessário saber se diferenciar, e por meio do networking, você pode destacar:
A história da sua marca;
A cultura da sua empresa;
Sua proposta de valor;
A visão do seu negócio.
Mas, lembre-se de que esses elementos não podem ser copiados, ou seja, se um fabricante de carimbo para empresa for autêntico em relação a eles, sempre terá uma vantagem sobre os demais negócios.
Eleva a quantidade de potenciais clientes
Existem três formas de aumentar uma empresa, segundo Jay Abraham, sendo aumentar o número de consumidores, aumentar o valor médio da transação e aumentar a frequência de compra.
As atividades de marketing devem servir a um ou a todos esses propósitos, assim sendo, na fase inicial de uma empresa, ela precisa de seus potenciais clientes.
Mesmo que o foco do networking não seja as vendas, ele traz uma boa oportunidade de se apresentar para os seus potenciais clientes. Essas pessoas serão seus primeiros defensores de marca.
E ao passo que você aumenta seus potenciais compradores, fica mais fácil descobrir maneiras de converter mais pessoas.
Construir uma marca pessoal
O networking, assim como um banner personalizado, reforça e ajuda você a criar a sua marca pessoal.
Isso é importante porque, quando pensamos em empresas grandes, como o Facebook, logo nos vem à mente o seu criador.
Ter a sua pessoa atrelada ao seu negócio é importante porque isso humaniza a marca e conquista a confiança das pessoas.
Atrai bons talentos
A habilidade que o profissional e o negócio têm de atrair bons talentos define a intensidade de seu sucesso.
Enquanto você cria mais conexões, terá contato com talentos que pode selecionar futuramente. É assim, também, que se consegue formar boas parcerias e atrair potenciais funcionários.
Conclusão
O networking é uma ferramenta importante para quem deseja construir bons contatos e fortalecer a sua imagem profissional e a de seu negócio.
Neste artigo, você entendeu o seu conceito, como fazê-lo e assim terá a oportunidade de usufruir de todos os seus benefícios.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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