Qual a diferença entre oferta, promoção, saldão, desconto e liquidação?

Qual a diferença entre oferta, promoção, saldão, desconto e liquidação?

6 10 99
Qual a diferença entre oferta, promoção, saldão, desconto e liquidação? 10 6 99

 


Entender melhor as diversas maneiras de economizar e saiba quando aproveitar cada uma


Realizar uma compra e aproveitar descontos são duas coisas que todo mundo gosta de fazer. Porém, é fácil se perder no meio de tantas ofertas, datas temáticas, promoções especiais e afins e assim, acabar perdendo dinheiro também. 


Pensando nisso, fizemos uma lista explicando as diferenças entre oferta, promoção, saldão, liquidação e desconto. Sabendo as características de cada um, você poderá identificar os melhores momentos para comprar itens baratos com mais segurança.

1. Desconto

É o resultado do ato de descontar, deduzir ou simplesmente diminuir o valor de algo. O desconto quase sempre existe, especialmente em compras online cuja forma de pagamento é à vista, através de boleto ou transferência bancária online.


O desconto do pagamento à vista, que gira em torno de 5% a 10% do valor da compra, também é muito comum em compras físicas, feitas diretamente nas lojas, mas não é obrigatório. Portanto, caso você queira seguir a dica financeira de usar dinheiro em espécie para economizar, vale perguntar a política da loja antes.

2. Oferta

Oferta, em sentido literal, é tudo que está disponível, é oferecido no mercado e passível de compra. Por extensão e em termos de mercado, a oferta é a diminuição do preço de um determinado produto ou setor em comparação aos preços normalmente praticados no mercado em geral. 


As ofertas geralmente ocorrem de maneira mais segmentadas, pelo nicho da loja ou por uma determinada categoria de produtos. É muito comum em supermercados, que criam ofertas em dias determinados para produtos como frutas, verduras ou carnes. 

3. Promoção

É utilizada como um sinônimo de oferta, mas a promoção geralmente está atrelada a descontos maiores de um determinado produto, segmento do mercado ou época do ano. 


Um exemplo mais prático é a promoção de celulares do ano no período anterior ao lançamento de novos modelos. Como os estoques irão receber muitas novidades, é interessante promover os produtos já existentes com abatimentos pontuais no preço para incentivar a venda de modelos mais antigos. 


A promoção nem sempre é apenas através de desconto, podendo também vir vinculada a outra vantagem. No caso de celulares, alguns exemplos são os descontos em planos de operadoras e os fones de ouvido de graça ou com desconto. 

4. Saldão

O saldão geralmente é a venda de produtos de mostruário e estoque em geral por preços bem abaixo do mercado. Geralmente está relacionado ao fim do ano contábil ou encerramento de linhas ou produtos. 


Lojas de roupas de cama e banho geralmente possuem um saldão ou ponta de estoque para peças de vestuário que não farão mais parte do mostruário. Lojas multimarcas podem fazer saldão de marcas que serão descontinuadas na loja. Até mesmo concessionárias promovem saldão de veículos para limpar seus pátios.


O mesmo pode ocorrer para eletrônicos e eletrodomésticos. Aqui vale uma dica importantíssima, que também vale para carros: esteja atento à política de trocas e assistência técnica desses itens quando comprá-los em saldão. Caso ele tenha sido promovido por encerramento da linha, é necessário saber se o atendimento ao cliente pós-compra garante uma vida útil ao objeto que compense a compra.

5. Liquidação

A liquidação ocorre sempre que é necessário reduzir os estoques ou trocar coleções inteiras, como no caso de lojas de roupas nas trocas de temporadas primavera-verão para outono-inverno. 


As liquidações acontecem dentro de um calendário mais previsível, ocorrendo sempre próximas a datas temáticas de grande movimento no comércio, como as liquidações de janeiro após a época de festas, que inclui Natal e Ano Novo.


Períodos logo após dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e Natal sempre possuem liquidações. Lojas de roupas e acessórios realizam pelo menos duas grandes liquidações ao ano para troca de coleções de temporada. Esteja atento ao calendário antes de realizar uma compra grande.

0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.


Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

 
Dicas Blogger© 2007-2015 | Todos os direitos reservados | Design By Duy Templates
Top