Facebook ou Instagram: qual a melhor plataforma para uma loja?

Facebook ou Instagram: qual a melhor plataforma para uma loja?

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Escolher entre Facebook ou Instagram é uma dúvida comum entre muitos empreendedores e até gestores de marketing.

Você pode investir nas duas plataformas, mas nem sempre isso compensa, principalmente se o seu público-alvo não está presente nas duas - ou em nenhuma delas.

De qualquer forma, antes de investir em estratégias de marketing digital, é necessário compreender a real importância das redes sociais para os negócios, principalmente para uma loja, que pode usá-las como um canal de vendas.

Se você conhece os benefícios delas, conquista um bom posicionamento, aumenta seu público e melhora o engajamento de seus seguidores.

O fato é que tanto o Instagram quanto o Facebook crescem continuamente, o que os tornam canais fantásticos para se comunicar e se relacionar com seu público-alvo.

Se a empresa investe em estratégias bem pensadas, consegue construir uma imagem positiva para sua marca. Caminhando na contramão do que alguns pensam, as redes sociais também são verdadeiras ferramentas de conversão.

Entretanto, para potencializar as estratégias de marketing digital de uma loja, algumas informações não devem ser ignoradas.

Neste artigo, vamos explicar o impacto das redes sociais nos negócios, mostrar as características de cada uma e seus benefícios. Acompanhe!

Impactos das redes sociais para os negócios

Tanto o Facebook quanto o Instagram vão impactar a sua loja de maneira positiva. Por exemplo, por meio deles, consegue-se melhorar o tráfego do seu site, o que é especialmente vantajoso para uma loja online.

Hoje em dia, mais do que transmitir informações sobre o negócio, o domínio é uma ferramenta de vendas. Mas para que ele traga bons resultados, precisa ter um bom tráfego, e as redes sociais podem ser uma porta de entrada.

Por exemplo, uma empresa de alimentacao hospitalar pode inserir links nas postagens e perfis, que direcionam os seguidores para seu site, aumentando o número de acessos e gerando leads.

As redes sociais também são excelentes plataformas para impactar o público-alvo. Por meio dela, existem muitas formas de apresentar uma marca, produto ou serviço.

Isso acontece porque cada uma delas mantém o foco em um tipo de mídia, permitindo que a loja tenha mais liberdade para escolher o formato que mais agrada a sua persona.

Cada publicação é uma oportunidade de interagir com clientes e potenciais clientes, o que também te ajuda a construir sua autoridade de marca.

Entretanto, é necessário investir em materiais de qualidade, por exemplo, publicando um vídeo no Facebook sobre um assunto que interessa ao seu público-alvo.

O relacionamento é fundamental para converter leads e fidelizar os clientes que sua loja já tem. As redes sociais desempenham um importante papel nesse processo porque promovem a interação entre a marca e seus seguidores.

Por exemplo, uma gráfica de caderno brochura personalizado pode aproveitar o ambiente descontraído dessas plataformas para publicar conteúdos, responder comentários e até prestar atendimento.

Estando presente no dia a dia dos seguidores, sua loja consegue entender as necessidades, hábitos, opiniões e comportamentos deles, facilitando a construção da persona do negócio.

Outra forma de impactar as empresas é que as redes sociais são locais apropriados para divulgar conteúdos. Os anúncios também se tornam mais eficazes, já que tanto no Facebook quanto no Instagram eles podem ser personalizados.

Dessa forma, sua loja, independente do ramo de atuação, vai impactar as pessoas certas e ainda economizar seus investimentos, mesmo obtendo excelentes resultados.

Principais características de ambas as redes

Para ter acesso a todos os benefícios dessas plataformas, tanto uma academia de aula de pilates classico quanto a sua loja precisam conhecer as características e os propósitos de cada uma.

O Facebook, por exemplo, é a rede social mais usada no mundo todo, contando com 2,7 bilhões de usuários ativos ao redor do planeta.

Sendo assim, ele possui um alcance enorme e permite que sua loja interaja com o público de diferentes maneiras. Seus seguidores podem curtir, comentar e compartilhar postagens em vários formatos, como:

  • Textos;

  • Fotos;

  • Vídeos;

  • Links.

Dessa forma, a experiência dos usuários com a sua marca é mais descontraída, o que possibilita uma maior aproximação entre eles e seu negócio.

O Facebook também permite a divulgação de produtos e serviços por meio de anúncios, o que ajuda a impulsionar as vendas.

