5 dicas de marketing eficientes para varejistas online

5 dicas de marketing eficientes para varejistas online

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Uma loja online que atrai compradores magicamente e gera vendas gigantescas sem ter que fazer nada? Isso parece fantástico, é claro, mas infelizmente está a quilômetros de distância da realidade.


Se você deseja ter sucesso com seu negócio de comércio eletrônico, definitivamente deve pensar sobre a melhor forma de comercializar sua loja, principalmente se for um sexshop. O artigo a seguir mostra que isso não precisa ser necessariamente uma estratégia de marketing abrangente (e bastante cara).


Nele, revelamos 7 dicas eficazes de marketing para varejistas online que você pode implementar mesmo sem um grande conhecimento especializado.

1. Crie uma lista de e-mail para boletins informativos

Alguns dizem que a newsletter está obsoleta há muito tempo, outros ainda apostam neste canal de marketing. O fato é: o boletim informativo é o que você faz dele. Por exemplo, se você bombardeia os assinantes com e-mails sem sentido todas as semanas apenas para lembrá-los de ex-clientes, é improvável que faça amigos.


Se, por outro lado, você usa a newsletter de forma seletiva e, portanto, se refere a campanhas de descontos atraentes, entre outras coisas, se desenrola um efeito completamente diferente.

2. Confie no marketing de afiliados

O princípio do marketing de afiliados deve ser conhecido por todos os varejistas online agora. Se você não conseguiu fazer nada com o termo, ele deve ser brevemente explicado neste ponto:


O marketing de afiliados ou de referência estipula que as pessoas (principalmente blogueiros e os chamados influenciadores) fazem referência a um produto online usando um link especial - ou seja, recomendam.


Se um usuário clicar neste link e concluir uma compra (em sua loja online), a pessoa que compartilhou o link receberá uma pequena comissão de você. Você, por sua vez, se beneficia do aumento nas vendas por meio do marketing de recomendação.


A grande vantagem do marketing de afiliados é que ambos os lados têm pouco esforço e ainda se beneficiam em grande medida. Embora os indicadores geram uma boa receita adicional, você pode esperar muitos novos visitantes da loja, que muitas vezes também preenchem o carrinho de compras.


Se você, como varejista on-line, se beneficia de tais recomendações e deseja fornecer links afiliados correspondentes, deve entrar em contato com um provedor externo. Uma rápida pesquisa na Internet o ajudará a escolher um programa de afiliados adequado.

3. Use feriados e tradições para promoções

Se você olhar o calendário, verá rapidamente que o ano está repleto de feriados, tradições, grandes eventos esportivos e outras ocasiões que valem a pena comemorar.


O bom desses dias: eles são cabides ideais para campanhas de descontos e outras medidas de marketing. Você só precisa saber como usá-los da melhor maneira e acertar os nervos dos compradores. O chamado marketing de conteúdo, que é discutido com mais detalhes a seguir no artigo, o ajudará a dominar essa tarefa.

4. Obtenha a certificação de sua loja

Ao escolher uma loja, mais da metade de todos os compradores online prestam atenção para saber se ela é certificada. Por outro lado, isso significa: se não houver certificação, esse é um motivo para sair da loja e comprar em outra.


Selos de qualidade e companhia têm um efeito extremamente positivo sobre os visitantes da loja online. Eles sugerem que o site tem boa reputação e que você pode comprar aqui sem hesitação e quando quiser.


A falha em obter a certificação muitas vezes levanta a suspeita de que você está lidando com uma loja decadente que, na pior das hipóteses, é administrada por criminosos e faz parte de um esquema de fraude em grande escala.


Claro que estamos exagerando um pouco, mas isso deveria ter deixado claro como uma certificação de sua loja online pode afetar sua percepção externa. Para que os custos do selo de teste sejam mantidos dentro dos limites, você deve definitivamente se concentrar na qualidade ao invés da quantidade.


Ultimamente, uma espécie de tendência se estabeleceu que pode ser parafraseada com as palavras “mais é mais”. Isso significa: muitos operadores de lojas online ostentam selos de qualidade e aprovação como se fossem medalhas militares. O fato de que o comprador médio quase não pode fazer nada ou absolutamente nada com a maioria das etiquetas está ficando para trás.


Incontáveis ​​selos de aprovação não apenas causam confusão para os compradores, mas também criam um grande buraco no caixa. Portanto, pense cuidadosamente sobre quais selos são úteis para sua loja e até que ponto as despesas e receitas representam uma relação lucrativa entre si.

5. Aproveite as vantagens do marketing de conteúdo

Por último, mas não menos importante, neste artigo queremos falar sobre dicas de marketing para varejistas online sobre o ainda relativamente novo marketing de conteúdo.


O marketing de conteúdo trata de gerar atenção por meio de conteúdo habilmente produzido e colocado e, na melhor das hipóteses, converter usuários em compradores. Mas o que isso significa em termos concretos?


Você provavelmente tem a "forma" mais conhecida de marketing de conteúdo em mente: um blog de empresa no qual tópicos interessantes e relevantes com valor agregado são regularmente fornecidos.


O que funciona no caso de um desenvolvedor de software pode, obviamente, beneficiar você como operador de loja online. A propósito: um blog de empresa ou corporativo também pode ajudá-lo com a otimização de mecanismos de pesquisa.


No entanto, um blog sozinho não constitui uma estratégia de conteúdo. Se você deseja conquistar clientes para sua loja por meio de conteúdo, deve trazer a porção necessária de criatividade com você. Aqui estão alguns exemplos que mostram como o marketing de conteúdo pode ser versátil.


Crie infográficos sobre tópicos como:


  • Por que celebramos o Dia dos Namorados?, Quantas vendas as lojas online geram no período que antecede o Natal?, Ou Em X passos para o presente de aniversário perfeito;

  • Produza stories do Instagram (uma função especial do Instagram) para permitir uma visão dos bastidores, oferecer visualizações exclusivas de novos produtos ou apresentar a equipe da loja;

  • Alterne os tutoriais do YouTube explicando como certos produtos funcionam;

  • Crie gráficos no Pinterest e mostre como um produto pode ser usado / testado.


Como você pode ver, o marketing de conteúdo depende principalmente de diferentes redes sociais. No entanto, é importante separá-lo do marketing de mídia social e vê-lo como uma "disciplina" independente.


Provavelmente, o aspecto mais importante do marketing de conteúdo é que você fornece aos usuários um conteúdo que os diverte, os informa ou os educa. Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida cria uma combinação dessas três opções e, portanto, oferece o máximo de variedade.


Existem inúmeras maneiras de fazer marketing para lojas online. É importante que você escolha exatamente as medidas que melhor se adequam a você e que proporcione o máximo de sucesso com elas.


Como você sabe quais são eles? Experimente! Não existem estratégias de marketing prontas para empresas de comércio eletrônico. As medidas apropriadas são tão individuais quanto sua loja.

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