Criar um blog e mantê-lo requer muito mais do que força de vontade para escrever os conteúdos. É necessário ter um propósito e conseguir atrair o leitor, a fim de aumentar o número de visitantes.
Mas afinal, você sabe como fazer isso? Não? Então continue lendo esse post e descubra cinco maneiras simples de melhorar a sua visibilidade.
1. O design é muito importante
Vamos começar com o básico de um blog: o design! Ele é o responsável por atestar a identidade visual de uma empresa, bem como valorizar o conteúdo de uma página, assegurando mais credibilidade.
De modo geral, é ideal que o site seja legível, não apresenta poluição visual e siga a regra dos três cliques. Nunca ouviu falar sobre ela? Então, vamos à explicação!
A partir do momento que o visitante acessa o seu site, ele deve ser capaz de encontrar o que precisa em apenas três cliques no mouse. Isso ajuda imensamente na navegação.
Outro fator que deve ser analisado com relação ao design é o fato dele ser ou não responsivo. Você não instala um redutor de velocidade de trânsito, como a placa velocímetro, em um lugar de difícil visualização.
O mesmo acontece com a visualização de um blog! Você não vai ler um conteúdo que não se adapta a sua tela, principalmente se você utiliza smartphones e tablets.
2. Escreva conteúdos originais
Além de crime, visto que é considerado como uma violação ao direito autoral, o plágio é um grande vilão de quem deseja aumentar a visitação e melhorar a visibilidade de um blog.
Os avanços tecnológicos permitiram que as plataformas de busca, como o Google e o Yahoo!, identificassem conteúdos duplicados e ignorassem um deles.
Explicando de forma prática, se você faz um texto sobre compressor de ar odontológico muito parecido com outro já publicado, as ferramentas podem ignorar a sua produção.
Por isso, se você deseja posicionar o seu blog e aumentar o número de visitantes, é melhor colocar a mão na massa e já começar a pensar em maneiras de criar conteúdos originais!
3. Invista em técnicas de SEO
Atualmente, um dos melhores amigos dos donos de blogs é o SEO. Sigla em inglês para definir a otimização para mecanismo de busca, a utilização das técnicas permite criar um conteúdo relevante para a web e conseguir resultados de maneira orgânica.
Para realizar a criação de um conteúdo de acordo com as normas de SEO e garantir que ele tem potencial, é necessário que você siga cinco etapas. São elas:
Análise: Identificação do mercado e dos seus potenciais clientes;
Prospecção: Realização de pesquisas sobre os hábitos e as peculiaridades de pesquisas dos clientes, permitindo a definição das palavras-chaves;
Implementação: Criação e inclusão dos conteúdos, inclusive imagens e vídeos, e otimização das páginas;
Monitoramento: Avaliação dos resultados obtidos;
Ajustes: Alterações e ajustes para melhorar o posicionamento.
4. Não esqueça os backlinks
Os links internos e externos também são parte das técnicas de SEO. Porém, eles precisam ter um tópico exclusivo para que seja possível destacar a sua importância em detalhes.
Em síntese, os backlinks são responsáveis por direcionar o leitor para uma outra página, seja dentro ou fora do seu site. Ao utilizá-lo, é possível aumentar o tráfego e gerar mais autoridade para o seu site.
As ferramentas de busca consideram cada link como um voto de confiança a favor do seu conteúdo. Por isso, realizar parcerias com outros sites pode ser muito relevante.
Imagine que você vende ilhós para lona e desenvolveu um conteúdo sobre o acessório. Você pode entrar em contato com uma empresa que trabalha com a cobertura e realizar uma troca de divulgação.
A criação de uma rede de links que direcionam um leitor para a sua página pode fazer toda a diferença a curtos, médios e longos prazos!
5. Use as redes sociais
Que tal divulgar o seu blog nas redes sociais? Um levantamento realizado pela Hootsuite (2019) aponta que mais de 4 bilhões de pessoas utilizam a internet. Destes, mais de 3 bilhões são usuários ativos nesses meios de comunicação e interação.
Você pode utilizá-las de diversas maneiras, inclusive para redirecionar o usuário para uma de suas publicações. Utilize as redes sociais como uma forma de atrair o leitor, atiçando a curiosidade dele para que vá até o blog.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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