Magazine Luiza: Saiba como a empresa se tornou o maior e-commerce do Brasil durante a pandemia

Magazine Luiza: Saiba como a empresa se tornou o maior e-commerce do Brasil durante a pandemia

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Durante a pandemia, diversas lojas e marcas que tinham a maioria de sua movimentação de forma física, ficaram prejudicadas. Porém, essa não é a realidade da varejista Magazine Luiza.

Muito pelo contrário, durante os 3 semestres ao longo dessa pandemia, essa enorme potência brasileira alcançou picos nunca antes vistos dentro da empresa, fazendo com que a mesma se tornar-se a maior entidade do e-commerce nacional.


Conquistando lucros expressivos devido a seus pilares únicos, a Magalu é uma das poucas companhias que verdadeiramente cresceu nestes últimos meses, garantindo até mesmo o emprego de seus colaboradores ao longo da crise instaurada desde março de 2020.


Os pilares que seguraram uma empresa

Dentro da Magazine Luiza, os pilares culturais da empresa são o alicerce que garante a sua força. Novas categorias, entrega mais rápida, Marketplace, Magalu as a Service e crescimento exponencial são os 5 pilares que sustentam a empresa.

Sólidos como uma rocha, estes cinco fatores fizeram com que a entidade alcançasse o topo do mercado varejista brasileiro.


Em busca de novos horizontes

Em sua busca por novas e diferentes categorias, o Magalu enfatizou especialmente os produtos de mercado, fundamentais para o dia a dia da população que, por um longo tempo, teve de permanecer isolada.

No segundo trimestre do ano passado, foram vendidos mais de 3 milhões de itens desses tipos. Logo, a categoria “mercado” foi uma das líderes do e-commerce da empresa em quantidade de itens vendidos.

O sortimento do estoque cresceu e a companhia passou a comprar mercadorias diretamente com os fornecedores como Ambev, Coca-Cola, Femsa, Heineken, Unilever, entre outros. O número de marcas diferentes disponibilizadas dobrou em relação ao primeiro trimestre de 2020.


Terceiros associados

Os artigos esportivos e de moda ficaram a encargo da Netshoes, marca integrante da próprio Magazine Luiza.

A empresa foi campeã de vendas do setor de vestimentas e calçados, principalmente no período onde os clientes precisavam transferir suas atividades físicas para dentro de suas casas.

Um fenômeno semelhante também ocorreu com a parte de beleza e cuidados pessoais da Magalu, cuidada pela companhia Época Cosméticos. Entre abril e junho, a entidade registrou lucro, crescendo mais de 160% e superando a marca de 1 milhão de clientes ativos

A expansão da oferta de produtos - tanto própria quanto de terceiros relacionados – e as mudanças nos hábitos de consumo levaram a transformações internas, principalmente no campo de logística.


Praticando novas estratégias

A entidade se viu na necessidade de revisar todo o seu plano de entrega, assim como buscar por preços mais competitivos enquanto realizava entregas mais rápidas.

Graças às lojas parcialmente fechadas, a entidade jurídica acelerou sua estratégia de ship-from-store, o que fez com que 700 das mais de 1100 lojas físicas da empresa fossem convertidas em dark stores e entregassem diretamente ao cliente.

Porém, uma das maiores mudanças foi dentro do super app da Magalu, onde as operações realizadas pelos clientes da marca ficaram cada vez mais integradas.

No começo do ano passado, foi lançado o MagaluPay, uma conta digital multicanal da entidade, que permitia o pagamento tanto de produtos oferecidos pela própria quanto os ofertados pelos associados.

Em julho, uma campanha agressiva de cashback foi posta em prática, onde os clientes poderiam receber parte de seu dinheiro de volta ao comprar dentro do aplicativo da companhia. O valor retornado era diretamente depositado na conta digital do app.


Magalu B2B

Para as empresas, o Magalu conta com o MaaS (Magalu as a Service), disponibilizando uma infinidade de serviços para aqueles tem interesse em se associar a marca.

Em março, no início da pandemia, foi posto no mercado o Parceiro Magalu, um programa que permite empreendedores e pequenos vendedores se associarem a plataforma, que dará total suporte na digitalização do negócio, uma vez que seu objetivo é digitalizar o varejo brasileiro.

Inclusive, com acesso direto pelo telefone Magazine Luiza e por uma plataforma própria.

Através do MagaluPagamentos, o vendedor pode antecipar seus recebíveis automaticamente. Com isso, o serviço atingiu mais de 3 bilhões de reais desde a data do seu lançamento.

Inclusive, outro serviço que se tornou popular foi o Magalu Entregas, onde mais de 800 parceiros optaram pelo modelo de crossdocking.

no final de julho de 2020, a Magazine Luiza adquiririu marcas importantes, como a Hubsales, que a permitiu entrar no ramo de F2C (FactorytoCustomers), integrando diversos produtores dos mais variados polos industriais.

Além disso, a companhia ainda adquiriu o Canaltech, site de conteúdo tecnológico, junto a Inloco Media, o que a permitiu lançar o MagaluAds. Este novo serviço combina a geração de conteúdo junto a plataforma de venda digital. Tal solução já nasceu com mais de 80 milhões de visitantes em seu primeiro mês.


Superando todas as expectativas

Toda a operação digital da Magazine Luiza (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual, Marketplace, Site e Super app) apresentou a maior expansão durante a pandemia,182%, onde o principal destaque foi o Marketplace.

Frederico Trajano, CEO da companhia, afirma que:

“O cenário da pandemia, com suas enormes transformações, mostrou que o Magalu era a empresa mais preparada para enfrentar a crise e sair dela fortalecida[...] Tínhamos o modelo de negócios ideal e a melhor equipe.”

Ainda que tenha iniciado o período pandêmico com um prejuízo de 62,5 milhões de reais, em junho, os lucros já cobriam tal valor, alcançando mais de 93 milhões em lucro. Inclusive, no trimestre de abril a junho, a empresa lucrou impressionantes 2,2 bilhões de reais, o maior valor já registrado pela marca em um único trimestre.

Desde 2011, a Magazine Luiza é listada no Novo Mercado da B3, fazendo diversas aquisições e se consolidando cada vez mais em território nacional.

Além de contar com mais de 1150 lojas em 18 estados do país, o Magalu ainda conta com mais cinco marcas online associadas, além de milhares de vendedores em seu marketplace e um super app com 30 milhões de usuários ativos.

E ai caro leitor do blog, gostou do artigo? Quando for falar com as empresas de ecommerce seja para comprar um produto ou em busca de oportunidades, lembre-se que a Magazine Luiza pode ser a melhor das opções!

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