Já sonhou em abrir um negócio, mas não tem dinheiro para tirá-lo do papel? Se a resposta for “sim”, sabia que você consegue vender sem ao menos ter uma sede fixa? Isso começou a ser possível com a implementação do e-commerce como uma forma de consumo.
Os meios digitais otimizaram a vida das pessoas e abriram margens até para pequenos empreendedores começarem a caminhar para o sucesso. Resumidamente, a prática consiste em uma transação comercial feita exclusivamente pela internet, por meio de computadores, smartphones, tablets, etc.
É importante citar que o baixo investimento inicial e a facilidade de colocar os seus produtos na mídia, não significa que você pode vender qualquer coisa, a qualquer momento e de qualquer jeito, visto que é obrigatório cumprir a legislação.
Por exemplo, se você possui um e-commerce destinado para a venda de pistola pulverizadora de pintura, é obrigatório que você divulgue as informações com clareza, ofereça suporte para o cliente durante a compra e assegure o direito de arrependimento, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) para compras online.
Desde que você saiba projetá-la e divulgá-la da maneira correta, a loja digital pode assegurar uma série de vantagens. Quer saber quais são elas? Então, continue lendo essa publicação!
1. Facilidade de ponta a ponta
Existe algo melhor do que fazer as compras sem precisar sair do conforto do seu lar? É claro que não! O e-commerce assegura praticidade para o consumidor, que pode pesquisar, se informar e comprar pela internet.
Além disso, a prática permite que a própria empresa possa criar e divulgar anúncios de maneira mais rápida, bem como analisar os resultados das estratégias de marketing por meio do gerenciamento das plataformas utilizadas.
2. Inexistência de fronteiras
Já ouviu falar que a internet quebrou as barreiras geográficas? Sem dúvidas, essa é a premissa básica do e-commerce, que não limita as vendas para as pessoas que vão até a loja física. Isso porque ela permite vender em âmbito nacional e internacional.
Entretanto, é necessário ter muito cuidado nesse ponto… Se você abre uma loja digital de locação de tendas para eventos, mas só atua em determinada região do Brasil, você precisa deixar isso especificado e legível para o seu cliente.
Agora, se você é daqueles que deseja realizar vendas para o exterior, é necessário conhecer as regulamentações para isso. No Mercosul, por exemplo, esse tipo de comércio é mais facilitado do que para outros países do mundo.
3. Funcionamento 24 horas por dia
Não são só as barreiras geográficas que foram eliminadas com o investimento no e-commerce. Nele, você pode realizar vendas 24 horas por dia, sete dias da semana. Parece um sonho, mas não é!
O comércio eletrônico supre a urgência do comprador ao mesmo tempo que evita que a empresa perca uma venda por estar fechada ou não ter um vendedor disponível para atender o telefone!
4. Integração com outras plataformas
Assim que o e-commerce surgiu, ele foi classificado como algo positivo para otimizar as vendas, mas negativo para estabelecer um relacionamento com o cliente. Porém, com o avanço da tecnologia, isso já está sendo contornado.
Pense em uma empresa de eletroduto flexível corrugado. Antigamente, se você abrisse um e-commerce para vender o produto, dificilmente teria outro meio de realizar contato. Hoje em dia, já é possível aproximar o público, disponibilizando redes sociais e canais de atendimento.
Uma loja virtual que também investe nas redes sociais consegue atrair mais a atenção do público. Não só isso, ela é capaz de fidelizá-lo, o que fará toda a diferença para as vendas!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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