O atendimento personalizado está em alta, e por isso cada vez mais empresas procuram oferecê-lo para seus clientes.
A tecnologia e a internet mudaram muito o comportamento do consumidor, uma vez que as pessoas têm acesso a qualquer informação referente a uma marca, produto ou serviço.
Isso fez com que elas se tornassem mais exigentes, e atualmente, qualidade e preço baixo não são mais os únicos fatores que pesam na decisão de compra do cliente.
É nesse momento que entra o atendimento personalizado, visto que ele traz mais flexibilidade na maneira como a empresa trata e se relaciona com os consumidores.
A marca considera a demanda de cada um de seus clientes, incluindo sua situação e características individuais, para que eles sejam atendidos da melhor maneira possível.
Isso aumenta a satisfação deles, e a partir disso começamos a compreender um pouco mais a importância de oferecer um atendimento personalizado.
A relação de compra e venda, hoje, não é mais a mesma. Portanto, uma marca que queira estar em alta no mercado, deve investir nas melhores práticas.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é atendimento personalizado, sua importância, benefícios e características.
O que é atendimento personalizado?
Atendimento personalizado é a capacidade que uma empresa tem de fazer com que cada um de seus clientes se sinta único e especial.
Trata-se de um atendimento diferenciado que agrega valor a uma marca, e faz com que um cliente prefira uma marca em detrimento de outra.
Para que uma empresa de sistema de distribuição de energia elétrica atenda de maneira personalizada, ela precisa identificar e compreender as necessidades do cliente.
É dessa forma que a companhia adapta suas soluções às expectativas dos consumidores, usando:
Os melhores recursos;
Linguagem adequada;
Formas de tratamento personalizadas;
Canais de comunicação apropriados.
A partir desse conceito, fica mais fácil entender por que o atendimento personalizado é tão importante, principalmente levando em conta as vantagens para a empresa e consumidor. É essa estratégia que vai responder aos clientes de um jeito muito mais rápido.
Tudo o que o consumidor solicita deve ser atendido prontamente, mesmo que a organização não tenha a solução naquele momento. O objetivo é fazer com que o cliente entenda que algo está sendo feito por ele.
O atendimento personalizado também é importante porque estabelece um diálogo mais amigável com o cliente.
Hoje em dia, o atendimento precisa assumir um formato mais informal, e uma forma de fazer isso é chamar o cliente pelo nome.
Quando feito pela internet, principalmente em plataformas como o Facebook, uma loja de notebook novo, por exemplo, pode usar outros elementos, como emojis e GIFs.
Todas as respostas são personalizadas, ou seja, a companhia deixa de fazer uso de respostas automáticas que tanto desagradam o consumidor moderno.
Também estamos falando de um atendimento mais empático, visto que a corporação precisa ter a capacidade de se colocar no lugar do cliente para compreender sua situação.
Com isso, uma relação mais próxima entre as duas partes é criada, além de poder prever dúvidas e questionamentos que possam surgir durante o atendimento.
Com isso, o relacionamento com o cliente melhora, algo muito importante, tendo em vista que ele é a peça-chave para o sucesso do negócio.
Se ninguém compra de uma determinada marca, então ela corre sérios riscos de ir à falência.
Uma empresa que instala tela de proteção para apartamento direciona todas as suas ações para o consumidor, já que essas elas vão impactar os resultados.
Assim, é possível construir um relacionamento saudável que encanta os clientes, pois eles percebem que são tratados de maneira diferente.
Isso gera confiança e ajuda a fidelizar o consumidor, ou seja, ele volta para comprar mais vezes.
Sem falar no fato de que ele vai comentar a respeito da marca para outras pessoas, de maneira positiva.
Agora que você já entendeu a importância do atendimento personalizado, no próximo tópico, vamos mostrar um pouco mais sobre seus aspectos.
Características do atendimento personalizado
Existem algumas características intrínsecas quando falamos de atendimento personalizado.
Portanto, se uma empresa, como uma gráfica especializada em banner informativo deseja investir nessa estratégia, precisa garantir que ela:
1. Ofereça retorno imediato
Existem muitos motivos que podem fazer com que o cliente entre em contato com o seu negócio.
