Veja quais cuidados você deve ter durante a troca de fralda do seu bebê para evitar que ele fique assado.
A assadura, também conhecida como dermatite da fralda, é um problema frequente em bebês e causa bastante incômodo nos pequenos, deixando os pais muito apreensivos. Felizmente, há formas de impedir que essa condição desagradável acometa os bebês. Alguns cuidados infantis importantes, como usar fraldas descartáveis de qualidade, podem ajudar a evitá-las.
Além dessa recomendação, há diversas outras dicas eficientes que certamente ajudarão a reduzir as chances de surgirem assaduras entre as dobras do seu pequeno. Para conhecer quais são, acompanhe a leitura!
O que são as assaduras e como elas surgem no bebê?
Antes de falarmos sobre as dicas de prevenção, é fundamental que você saiba o que são as assaduras e como elas surgem no seu bebê. Trata-se, basicamente, de uma irritação que ocorre na pele e costuma causar bastante incômodo, provocando coceira, vermelhidão, bolinhas, inchaço e, em alguns casos, até mesmo descamação na região da virilha e do bumbum.
Na maioria das vezes, essa condição surge a partir do contato prolongado da pele do bebê com a urina na fralda. No entanto, apesar de a baixa frequência da troca de fraldas ser a principal causa do problema, a assadura também pode surgir a partir da introdução de novos alimentos, da ocorrência de diarreia, do consumo de alguns antibióticos e do nascimento dos dentes.
O que fazer para evitá-las?
Apesar de aparecem com bastante frequência nos bebês, na maioria dos casos as assaduras podem, sim, ser evitadas. Confira 5 dicas para proteger o seu pequeno desse mal.
1- Troque a fralda com frequência
Trocar a fralda na frequência certa é, sem dúvidas, a dica mais importante para evitar que o seu filho fique assado, pois, conforme já mencionamos, a umidade e a sujeira são as principais responsáveis pelo surgimento dessa irritação.
Com isso, podemos afirmar que o segredo para evitar as assaduras está em manter a pele da criança sempre sequinha e, para isso, é preciso realizar bastantes trocas de fraldas durante o dia. Nesse sentido, os pediatras costumam recomendar, em média, a utilização de 8 fraldas por dia, com uma troca a cada 2 horas pelo menos.
2- Utilize fraldas descartáveis de qualidade
É fundamental que as fraldas descartáveis utilizadas no seu bebê sejam de qualidade, pois as fraldas de baixa qualidade não impedem que a urina entre em contato com a pele do pequeno, apenas diminuem a quantidade. Logo, a pele do seu filho ficará ainda mais suscetível à umidade da urina e, na maioria das vezes, isso causará assaduras.
3- Deixe o bebê sem fralda por alguns minutos
É sempre bom deixar o bebê sem fralda por alguns minutos quando for fazer a troca, pois esse tempo em que ele está “livre” é fundamental para a pele da região do bumbum e da virilha respirar.
4- Evite os lenços umedecidos
Apesar de serem bastante práticos e cheirosos, os lenços umedecidos podem causar irritações na pele do bebê e aumentar as chances do surgimento de assaduras. Portanto, o ideal é utilizá-los apenas em situações de emergência.
No dia a dia, o mais indicado é usar um pouquinho de sabonete neutro e algodão macio para limpar o bebê, pois além de o sabonete limpar, também reduz o atrito da fralda com a pele.
5- Aplique pomada contra assaduras na medida certa
Há pomadas à base de óxido de zinco ótimas para evitar as assaduras nos bebês, pois elas formam uma espécie de barreira que diminui bastante o atrito da pele com a fralda. No entanto, é extremamente importante que ela seja usada na quantidade correta. Muitos pais possuem o hábito de colocar a pomada em grande quantidade, porém isso pode acabar tendo o efeito contrário, já que a pele pode ter dificuldade para respirar.
Nesse sentido, uma dica essencial é passar uma camada bem fina de pomada na pele do bebê, para que ela possa exercer sua função de proteção sem causar obstruções que impeçam a pele de respirar.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;