Quais são as melhores estratégias de marketing digital que geram retorno a curto prazo?

Quais são as melhores estratégias de marketing digital que geram retorno a curto prazo?

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Quais são as melhores estratégias de marketing digital que geram retorno a curto prazo? 10 6 99


O marketing digital tem sido um grande aliado de empresas dos mais variados setores que desejam aumentar suas vendas e trabalhar noções de autoridade e fidelidade, justamente por aliarem os principais objetivos do negócio com estratégias comunicacionais.


Podemos dizer, então, que o marketing voltado para o ambiente digital é uma excelente ferramenta para negócios, e sempre que bem trabalhada e bem construída, pode trazer resultados em um tempo cada vez mais curto, se comparado com outras estratégias.


Isso é ideal para empresas que não podem custear longos trabalhos de marketing, ainda que a atuação de um profissional em uma empresa especializada seja essencial para todos os níveis de atuação, e em diferentes momentos, muitos deles necessários.


Para isso, ao longo deste artigo, vamos entender mais sobre o que de fato é o marketing digital, lembrando de sua importância para empresas dos mais diversos ramos e entendendo as melhores práticas para alcançar resultados em um curto período de tempo.

Afinal, o que é marketing digital?

Para entendermos melhor sobre o marketing digital, é essencial saber sobre o seu real significado e por que ele é considerado essencial dentro das empresas, podendo ser ainda mais necessário dentro dos setores em que há maior contato com o público.


O marketing pode ser definido como um conjunto de regras, conceitos e estratégias a serem realizadas para que empresas vendam seus produtos e serviços por meio de determinados canais de comunicação, podendo esse objetivo ser variado.


Por exemplo, um espaço de coworking que contrata os serviços de uma agência de marketing deseja prioritariamente criar uma rede de contato com seus clientes, e logo passa a oferecer conteúdos estrategicamente pensados para seu nicho de atuação.


Assim, a empresa passará a atuar nos principais canais de comunicação com os clientes, como jornais e outdoors, produzindo conteúdos específicos que façam com que esses consumidores se sintam mais próximos da empresa, e mais certos de suas escolhas.


Em um outro caso, um negócio de café da manhã na empresa pode contratar os serviços de um profissional de marketing para aumentar a clientela do negócio, fazendo com que mais consumidores se lembrem da empresa e a procurem para uma ação de compra.


Dessa forma, a equipe responsável passará a fazer não apenas contatos por meios tradicionais, mas também poderá realizar eventos que tragam uma maior proximidade com o público, como no caso de eventos promocionais em shoppings.


Entendendo melhor a maneira de trabalhar do marketing, sempre pensando em estratégias interessantes que usem a comunicação a favor da obtenção dos propósitos de uma empresa, na era digital, essas estratégias são ainda mais recorrentes.


No entanto, agora os principais canais se dão por meio da internet, principalmente pelos produtos criados após sua existência, como:


  • Blogs;

  • Sites;

  • Redes sociais;

  • E-mail marketing;

  • Entre outros.


Por entre essas e outras formas de comunicação e conexão com o cliente online, utilizando sempre cada uma de suas linguagens e ferramentas próprias, o marketing digital passa então a trazer um outro nível de relacionamento entre cliente e empresa.

Qual a importância do marketing digital para as empresas?

Já entendendo as principais ações trazidas com o marketing digital para melhorar o relacionamento com o cliente e trazê-lo para um caminho de maior proximidade para com o seu negócio, é necessário saber qual o próximo passo.


Atrelado à lucratividade, temos como principal ponto a popularidade da marca, já que no momento em que uma empresa de marcenaria especializada em piso de taco de madeira passa a ser preferida por conta de sua presença nas redes, ela se torna conhecida.


Esse conhecimento em uma era digital, onde milhares de empresas estão dia após dia concorrendo para chamar a atenção de clientes, pode ser considerada essencial. Assim como uma coisa puxa a outra, logo se têm uma maior fidelização do cliente.


Imagine o seguinte: como cliente, você se sente atraído por uma publicidade que uma empresa faz nas redes sociais, e se sente ainda mais conectado com os produtos dela, sempre entregues da melhor forma possível em uma sacola de tecido personalizada.