Ele pode fazer uma solicitação, precisar de suporte técnico, tirar uma dúvida, fazer um elogio, registrar uma reclamação, dentre outras possibilidades.
Independente de qual seja a necessidade dele, é essencial dar um retorno imediato. Mas, lembre-se que em algumas situações, como dúvidas e problemas, as respostas não são sempre as mesmas.
Em vista disso, é necessário que a equipe de atendimento esteja pronta para situações inesperadas. Mesmo quando a companhia não tiver as respostas, é preciso encontrar uma forma de esclarecê-lo.
Caso o cliente queira saber, por exemplo, se o cordão para caneca pode ser fabricado com outro material à sua escolha, e o atendente precisar confirmar, entre em contato com ele posteriormente, em dia e horário marcados.
2. Garanta uma comunicação humanizada
Um dos aspectos que mais se destacam quando o assunto é atendimento personalizado é a forma como a marca se dirige ao seu cliente.
Ninguém gosta de se sentir apenas um número, por isso, o consumidor deseja sentir que a empresa está falando especialmente com ele.
Além de ser educado e respeitoso, o atendente precisa mostrar que é empático. É importante que você se lembre que também é um consumidor e que também não gosta de ser tratado com indiferença.
A empresa deve mostrar que entende e valoriza as necessidades do cliente e que está preocupada em atendê-las da melhor maneira possível.
As respostas não podem ser robotizadas, pois isso demonstra que a organização não tem nenhuma exclusividade para ele.
Por outro lado, uma comunicação fluida e humanizada faz a pessoa sentir que a companhia é formada por pessoas, capazes de entender suas necessidades.
3. Cultive o histórico dos clientes
Uma loja de móveis consegue oferecer um excelente atendimento personalizado para seus clientes porque ela armazena todo um histórico de informações sobre eles.
Além de melhorar seu atendimento, ela sabe quais produtos oferecer durante uma campanha. Por exemplo, aquele cliente que comprou um espelho decorativo sala de jantar pode se interessar por um aparador.
Para cultivar um histórico, o primeiro passo é fazer um cadastro dos clientes, com informações como nome, profissão, idade, endereço, dentre outras que julgar pertinentes.
Esses dados ajudam seu negócio a entender um pouco sobre as características do público. Isso é importante para se relacionar com as pessoas de maneira personalizada.
A cada vez que o cliente entrar em contato, a empresa deve registrar algumas informações, como quantidade de contatos feitos, motivo, como foi resolvido, serviços e produtos comprados, feedbacks, dentre outras.
Agora que você já sabe quais são as principais características do atendimento personalizado, no próximo tópico, vamos explicar a importância de ter um bom relacionamento com o cliente.
Importância de um bom relacionamento com o consumidor
Quando a empresa, como uma fabricante de pendente de luz, tem um bom relacionamento com seus clientes, ela consegue ser mais empática e este é um fator importante para que o consumidor perceba sua importância.
Quando ele se sente importante, sabe que pode confiar naquela marca, pois para ela, a relação entre eles é valiosa.
Portanto, mesmo que ele encontre o mesmo produto ou serviço mais barato, ele vai continuar preferindo aquela empresa onde ele realmente importa.
A partir disso, ele vai voltar a comprar, mas também vai indicar a organização para outras pessoas.
Saiba que é muito mais fácil uma pessoa falar mal de uma empresa do que bem, mas quando a propaganda boca a boca é positiva, os retornos são bem melhores.
É difícil conquistar a confiança do cliente apenas vendendo algo para ele.
A comercialização juntamente com um atendimento personalizado, tem efeitos positivos e agrega muito no relacionamento entre uma empresa de gravação de áudio para propaganda e seus clientes.
Conclusão
É desagradável quando entramos em contato com uma companhia e percebemos que a resposta que ela nos deu é a mesma para todo mundo.
A concorrência hoje em dia está acirrada e o consumidor não tem mais tempo a perder com uma marca que não se diferencia e o trata apenas como mais alguém que gere lucros.
Além de você, outras organizações disponibilizam os produtos e serviços que você vende, mas elas vão conquistar os consumidores a partir de um atendimento diferenciado.
Fazer com que o cliente se sinta único é uma forma de mostrar que seu negócio realmente se importa com ele e está disposto a ajudá-lo sempre que for necessário.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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