Quanto ao Instagram, esta rede social possui, hoje, mais de 1 bilhão de usuários, e pertence ao grupo Facebook. Seu foco é totalmente no compartilhamento de imagens, tanto de fotos quanto de vídeos.

Por meio dele, uma clínica para exame medico demissional pode postar vídeos para explicar a importância desses exames para as empresas, por exemplo.

Essa plataforma conta com recursos exclusivos, como os stories, que apesar de também estar disponível no Facebook, ganhou mais espaço no cotidiano das pessoas do que as publicações no feed.

Esse espaço é perfeito para sua loja fazer promoções, pois ele desperta a curiosidade das pessoas. Além disso, elas precisam clicar nos seus stories para visualizá-lo por alguns segundos, então a atenção dos seguidores será exclusivamente para você.

Vantagens do Facebook e do Instagram

Agora que você já sabe um pouco sobre as características e os objetivos dessas duas plataformas, vamos falar um pouco sobre suas vantagens.

Tanto o Facebook quanto o Instagram trazem muitos benefícios para uma loja de etiqueta adesiva branca multiuso ou para qualquer outro negócio. Veja:

Conhecendo o Facebook

O marketing no Facebook é mais direcionado, visto que assim que você cria uma conta, já pode selecionar o seu público. É justamente por isso que sua loja pode criar anúncios segmentados, de acordo com as características de seu público-alvo.

Esses anúncios também são muito mais baratos do que os outros meios, principalmente se comparados aos meios tradicionais, como a TV e o rádio.

Todas as campanhas que você criar para a sua loja serão personalizadas. O marketing pelo Facebook conta com ferramentas evoluídas que ajudam a criar banners e anúncios criativos e intuitivos.

Além de poder impactar pessoas que realmente se interessem pelos produtos que você vende em sua loja, pode mensurar os resultados e otimizar as estratégias para obter retornos ainda melhores.

Todo negócio que usa essa plataforma, como uma empresa de estampagem tem acesso a muitas possibilidades, como vender e até criar eventos.

Estamos falando de um site multiuso, em que sua loja pode compartilhar links, informar o público quanto ao horário de funcionamento, endereço, site e telefone, estimular a venda e até mesmo criar uma loja online.

Analisando o Instagram

Com relação ao Instagram, essa plataforma é altamente visual, o que é extremamente benéfico, tendo em vista que 65% da população é formada por consumidores visuais.

Sua loja pode publicar imagens com bastante estímulo visual, ajudando a expor melhor seus produtos. Com isso, você constrói a personalidade de suas soluções e permite que as pessoas conheçam muitas de suas características.

Os anúncios também são feitos de maneira segmentada, ou seja, uma empresa de impressora de etiqueta colorida vai veicular suas campanhas para pessoas interessadas em seu produto, ao passo que sua loja vai impactar seu público-alvo.

Os anúncios podem ser segmentados considerando características pertencentes à sua audiência. Além disso, o Instagram é uma excelente plataforma para impulsionar o engajamento entre sua loja e seus seguidores.

Nela, você pode promover sorteios, o que, aliás, é uma prática muito comum entre as empresas, o que ajuda a atrair novos clientes para o seu negócio.

Por fim, estamos nos referindo a uma rede social extremamente popular no Brasil, que hoje já conta com cerca de 99 milhões de usuários ativos, e este número só tende a crescer.

Afinal, qual é a melhor rede social para a sua loja?

Ao compararmos as duas redes sociais, vemos que ambas trazem ótimos benefícios para um negócio de entrega de documentos de motoboy para empresas ou qualquer outro estabelecimento.

Então, escolher entre uma delas pode ser uma tarefa difícil. No caso de uma loja, alguns fatores devem ser levados em conta.

O Instagram é composto por um público mais jovem, na faixa dos 18 aos 35 anos, ao passo que o Facebook possui usuários até a terceira idade.

Mas a faixa etária do Instagram tende a mudar, tanto porque seus usuários vão envelhecer, quanto pelo fato de que a plataforma está investindo em variações de conteúdo.

Leve em conta as características do seu negócio, seu público-alvo e assim escolha a rede social mais adequada a sua loja. Mas se você pretende atingir um público mais amplo e variado, o Facebook pode ser a melhor opção.

Conclusão

Estar nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia, pois são plataformas essenciais para as estratégias de marketing digital, que atualmente é considerado o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as características e benefícios das duas principais redes sociais do mundo. Agora, pode escolher qual delas vai ajudar a sua loja a crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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