Pratos quentes e sobremesas são atrações da culinária mineira.
O estado de Minas Gerais atrai turistas de todos os cantos do Brasil por diversos motivos. As belezas naturais, o povo receptivo e rica história cultural das cidades do interior são algumas das razões que justificam essa atração. Mas um dos principais atrativos, sem dúvidas, é a culinária.
Neste texto, descubra quais são os principais pratos e quitutes de Minas Gerais. Ao final dele, tenho certeza que você irá querer comprar a próxima passagem para Belo Horizonte para se deliciar com as iguarias mineiras.
Frango com quiabo
Um dos pratos mais famosos da culinária mineira é o ensopado de frango caipira com quiabo, que faz sucesso em restaurantes de todo o estado. Muitos fazem a receita com frango industrializado, mas os mais puristas afirmam que isso não confere o devido sabor ao prato.
Como o quiabo é de origem africana, pressupõe-se que ele tenha vindo para o Brasil durante as viagens feitas para traficar pessoas escravizadas. Com o passar do tempo, o prato ganhou novos adeptos e tornou-se um dos símbolos do estado.
Feijão Tropeiro
Esse é outro prato que teve origem no período colonial. Ele surgiu justamente com os tropeiros, que eram os condutores de tropas ou comitivas de muares e cavalos entre os centros consumidores do Brasil no século XVII. A receita mistura farinha, carne e ovos ao feijão, sendo um dos pratos mais comuns em Minas.
Leitão à Pururuca
Originalmente trazido ao Brasil pelos portugueses, esse prato ganhou admiradores por causa do seu tempero e sabor. O nome pururuca se refere à pele de porco que, por ser frita, deixa-o com uma consistência crocante.
Frango com ora-pro-nóbis
Outro prato delicioso envolvendo o frango é quando se mistura ele com a hortaliça ora-pro-nóbis. Nessa receita, o frango caipira é cozido com a verdura, o que dá um sabor totalmente novo e delicioso para ele.
O prato é tão comum em Minas que na cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, há o Festival de Ora-pro-nóbis, que ocorre anualmente. Nele, ela é misturada em uma diversidade de pratos, o que atrai amantes da hortaliça de todos os cantos.
Tutu de feijão
O tutu é mais um prato que faz sucesso entre os moradores do estado e que fascina os turistas. Ele é feito com feijão cozido, temperado, batido e misturado com mandioca ou farinha de milho, o que deixa sua consistência mais pastosa. O prato, servido comumente em travessas ou panelas de ferro, ainda pode ser acompanhado por bacon, torresmo ou ovos cozidos fatiados. De dar água na boca!
Doce de leite
Minas também é referência quando o assunto são doces e sobremesas. Uma das receitas mais lembradas é o doce de leite, que pode ser consumido combinando com uma variedade de ingredientes: queijo, frutas, recheio de bolo ou churros, sorvete ou até mesmo puro. De qualquer modo, ele é delicioso e satisfaz qualquer paladar.
Doce de abóbora
Três estados disputam o título de inventores do doce de abóbora: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. No entanto, o doce é amplamente consumido em Minas, até mesmo por quem não morre de amores pelo legume.
A sobremesa pode ser encontrada de diversas formas: cremoso, compota, em bolinhas, cubinhos cristalizados, misturada com cravo, coco ou como um docinho de festa. De qualquer forma, ele é um sucesso entre os mineiros.
Pão de queijo
Para fechar a lista, não poderia ficar de fora o principal prato de Minas, presente em biroscas, padarias e restaurantes: o pão de queijo, ideal para se comer no café da manhã, após o almoço ou no lanche da tarde. Não há hora ruim para se deliciar com ele.
Seja ele feito com polvilho doce, azedo ou uma mistura dos dois, o pão de queijo consegue satisfazer qualquer um. Também há receitas que o recheiam, como com doces, o que pode torná-lo ainda mais delicioso.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;