A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas, em um mundo onde a competitividade é cada vez mais explorada.
Os recursos tecnológicos têm ajudado muito a criar um ambiente mais adequado para o trabalho, a ponto de fazerem parte de um local de transformação.
Parte fundamental dos métodos mais recentes de trabalho, a tecnologia gerou a mais recente revolução industrial, conhecida também como indústria 4.0.
Dentre eles, podemos citar:
Inteligência artificial;
Sistemas de gestão;
Serviços na nuvem;
Processos inteligentes.
Os recursos de automação e controle de informação têm sido cada vez mais empregados para conseguir melhores resultados na produção, independente do porte das empresas.
Mesmo empresas pequenas ou individuais, como creche caes, já estão se beneficiando de processos automatizados.
Isso porque, com a popularização da tecnologia, esses recursos ficaram muito mais acessíveis, possibilitando que todos tenham acesso a técnicas avançadas de automação e ferramentas que facilitam muito o trabalho.
Os principais pontos afetados com a transformação digital para as empresas é justamente com relação a produtividade, uma vez que a automação permite que muitos processos sejam agilizados através da automação.
Nestes casos, é fundamental ter em mente que o mercado está em constante crescimento, e cada vez mais pessoas decidem empreender para garantir uma fonte de renda, bem como para seu crescimento pessoal e profissional.
Hoje em dia, até um serviço de entrega de documentos de motoboy para empresas pode se beneficiar de uma série de recursos tecnológicos, ampliando suas capacidades no mercado.
Esse aumento no campo das empresas gera uma competitividade maior, forçando as empresas a pensarem de maneiras diferentes e estimularem seus colaboradores a embarcar nessa jornada digital, para garantir assim resultados positivos em seu trabalho.
Além disso, a tecnologia acaba inevitavelmente diminuindo o espaço no mercado de trabalho, uma vez que a automação consegue realizar muitas tarefas que precisavam de profissionais, o que reduz a necessidade de uma grande equipe para sua companhia.
As possibilidades nesse aspecto giram em torno da qualificação e especialização. Uma empresa que produz etiqueta adesiva branca multiuso, por exemplo, poderá focar na equipe de criação, deixando o operacional para as máquinas.
As ferramentas digitais demandam conhecimentos técnicos, e os profissionais que se atualizam e estão prontos para lidar com estes novos recursos acabam saindo na frente.
Impactos da tecnologia na indústria
Para compreender melhor todo o potencial que a tecnologia pode apresentar para a sua empresa, é preciso ter em mente os benefícios que ela oferece. Seus recursos são inúmeros, e com isso, as vantagens ficam cada vez mais expostas.
Quando se compreende os motivos para investir nesse tipo de recurso, acaba conseguindo conquistar um espaço muito maior para sua empresa no mercado, garantindo a liderança em seu nicho de atuação.
1. A produtividade é aumentada
A produtividade de uma empresa é medida através de como é possível otimizar os processos de trabalho, e a tecnologia tem uma grande parte nesse tipo de situação.
É possível utilizar as ferramentas adequadas para melhorar consideravelmente este processo.
A tecnologia é responsável por melhorar o controle de cada operação de uma empresa de estampagem, aproveitando os elementos já existentes para conseguir criar um ambiente mais adequado para o trabalho.
Além disso, é possível compreender modelos de padronização através da automação, o que garante que todos seus colaboradores compreenderão como deve ser feita uma atividade específica, evitando o risco de erros ou divergências.
Ao realizar esses processos de maneira organizada, é comum aproveitar de forma mais completa os avanços tecnológicos aplicados, uma vez que você acaba conseguindo recursos melhores para o trabalho.
Quando um colaborador faz uma determinada tarefa, sempre existirá a chance de erro humano, seja por falta de atenção, cansaço ou qualquer outro motivo. Nestes casos, é necessário refazer todo o trabalho para atingir o resultado esperado.
Isso inclui até mesmo o uso de uma impressora de etiqueta colorida ligada a uma máquina para aumentar consideravelmente a produção.
Como uma máquina não tem esses riscos: basta fazer uma programação adequada para que você consiga a mesma efetividade constantemente, sem necessidade de pausas para descanso ou alimentação.
2. Melhora o clima organizacional
Outra grande vantagem da automação é a melhoria no clima organizacional da empresa. Isso porque você deixa a cargo da tecnologia a maioria dos processos repetitivos que são cansativos e desmotivam os profissionais.
Nesse aspecto, a maioria das ações acaba permeando o conceito de ações criativas e interessantes, que permitem que seus colaboradores se estruturarem melhor e encontrem novas possibilidades para suas ações e atividades.
