Aparelho é ideal para quem busca ter controle da temperatura do lar e do ambiente de trabalho.
A instalação de um aparelho de ar-condicionado é o sonho de muitos de nós, que vivemos em um país tropical como o Brasil, onde o verão, em algumas regiões, passa facilmente dos 40 ºC nos dias mais quentes. Para trabalhar, dormir e mesmo para apenas relaxar, estar em uma temperatura adequada é sempre o mais indicado, por isso o dispositivo é tão popular.
Em torno de seu uso, porém, existem diversos mitos e verdades. Por essa razão, hoje preparamos uma lista com quatro deles, baseados no conhecimento de profissionais que entendem tudo sobre ar-condicionado para te ajudar a saber mais sobre o seu funcionamento. Confira.
Mito: ar-condicionado faz mal à nossa saúde respiratória
É bem comum ouvirmos dizer que o ar-condicionado afeta negativamente nosso sistema respiratório porque acumula fungos e bactérias que respiramos de volta quando estamos imersos em um ambiente refrigerado pelo ambiente, mas isso não passa de um mito.
A verdade é que, com a manutenção em dias, o ar-condicionado deixa o ar mais limpo porque filtra partículas sólidas. Isso é, na verdade, benéfico, mas sua limpeza regular, é claro, não deve ser negligenciada.
De toda forma, dizer que ar-condicionado adoece nosso sistema respiratório é o mesmo que dizer que consumir alimentos guardados em uma geladeira suja pode causar infecção alimentar. Em outras palavras, em ambos os casos, o problema não está no aparelho, e sim na limpeza da sujeira acumulada.
Verdade: preciso de um profissional para instalar o aparelho em minha casa
A instalação do ar-condicionado é mais complexa do que parece, e tentar fazer isso sozinho pode dar errado. Como resultado, você pode acabar tendo que comprar um novo aparelho e, é claro, finalmente pagar pela instalação.
Existem diversos tutoriais na internet que incentivam a instalação caseira, mas esse é um risco que não se deve correr. Mesmo em casos em que, em um primeiro momento, possa parecer que deu tudo certo, as chances de complicações e até mesmo acidentes a médio e longo prazos são grandes. Não arrisque.
Mito: o aparelho faz muito ruído
Aqueles aparelhos antigos que precisavam de um buraco na parede para serem instalados, conhecidos como “janelas”, de fato, eram bastante barulhentos, mas os modelos que encontramos hoje em dia tem um ruído quase imperceptível.
Outro fator importante é o fato de que o ruído produzido pelos aparelhos modernos é constante, ou seja, não tem variação de frequência, o que não incomoda e perturba nosso sono, por exemplo e, na verdade, até mesmo relaxa a mente de algumas pessoas. É o famoso “ruído branco”.
Para se ter uma ideia, existem, inclusive, aparelhos sonoros que produzem ruído branco para pacientes internados em hospitais e bebês que têm dificuldade de dormir. Por essa razão, o ar-condicionado e o seu ruído podem mesmo ser benéficos nesse sentido.
Verdade: aparelhos inverter gastam menos energia
A tecnologia inverter é uma grande mão na roda para quem quer obter os benefícios do conforto térmico sem abrir mão da economia. Em resumo, ela faz com que o aparelho diminua sua atividade assim que atinge a temperatura desejada, sempre funcionando para que ela seja mantida.
Além disso, a condensadora nunca fica desligada enquanto o aparelho estiver funcionando, o que é o usual em outros aparelhos. Apesar de parecer que isso economizaria energia, ligar e desligar a condensadora como estratégia de manutenção de energia enquanto o aparelho está ligado, na verdade, gera picos de energia que gastam muito mais do que apenas reduzir sua atividade.
Alguns modelos inverter chegam até a 70% de economia e, por ser uma tecnologia mais avançada, podem custar um pouco mais caro. De toda forma, vale o investimento, porque o custo-benefício é compensado.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;