Logo, em pouco tempo, você fará uma compra no local, e comprovando suas boas experiências, essa poderá ser uma forma de você ser ainda mais fiel daquele serviço, voltando a comprar com a empresa e divulgando-a para conhecidos.


De fato, o trabalho do marketing digital é essencial por inúmeros benefícios praticamente espontâneos trazidos para a empresa, e que certamente estão ligados diretamente com sua expansão, sua colocação no mercado e sua valorização como negócio com autoridade.


Hoje em dia, chegar a esse patamar tem sido uma das principais ideias de negócios que investem em marketing digital, visto que com a grande concorrência e um amplo espaço nos canais de comunicação, uma empresa que não é vista acaba não sendo lembrada.

Como obter resultados em um curto prazo?

O marketing digital, como sabemos, deve ser uma construção diária. Ele pode ser considerado como uma junção de estratégias cada vez mais focadas em atingir os propósitos de cada empresa,


Este pode variar e ser essencial para que um estilo de atuação aconteça.


No entanto, podemos ver que algumas empresas, seguindo as principais técnicas, podem alcançar bons resultados em um tempo mais curto que o normal, provando a efetividade de algumas estratégias de marketing digital.


Abaixo, vamos entender mais sobre aquelas que fazem a diferença em pouco tempo dentro de uma empresa, como uma gráfica que produz calendário personalizado com fotos, e podem ser essenciais para que um grande crescimento aconteça no momento certo.

1. Desenvolvimento de site ou landing page

Desenvolver uma estratégia digital é ainda mais efetiva com a criação de um site ou uma landing page, um formato de plataforma de empresas onde grande parte das informações de venda estão, apontando para ações de compra, por meio de um Call to Action (CTA)


Ter uma página online é essencial para que empresas sejam procuradas e achadas virtualmente para que seus produtos sejam ofertados ao público. Além disso, ter um domínio na internet traz uma maior autoridade em comparação com outros negócios.

2. Produção de conteúdos para aumento da audiência

Uma empresa que passa a produzir conteúdos para seus principais canais de comunicação, estrategicamente pensados para agregar informações e dados relevantes, ao mesmo tempo que levanta um comportamento voltado para compra, é essencial nos dias de hoje.


Uma loja de convites personalizados, por exemplo, ao criar conteúdos nas redes sociais, mantendo uma periodicidade e um conteúdo focado nos seus principais objetivos, pode fazer com que sua audiência cresça, criando uma forte conexão com o cliente.

3. Otimização em SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é uma ferramenta do marketing digital capaz de otimizar diferentes partes de uma plataforma online ou até mesmo dentro de redes sociais para que buscadores, como o Google, coloque o seu site em um bom posicionamento.


Informando exatamente o trabalho realizado de que maneira a empresa pode ser considerada interessante, confiável e popular, um futuro consumidor pode encontrar mais sobre o site ou as redes da empresa nos melhores rankings da internet.

4. Link Building

O Link Building é uma prática do marketing digital onde a prioridade de sites e canais de comunicação de um negócio são indexados em outras plataformas conhecidas. Quanto mais conhecido for o site de origem, melhor a empresa será avaliada pelo buscador.


Compreender como essa técnica funciona envolvendo basicamente uma boa produção de conteúdo e bons contatos na internet, é possível aumentar o tráfego do site da sua empresa, deixando mais pessoas em contato com seus conteúdos e serviços.

5. Anúncios e publicidade paga

Investir em anúncios e publicidade paga, divulgando conteúdos produzidos com a máxima qualidade e atenção, são ideais para conseguir alcançar públicos ideais, como no caso de empresas de rótulos em inglês que atuam no Brasil como referenciais.


A principal forma de obter bons resultados é de fato ter uma noção sobre o público-alvo e as principais fontes a serem utilizadas para chegar até essas pessoas, como anúncios que são feitos para pessoas que seguem páginas concorrentes ou similares, dentre outros.

Considerações finais

Entender como funciona e quais são as ferramentas que englobam o marketing digital podem servir como um airbag frontal para os principais desafios na hora de se comunicar e se manter próximo de clientes na era digital, onde o mercado é competitivo.


Por isso, saber de fato quais as melhores formas de incorporar os benefícios do marketing digital a curto prazo auxiliam empresas a se estruturarem melhor e terem em mãos possibilidades de crescimento maiores, para que invistam em grandes equipes.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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