Durante a pandemia, diversas lojas e
marcas que tinham a maioria de sua movimentação de forma física, ficaram
prejudicadas. Porém, essa não é a realidade da varejista Magazine Luiza.
Muito pelo contrário, durante os 3
semestres ao longo dessa pandemia, essa enorme potência brasileira alcançou
picos nunca antes vistos dentro da empresa, fazendo com que a mesma se
tornar-se a maior entidade do e-commerce nacional.
Conquistando lucros expressivos devido a
seus pilares únicos, a Magalu é uma das poucas companhias que verdadeiramente
cresceu nestes últimos meses, garantindo até mesmo o emprego de seus
colaboradores ao longo da crise instaurada desde março de 2020.
Os pilares que seguraram uma
empresa
Dentro da Magazine Luiza, os pilares
culturais da empresa são o alicerce que garante a sua força. Novas categorias,
entrega mais rápida, Marketplace, Magalu as a Service e crescimento exponencial
são os 5 pilares que sustentam a empresa.
Sólidos como uma rocha, estes cinco
fatores fizeram com que a entidade alcançasse o topo do mercado varejista
brasileiro.
Em busca de novos horizontes
Em sua busca por novas e diferentes
categorias, o Magalu enfatizou especialmente os produtos de mercado,
fundamentais para o dia a dia da população que, por um longo tempo, teve de
permanecer isolada.
No segundo trimestre do ano passado,
foram vendidos mais de 3 milhões de itens desses tipos. Logo, a categoria
“mercado” foi uma das líderes do e-commerce da empresa em quantidade de itens
vendidos.
O sortimento do estoque cresceu e a
companhia passou a comprar mercadorias diretamente com os fornecedores como
Ambev, Coca-Cola, Femsa, Heineken, Unilever, entre outros. O número de marcas
diferentes disponibilizadas dobrou em relação ao primeiro trimestre de 2020.
Terceiros associados
Os artigos esportivos e de moda ficaram
a encargo da Netshoes, marca integrante da próprio Magazine Luiza.
A empresa foi campeã de vendas do setor
de vestimentas e calçados, principalmente no período onde os clientes
precisavam transferir suas atividades físicas para dentro de suas casas.
Um fenômeno semelhante também ocorreu
com a parte de beleza e cuidados pessoais da Magalu, cuidada pela companhia
Época Cosméticos. Entre abril e junho, a entidade registrou lucro, crescendo
mais de 160% e superando a marca de 1 milhão de clientes ativos
A expansão da oferta de produtos - tanto
própria quanto de terceiros relacionados – e as mudanças nos hábitos de consumo
levaram a transformações internas, principalmente no campo de logística.
Praticando novas estratégias
A entidade se viu na necessidade de
revisar todo o seu plano de entrega, assim como buscar por preços mais
competitivos enquanto realizava entregas mais rápidas.
Graças às lojas parcialmente fechadas, a
entidade jurídica acelerou sua estratégia de ship-from-store, o que fez com que 700 das mais de 1100 lojas
físicas da empresa fossem convertidas em dark
stores e entregassem
diretamente ao cliente.
Porém, uma das maiores mudanças foi
dentro do super app da Magalu, onde as operações realizadas pelos clientes da
marca ficaram cada vez mais integradas.
No começo do ano passado, foi lançado o
MagaluPay, uma conta digital multicanal da entidade, que permitia o pagamento
tanto de produtos oferecidos pela própria quanto os ofertados pelos associados.
Em julho, uma campanha agressiva de cashback foi posta em prática, onde os
clientes poderiam receber parte de seu dinheiro de volta ao comprar dentro do
aplicativo da companhia. O valor retornado era diretamente depositado na conta
digital do app.
Magalu B2B
Para as empresas, o Magalu conta com o
MaaS (Magalu as a Service), disponibilizando uma infinidade de serviços para
aqueles tem interesse em se associar a marca.
Em março, no início da pandemia, foi
posto no mercado o Parceiro Magalu, um programa que permite empreendedores e
pequenos vendedores se associarem a plataforma, que dará total suporte na
digitalização do negócio, uma vez que seu objetivo é digitalizar o varejo
brasileiro.
Inclusive, com acesso direto pelo telefone Magazine Luiza e por uma plataforma própria.
Através do MagaluPagamentos, o vendedor
pode antecipar seus recebíveis automaticamente. Com isso, o serviço atingiu
mais de 3 bilhões de reais desde a data do seu lançamento.
Inclusive, outro serviço que se tornou
popular foi o Magalu Entregas, onde mais de 800 parceiros optaram pelo modelo
de crossdocking.
no final de julho de 2020, a Magazine Luiza
adquiririu marcas importantes, como a Hubsales, que a permitiu entrar no ramo
de F2C (FactorytoCustomers), integrando diversos produtores dos mais variados polos
industriais.
Além disso, a companhia ainda adquiriu o
Canaltech, site de conteúdo tecnológico, junto a Inloco Media, o que a permitiu
lançar o MagaluAds. Este novo serviço combina a geração de conteúdo junto a
plataforma de venda digital. Tal solução já nasceu com mais de 80 milhões de
visitantes em seu primeiro mês.
Superando todas as expectativas
Toda a operação digital da Magazine
Luiza (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual, Marketplace, Site
e Super app) apresentou a maior expansão durante a pandemia,182%, onde o
principal destaque foi o Marketplace.
Frederico Trajano, CEO da companhia,
afirma que:
“O cenário da pandemia, com suas enormes
transformações, mostrou que o Magalu era a empresa mais preparada para enfrentar
a crise e sair dela fortalecida[...] Tínhamos o modelo de negócios ideal e a
melhor equipe.”
Ainda que tenha iniciado o período
pandêmico com um prejuízo de 62,5 milhões de reais, em junho, os lucros já
cobriam tal valor, alcançando mais de 93 milhões em lucro. Inclusive, no
trimestre de abril a junho, a empresa lucrou impressionantes 2,2 bilhões de
reais, o maior valor já registrado pela marca em um único trimestre.
Desde 2011, a Magazine Luiza é listada
no Novo Mercado da B3, fazendo diversas aquisições e se consolidando cada vez
mais em território nacional.
Além de contar com mais de 1150 lojas em
18 estados do país, o Magalu ainda conta com mais cinco marcas online
associadas, além de milhares de vendedores em seu marketplace e um super app
com 30 milhões de usuários ativos.
E ai caro leitor do blog, gostou do
artigo? Quando for falar com as empresas de ecommerce seja para comprar um produto ou em
busca de oportunidades, lembre-se que a Magazine Luiza pode ser a melhor das
opções!
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