Saiba o que são cartões co-branded e conheça os principais no mercado.
Os cartões de varejo conhecidos como co-branded, são cartões de crédito oferecidos por grandes lojas em parceria com instituições financeiras. Esta modalidade de pagamento pode ser uma boa opção para alguns consumidores, principalmente aqueles que compram com frequência. Mas para escolher o melhor cartão é preciso conhecer as opções disponíveis, avaliando suas vantagens e desvantagens e identificando a alternativa que melhor se adapta às particularidades do consumidor.
O que são cartões co-branded e quais as vantagens
As marcas costumam investir no lançamento deste cartão com o objetivo de fidelizar clientes. Ele também traz vantagens para o consumidor, sendo de fácil aquisição, pode ser utilizado em outros estabelecimentos e é beneficial em compras realizadas nas redes parceiras. Entre as vantagens, vale destacar:
facilidade no pagamento de compras na loja emissora;
descontos especiais na loja emissora; e,
acesso a programas de pontos.
Cartões co-branded: lançamentos e destaques
Confira alguns lançamentos mais recentes de cartões co-branded do mercado brasileiro.
CVC
Lançado em março de 2021 e emitido pelo Itaucard, o cartão da CVC com bandeira Visa oferece benefícios como parcelamento em até 14x sem juros, ofertas exclusivas em destinos e programa de pontos. No programa de pontos, a quantidade acumulada poderá ser trocada por descontos em compras.
Com relação à anuidade, ela poderá ser parcelada em até 12x e o cliente pode ganhar descontos de 30% a 50% e até isenção do valor. O acesso a esses benefícios vai depender dos valores gastos no mês.
Rappi
Lançado em março de 2021 e emitido pelo Rappi Bank, o cartão tem bandeira Visa e é isento de anuidade na opção Gold. Os usuários do cartão Infinite pagam mensalidade de R$89,90, totalizando assim um custo de anuidade no valor de R$1.078,80.
Entre os benefícios, o cliente Infinite tem acesso a cashback de 5% em todas compras realizadas pelo aplicativo, sem limite mensal. Os clientes Gold têm 3% de cashback em compras no Rappi e 1% em outras compras realizadas utilizando o cartão.
Samsung
Disponível para os consumidores desde fevereiro de 2021, o cartão Samsung é emitido pelo Itaú. Com bandeira Visa Platinum, não tem cobrança de anuidade. Os benefícios são: parcelamento de produtos da Samsung em até 21x sem juros, acesso a promoções exclusivas e pontuação dobrada no programa de fidelidade.
Azul
A empresa aérea Azul também tem o seu cartão de crédito co-branded. No mercado desde 2000, é emitido pelo Itaú e está disponível nas bandeiras Visa e Mastercard. Os custos de anuidade variam de acordo com o cartão escolhido:
Azul Internacional: R$ 27,00/mês;
Azul Gold: R$ 36,50/mês;
Azul Platinum: R$ 51,33/mês; e,
Azul Infinite: R$ 100,00/mês.
Em algumas situações, o cliente consegue isenção da anuidade. Para isso os gastos mensais devem ultrapassar R$ 1.000,00 por mês para os clientes Internacional, R$ 2.000,00 por mês para clientes Gold, R$ 4.000,00 por mês para clientes Platinum e R$ 20.000,00 por mês para clientes Infinite.
Dentre os principais benefícios estão: 10% de desconto em passagens aéreas, facilidades no despacho de bagagens, acesso a salas lounge, VIP e acesso a programas de pontos exclusivos.
A Latam e a Gol Smiles também oferecem cartões de crédito co-branded aos seus clientes. Para quem viaja com frequência, é interessante conhecer e comparar as três alternativas antes de escolher.
Dafiti
No mercado desde setembro de 2020, o cartão Dafiti é emitido pelo Banco Pan. Sem cobrança de anuidade e bandeira Visa, oferece acesso exclusivo a promoções e benefícios como frete grátis e entrega mais rápida. Também permite acesso ao programa de benefícios PAN Mais, através do qual o cliente acumula pontos que podem ser trocados por produtos e outras recompensas.
Renner
O cartão Renner é emitido pela Financeira Realize CFI e está disponível nas bandeiras Visa e Mastercard. A anuidade — R$ 11,90/mês — só é cobrada nos meses em que não houver compras em lojas da rede: Renner, Ashua e Camicado. Entre os benefícios se destacam: parcelamentos exclusivos nas lojas da rede, acesso a plataforma de benefícios com descontos e cashback.
O que você precisa avaliar antes de ter um cartão co-branded
Os cartões co-branded podem ser vantajosos para os consumidores, especialmente aqueles que têm uma rotina de compras frequente. Quem viaja muito de avião pode economizar utilizando os cartões de companhias aéreas.
Entretanto, antes de adquirir e começar a utilizar cartão de crédito, o consumidor deve ter cautela, respeitando os limites do seu orçamento pessoal e evitando parcelamento de fatura, já que os juros por atraso no pagamento de faturas são elevados e podem prejudicar a saúde financeira do consumidor.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;