Uma equipe que tem a possibilidade de se desenvolver e de se aprimorar acaba se sentindo muito mais valorizada, se motivando a conquistar espaços mais diversos e aproveitando todo seu conteúdo com qualidade e categoria.
Além disso, há a possibilidade de promover atividades físicas laborais fora do serviço para deixar seus colaboradores ainda mais satisfeitos, como aula de pilates classico, para melhorar o ambiente.
3. Os custos são reduzidos
Qualquer companhia que pretende se manter ativa no mercado precisa ter uma preocupação especial com a redução de custos. Então, é fundamental que ela consiga reduzir custos para que o lucro consiga ser o suficiente para o crescimento financeiro.
Nesse aspecto, a redução fornecida pela possibilidade de um melhor engajamento através das ferramentas de tecnologia é fundamental.
Com as ferramentas adequadas, é possível identificar gargalos de gasto e remanejar o setor para explorar todo o potencial da empresa, garantindo uma economia muito maior, sem perder produtividade.
Quando se utiliza ferramentas digitais para agendar consulta oftalmologista, por exemplo, acaba eliminando custos com telefonia e outras atividades.
Ao conseguir mais apoio de sistemas de gestão e manutenção do serviço, é possível identificar gastos sobressalentes com matéria-prima ou excesso de estoque, conseguindo reestruturar sua empresa para alcançar um patamar muito melhor.
4. Maior controle de qualidade
Por conta da diminuição de erros que as máquinas oferecem, é muito mais fácil fazer um controle de qualidade sobre seus produtos ou serviços. Dessa maneira, a organização produz em larga escala com uma chance mínima de ter problemas no futuro.
Até mesmo questões como o atendimento ao cliente podem passar por um processo de gestão de qualidade nesse aspecto. Isso porque antes de chegar a de fato se comunicar com um colaborador, você pode explorar todo o potencial de equipamentos para isso.
Os chatbots são inteligências artificiais específicas para atender o público. Estas máquinas são programadas para responder uma série de perguntas comuns entre seus clientes, gerando uma forma automatizada de tirar dúvidas.
Dessa forma, é possível estruturar todo seu quadro de atendimento, além de ganhar mais tempo uma vez que os chatbots não tem limitação de horários ou necessidade de pausas.
Então existe um atendimento 24 horas, pronto para uma série de resultados, pronto para atender desde colaboradores até clientes com dúvidas sobre um caderno brochura personalizado.
Além disso, através de técnicas avançadas como machine learning, a própria ferramenta se atualiza, conseguindo lidar com cada vez mais problemas e situações apresentadas, deixando para o atendimento com uma pessoa real apenas nos casos mais urgentes.
5. Otimiza as tomadas de decisão
Uma das etapas mais importantes de qualquer empresa, as tomadas de decisão são o corpo e a alma do que faz uma companhia prosperar.
Entretanto, para que a equipe de gestão tome decisões assertivas, que de fato tragam benefícios reais para as pessoas, é preciso ter em mente uma série de fatores cruciais, principalmente com relação aos dados sobre a decisão que será tomada.
Através de ferramentas como o Big Data, milhares de dados são coletados e condensados em relatórios, mantendo a equipe de gestão sempre atualizada e consciente da situação da empresa.
Dessa forma, é muito mais fácil estruturar ideias e pensar em todas as possibilidades de cada resultado de tomada de decisões que for elaborada. Com isso, é possível ter mais assertividade quando de fato for bater o martelo sobre uma situação específica.
Toda decisão pode falhar. Não é um fator que pode ser controlado, uma vez que a decisão é baseada em uma escolha, que pode acabar não sendo a mais acertada.
Entretanto, quando se pauta suas decisões em conhecimento e técnica, as chances da decisão ser equivocada são muito menores, garantindo mais segurança para você e todas suas equipes na hora de iniciar um novo processo.
6. Crescimento da companhia
O ponto principal de qualquer empresa é seu impacto no setor de vendas. Para conseguir alavancar a organização, é preciso estar pronto para enfrentar todos os desafios que o mercado propõe todos os dias.
Entretanto, uma empresa que investe em tecnologia possui uma força de trabalho muito maior, atualizada e pronta para conseguir reverter qualquer quadro negativo que possa aparecer.
Por isso, quando se participa da transformação digital, a consequência é o crescimento, possibilitando novas jornadas e escolhas que podem fazer a diferença.
Considerações finais
A tecnologia continua sendo pesquisada e estudada, e não há o menor sinal de que os avanços conquistados neste setor irão parar.
Por isso, resistir às novidades e a transformação digital que está presente no mercado hoje acaba apenas prejudicando um negócio.
Quanto mais você estiver disposto a aceitar estas mudanças e os novos conceitos que estão surgindo, mais chances terá de crescimento, alavancando todo o seu potencial de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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