Você sabe o que é a bounce rate? Traduzido para o português seria a taxa de rejeição. É muito importante saber a importância dessa taxa e o que ela pode impactar nos seus negócios online. É muito relevante e muitas empresas analisam a variação dessa taxa, conhecem melhor e aumentam o sucesso do seu negócio em seu blog.
Saiba mais e conheça técnicas que farão com que essa taxa seja menor e encantar seus clientes e leitores para tomarem alguma atitude em seu blog, seja em adquirir um produto, fazer uma assinatura ou interagir de alguma forma com o seu conteúdo.
O que é Taxa de Rejeição?
Quando se trata do bounce rate ou taxa de rejeição, significa que estamos falando da porcentagem de visitantes que entraram no seu site, porém, não tomaram nenhuma ação, como visitar outra página, fazer alguma assinatura, alguma ação de conversão, simplesmente entram no seu site olhando uma página e saem.
Em alguns casos que os usuários estão buscando alguma informação por meio do Google e acabam acessando algum site, visitando apenas alguma página e saindo, pode ser que não se gere nenhum tipo de rejeição.
Porque devo buscar reduzir a Taxa de Rejeição?
Há vários fatores para que o visitante olhe apenas uma página do seu blog e saia. Isso pode ser porque o conteúdo não era relevante para o que estava procurando, a estrutura não é agradável nem amigável ou a usabilidade do site estava ruim.
Por esse e outros motivos, quando se tem uma taxa de rejeição muito alta, é porque tem algo de errado em alguma parte do seu site, indicando que os visitantes não estão se interessando por conteúdos extras do seu site e nem tanto nenhuma ação para se tornar possíveis clientes.
O que fazer nesse caso? Há diversas técnicas que você pode usar e estruturar todo seu blog de forma profissional, desde ações do administrador da página até a estrutura da mesma. Veja como fazer isso de forma fácil e simples.
Aprenda como diminuir sua Taxa de Rejeição
Busque sempre atualizar o conteúdo do seu site
É muito importante que seu site sempre esteja com conteúdos atuais para que seu leitor sinta confiança de ter estar em um site com informações atuais e modernas. Pois, se for algo que já faz anos e os mecanismos de buscas ainda estão listando esse conteúdo, deve-se procurar novas informações para atualizar o conteúdo.
Pode ser necessário colocar mais exemplos, estudos de casos, vídeos, dados que recentes que mostram que o conteúdo tem informações relevantes que podem ser usadas na atualidade.
Trabalhe em um design único
Cores e formatos fazem com que o design seja único. Além do bonito, é preciso que o site seja bem estruturado para que o visitante encontre exatamente aquilo que estava procurando de forma fácil. Uma forma de garantir que encontre o conteúdo de forma simples, é criando opções para que possam pesquisar o conteúdo em seu site. Saiba como estruturar gadgets de forma personalizada de forma atraente.
O site precisa ser responsivo, ou seja, precisa se adaptar em qualquer tamanho de tela, para que usuários do smartphone e desktop tenham uma experiência de qualidade iguais. Garanta que em todos os navegadores seu site esteja funcionando corretamente.
É preciso que seu site tenha um carregamento rápido de páginas. Isso é um dos pontos principais para que as pessoas desistam de ver o conteúdo, pois, em poucos segundos o usuário desiste de ver o conteúdo e vai procurar em outros sites o que estava precisando. Uma ferramenta que pode lhe auxiliar nessa tarefa é o Google Analytics.
Seja encantador ao contar uma história
Saber estruturar a informação que deseja transmitir com métodos que deixe-a clara é uma tarefa que exige planejamento. É preciso saber qual é o melhor tipo de leitura para que sua persona se sinta como se estivesse falando diretamente com ela. Procure saber se é um idioma mais formal, mais descontraído, muito técnico ou com humor.
Isso vai além de uma ortografia correta, é preciso que o visitante saiba claramente o objetivo do seu negócio e qual o nível de qualidade. Nem todos querem comprar um produto, a grande maioria está procurando soluções para seus problemas de forma prática e simples.
Conheça as taxas de cada tipo de negócio
Há vários tipos de negócios e é normal que alguns tenham taxas de rejeição maiores que os outros. Por isso, esteja ciente qual é exatamente seu negócio para acompanhar se está fora da média da taxa de rejeição
l Websites institucionais e portais de conteúdo: 40-60%
l Páginas para geração de leads: 30-50%
l Blogs: 70-98%
l Lojas virtuais: 20-40%
l Sites de serviços: 10-30%
l Landing Pages: 70-90%
Aprimore a leitura dos textos
Há várias plataformas que usam para visitar seu site, como tablets, smartphones e desktops, e é preciso que a leitura seja fácil. É preciso que haja um bom contraste de cores entre a fonte e fundo da página, textos explicativos que facilitem bem o que o leitor vai encontrar neste tópico.
Faça links com artigos que estejam relacionados com alguma parte do seu assunto, do seu próprio site ou até de outros que sejam confiáveis. Faça isso de modo natural, sem exageros e com conteúdos relevantes.
Busque pelos visitantes certos
Use técnicas de palavras chaves para que quando o usuário procurar por aquele determinado assunto, conseguir encontrar o seu site. É importante atrair visitantes interessados no seu conteúdo, por isso, uma grande quantidade de leitores aleatórios pode aumentar a taxa de rejeição.
E claro, que esse conteúdo sempre tem que estar disponível. Para isso é preciso que o serviço que deixa seu site visível esteja sempre funcionando. Uma empresa que garante isso é a Hostinger. Está entre as melhores empresas para esse tipo serviço, além da altíssima qualidade, garante o melhor custo benefício. Assim, consegue investir pouco e ter um retorno um retorno de qualidade, aumentando a satisfação dos seus clientes e diminuindo a taxa de rejeição.
Esteja presente nas redes sociais
As pessoas estão sempre visualizando conteúdos nas redes sociais, principalmente sobre empresas que querem saber mais sobre os produtos ou descobrir algum lançamento. É preciso que sua marca esteja lá também, de modo social e amigável.
Assim, conseguirá obter mais informações do que seu público realmente precisa, pois é lá que a quantidade de comentários e interações costumam acontecer. Para aumentar a visualização coloque widgets no Facebook e Twitter para que seja mais fácil de compartilhar conteúdos do seu site nessas plataformas. Saiba utilizar as redes sociais ao seu favor.
Não atrapalhe seu visitante
Nunca atrapalhe a navegação do seu visitante, ainda mais se ele está procurando de suma importância. Evite colocar muitos pop ups e lightbox que obrigam a ficar fechando toda toda.
Não coloque como reprodução automática vídeos e sons em seu blog, deixe tudo sob controle do visitante. Outro ponto importante é que caso tenha anúncios de terceiros, eles deverão abrir em uma outra página e não redirecionar o usuário do seu site para outro na mesma página.
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