Os
sites são indispensáveis para as empresas, mas é fundamental evitar os enganos
mais frequentes
O planejamento de um site é fundamental na hora da criação, para garantir que todos os pontos importantes sejam trabalhados – Fonte: Unsplash
Um
site acessível, atrativo e funcional é útil para qualquer negócio. Para
empresas de médio a grande porte, é indispensável, e a expansão da presença digital
é uma prioridade para quem está no mercado. Mas, muitas vezes, são pessoas sem
conhecimento técnico a respeito da criação e administração de sites que
precisam fazer esse trabalho, e, por isso, é fundamental evitar os erros mais
comuns para garantir que o site vai cumprir a sua função.
A
seguir, saiba alguns dos principais erros que não podem ser cometidos no
planejamento de sites.
1.
Não se adaptar a todos os dispositivos
Entre
os brasileiros que acessam a internet, 58% o fazem apenas pelo celular,
segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019. Isso demonstra a importância de que os
sites possam ser utilizados pelos dispositivos móveis, em um mundo onde os
smartphones estão plenamente disseminados.
É
essencial garantir que o design do site para celular seja adaptado, otimizado e
simples, e que todos os elementos da página sejam exibidos sem nenhum erro. É
preciso levar em conta as várias dimensões possíveis de telas de celular e os
diferentes sistemas operacionais e navegadores.
2.
O site é lento e pesado
As
versões dos sites para dispositivos móveis precisam ser mais simples que as
versões para desktop não só por causa da limitação da tela do celular e do uso
do dedo no lugar do cursor, mas também porque as páginas demoram mais para
carregar no celular.
A
demora no carregamento da página pode levar usuários a abandonarem a página e
procurarem outros sites com o mesmo conteúdo. Por isso, recursos como vídeos,
músicas, jogos e recursos gráficos muito sofisticados devem ser evitados, a não
ser que a função do site seja exatamente oferecer esses conteúdos. Nos melhores
sites de cassino, por
exemplo, os jogos são pensados para funcionarem bem em dispositivos móveis.
3.
Não utilizar palavras-chave e técnicas de SEO
As
técnicas de SEO têm o objetivo, basicamente, de facilitar com que uma
determinada página apareça nos primeiros resultados do Google – ou de outros
serviços de busca, mas o uso do Google está disseminado a ponto de o
utilizarmos dezenas de vezes por dia. Quando um usuário faz uma busca, o
serviço apresenta no topo da lista, os resultados mais relevantes para ele. O trabalho de SEO
consiste em utilizar recursos que levem o serviço de busca do Google a
identificar um site como relevante.
Uma
parte fundamental do trabalho de SEO é o uso de palavras-chave corretas. Para
isso, existem serviços do próprio Google para orientar as pessoas responsáveis
por planejar sites ou criar conteúdo para eles. O Google Keyword Planner, por
exemplo, oferece ideias de palavras-chave com base nas expressões mais
buscadas. Já o Google Trends mostra as tendências de popularidade de
determinadas expressões e assuntos.
4.
Não ter um blog
Manter um blog atualizado
é uma estratégia muito comum nos dias atuais. Os blogs precisam disponibilizar
conteúdos relacionados aos serviços e produtos que o site oferece. Essa
estratégia é útil para atrair pessoas que estão interessadas em se informar
sobre o tema do blog, ou sobre algum assunto específico dentro do tema. Mas os
blogs também são úteis dentro das ações de SEO, pois, através dos posts, é
possível explorar um amplo leque de palavras-chave que ajudem o site a ser
encontrado na busca do Google.
Mesmo
que o site seja operado por poucas pessoas, vale a pena investir na estratégia
do blog, mesmo que os posts sejam curtos e não muito frequentes.
5.
Não tomar cuidado com o visual
Um
visual que não for atrativo, ou que for muito confuso, vai afastar o usuário.
Existe uma série de fatores a se prestar atenção em relação ao visual. Um deles
é evitar a poluição visual, ou seja, um número exagerado de elementos na
página, ou um conjunto de elementos com cores e estilos muito discrepantes. O
incômodo visual pode afugentar muitos usuários.
O
site precisa ter um visual adequado ao seu assunto. Um site sobre games, por
exemplo, não pode ter um visual que lembre um site sobre saúde – e vice-versa.
O
design precisa ser organizado e o mais simples possível, de maneira que o
usuário identifique quais partes da página dão acesso a quais conteúdos.
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