A escolha de algo que agrade aos mais diversos gostos é uma garantia de acertar no presente.
Dar livros de presente é uma ótima forma de estimular o hábito da leitura e mostrar seu carinho por alguém. Pode apostar em algo mais profundo, ligado às preferências da pessoa ou em um título mais conhecido, que quase todo mundo ama.
Além disso, também é uma oportunidade para aproveitar ofertas de livros e economizar. Quer acertar na escolha do próximo presente literário? Confira títulos capazes de agradar basicamente qualquer pessoa.
Romances leves e divertidos
Os romances são uma boa escolha, principalmente se forem mais leves e divertidos. Muitos podem ser lidos por qualquer idade. Nossa recomendação inclui:
Anne de Green Gables
O livro de L. M. Montgomery foi publicado em 1908 e lembra muito o clássico Pollyanna. Acompanha a jovem Anne, adotada por engano por uma família de Green Gables. A menina tem um modo alegre e diferente de ver a vida, por isso acaba conquistando todos à sua volta.
Eleanor & Park
A magia do primeiro amor: essa é a frase que resume o livro de Rainbow Rowell, publicado em 2012. Enquanto a jovem Eleanor acaba de chegar na cidade, Park é aquele que tenta passar despercebido. Com o tempo, acabam se interessando um pelo outro e decidem se permitir viver o sentimento, com toda a inocência de seus dezesseis anos.
Para todos os garotos que já amei
A coleção completa merece ser lida. Lançada em 2014, conta a história de Lara Jean, uma tímida garota do ensino médio que costumava escrever cartas para os garotos por quem se apaixonava. O que ela não esperava é que estas fossem enviadas aos destinatários e sua vida virasse de ponta cabeça.
Livros de não-ficção
Para os fãs da não-ficção, livros de autoajuda ou que contem histórias reais podem se tornar o presente perfeito. Aposte em:
Medicina dos horrores
Publicado em 2019, o livro conta a história da cirurgia no século XIX, mostrando como os procedimentos eram feitos. Plateias lotadas acompanhando tudo e a não-existência da anestesia são dois exemplos do que é narrado.
Ansiedade: como enfrentar o mal do século
Augusto Cury apresenta em seu livro a Síndrome do Pensamento Acelerado, ensina como identificar os sintomas e lidar com a ansiedade.
Suspenses perfeitos
Desvendar mistérios e ficar ansioso para chegar ao final do livro. Esse é o efeito dos suspenses. Vale a pena presentear com:
O que aconteceu com Annie
C.J. Tudor nos apresenta a Joe Thorne, que, ainda na adolescência, teve a vida marcada por uma tragédia: o desaparecimento de sua irmã de 8 anos. Anos depois, após receber um e-mail misterioso, ele retorna à sua cidade natal. Para o leitor, o desafio é desvendar o que realmente aconteceu com Annie no passado.
Assassinato no expresso oriente
A obra de Agatha Christie já passou por adaptações no cinema. Para quem ama um bom livro, irá se aventurar ao lado de Hercule Poirot para desvendar quem é o criminoso por trás do assassinato ocorrido no luxuoso trem.
Livros de ficção para refletir
Histórias de ficção também podem trazer reflexões e fazer pensar sobre os comportamentos e situações vividas pelas personagens.
Mulherzinhas
O livro de Louisa May Alcott acompanha quatro irmãs ao longo da Guerra Civil Americana, lidando com dificuldades financeiras e vendo a mãe assumir a casa. Fala do protagonismo feminino, incluindo situações cotidianas em sua narrativa.
1984
O último romance de George Orwell tem Winston como protagonista. Este vive em um Estado ditatorial controlado pelo Grande Irmão, que determina como todos devem agir e se comportar. Ao longo da narrativa, o personagem passa a questionar a sociedade e acaba no chamado “Ministério do Amor”, onde será torturado até voltar a aceitar os ideais do país em que vive.
Fantasias e distopias
Seu amigo gosta de fugir da realidade e mergulhar em mundos alternativos? As distopias e fantasias podem ser uma boa escolha:
O conto da Aia
No distópico mundo criado por Margaret Atwood as mulheres não têm direitos. Em Gilead são divididas de acordo com a função que podem ter para o Estado. Mais do que contar uma distopia, a autora gera uma reflexão sobre direitos civis, poder e liberdade.
Saga Harry Potter
O menino bruxo agrada às mais variadas faixas etárias e até hoje ocupa a lista dos mais vendidos no mundo. É uma ótima opção para quem gosta de fantasia. O leitor pode acompanhar Harry Potter desde os 11 anos, em seu primeiro ano em Hogwarts, até os 17 anos, quando finalmente enfrenta o temido Lorde Voldemort.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;