Hoje em dia, realmente existem muitas estratégias de marketing, e surgem novas opções todos os dias. Mas se tem uma tática que não é “apenas mais uma”, é a do Inbound Marketing, uma das estratégias mais importantes e promissoras do mundo.
De fato, empresas de todos os países, algumas das quais são as maiores marcas em seu segmento ou nicho de mercado, simplesmente têm se voltado cada vez mais para esse tipo de marketing, mudando radicalmente sua relação com o público.
Um dos aspectos mais disruptivos em tudo isso é o fato de que o Inbound tem uma sinergia enorme com as novas gerações. São as famosas Gerações Y e Z, de pessoas nascidas de meados de 1980 e dos anos 2000 para cá, respectivamente.
Realmente, se uma dessas pessoas precisa de um serviço popular como banho e tosa delivery, ou mesmo de uma solução industrial para o trabalho, o modo como elas vão procurar a melhor opção é consideravelmente diferente de antigamente.
Antes, o marketing que mais operava no mundo era o de tipo Outbound, que é o oposto do Inbound. No Outbound, as marcas batiam forte em seus próprios diferenciais, focando pontos como preço, prazos e “promoções malucas”.
Hoje o foco recai totalmente no público, e não mais na marca ou na solução que ela oferece. É claro que o Outbound continua funcionando, e ainda pode ser visto na televisão, no rádio, em panfletos distribuídos nas ruas por aí, sem problemas.
Mas cada vez mais o Inbound é visto como a opção do futuro, que já chegou). Seguindo a lógica: o foco recai sobre o cliente e não sobre a marca, justamente porque essas pessoas são mais informadas, conectadas e exigentes do que antes.
Ou seja, a revolução que a computação, a internet e a telefonia recente trouxe ao mundo, mudou totalmente nossa maneira de fazer de marketing. O que significa dizer que o modo como as marcas lidam com seu público-alvo é outro.
Atualmente, se um negócio quer vender algo específico como calendário com espaço para escrever, o primeiro passo que precisa é gerar conteúdos gratuitos e de qualidade. Assim ele vai agregar valor ao público, que na hora de comprar vai lembrar-se da marca.
São os artigos de blogs, o e-mail, as lives, os e-books e tantas outras formas que se popularizaram, conforme aprofundado adiante. Mas este é o grande segredo: atrair clientes em potencial, e estreitar relações com aqueles que já conhecem a marca.
Aí é que entram os grandes benefícios de aplicar o Inbound Marketing. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo os conceitos principais e as dicas mais práticas da área.
O mais bacana é que essas diretrizes servem para qualquer segmento, seja na hora de vender máquinas industriais ou alugar uma sala de reunião pequena. Então, para desfrutar de tudo isso, basta seguir adiante na leitura.
1. O alinhamento com as novas gerações
Como vimos, uma das maiores vantagens do Inbound é que ele simplesmente está alinhado com as novas gerações. No fundo, ele se insere naquilo que se convencionou chamar de marketing de conteúdo, ou content marketing, em inglês.
É no conteúdo que está o grande tesouro das maiores marcas do mundo. Um exemplo que deixa isso bastante claro é o do storytelling: grandes marcas já não vendem apenas uma solução, um produto ou serviço qualquer, elas contam uma história.
Tem sido cada vez mais comum ver marcas de computadores, de operadoras de celular, de roupas esportivas e até de refrigerantes, comunicando verdadeiras filosofias de vida. O que se entende é que os clientes já não são movidos apenas pela emoção.
Ou seja, eles buscam razões para acreditar em algo, e sua marca precisa provar que ela é digna dessa confiança, seja para vender um celular novo, um wobbler display (material de comunicação visual) ou a viagem dos sonhos.
Essa sinergia ou alinhamento com as novas gerações torna o Inbound Marketing não apenas importante, como também profundamente promissor. Hoje se fala tanto em sustentabilidade financeira, e no fundo ele pode trazer isso.
Então, quem consegue ver seu negócio não somente no curto prazo, mas também no médio e longo prazo, precisa começar a pensar seriamente no Inbound e melhorar suas estratégias na hora de desenvolver a posição da marca no mercado.
2. A sinergia com qualquer marca
Quem trabalha na área sabe que nem toda estratégia de marketing é indicada para qualquer empresa, ou para qualquer momento de uma marca. Por exemplo, alguns tipos de comunicação para um negócio que não tenha loja física.
Afinal, ninguém vai pagar por uma fachada nova se o seu negócio for 100% online. Existem ainda muitos exemplos que poderiam ser dados. Como um banner de loja em relação a um e-commerce (embora ele possa ser muito útil em um estabelecimento presencial).
Seja como for, o Inbound Marketing ficou mundialmente conhecido por poder acompanhar qualquer tipo de marca, de qualquer segmento ou nicho do mercado.
Além disso, ele não tem barreiras quanto a orçamentos, e também pode enriquecer qualquer etapa de um bom funil de vendas, como ainda veremos adiante.
O fato é que, essa sinergia com toda e qualquer marca torna a estratégia do Inbound ou do marketing de conteúdo como um todo, algo realmente diferenciado e único.
3. Uma das estratégias mais econômicas
Todo mundo sabe que, antigamente, só as maiores empresas tinham chance de aparecer na televisão e no rádio. Para sair no horário nobre então, eram questões de milhões de reais para uma simples campanha ou peça publicitária.
Hoje já se sabe que o marketing digital mudou esse cenário. Mesmo para fazer o Outbound dentro dele (como é o caso dos links patrocinados, dos famosos motores de busca), a ferramenta é muito mais democrática e acessível.
Porém, existe uma alternativa ainda mais acessível e viável, que é justamente o Inbound. Na verdade, se você tem uma gráfica, é possível criar um blog e escrever sobre seu portfólio, aprofundando soluções como banner informativo.
Provavelmente você não teria grandes investimentos para fazer isso, a não ser o tempo de parar para sentar e escrever bons artigos. Com o tempo, isso poderia trazer um resultado incrível, tornando sua marca uma referência nacional na área.
Depois, o mesmo estilo de Inbound Marketing pode se disseminar, por meio de vários formatos, tais como:
E-mail marketing;
Redes sociais;
E-books;
Landing pages;
Checklists;
Newsletters;
Infográficos.
Ou seja, sempre que as pessoas tiverem dúvidas técnicas sobre um segmento ou nicho de mercado igual ao seu, elas vão acabar caindo no seu blog, nas suas mídias sociais e nos demais portais que a internet permite atualmente.
O mais bacana é que o fato de o Inbound ser democrático e econômico, não quer dizer que não seja possível impulsioná-lo. Ao lado do crescimento orgânico, dá para fazer anúncios e acelerar ainda mais esse crescimento.
4. Como ele aprofunda o funil de vendas
Se você busca a excelência nos seus resultados comerciais, e sabe da importância de um bom funil de vendas, então o Inbound Marketing é para você.
Muitas empresas ainda têm dificuldades na hora de fazer a ponte entre o marketing e o comercial, sem saber como exatamente captar leads, fazer a prospecção e correr para o fechamento.
A vantagem do Inbound e do marketing de conteúdo como um todo é que ele torna esse processo mais claro. O funil de vendas pode ser dividido do seguinte modo:
Conscientização: geração de conteúdo;
Descoberta: geração de leads;
Avaliação: qualificação de leads;
Fechamento: conversão do cliente;
Fidelização: pós-venda e afins.
O mais incrível é que o Inbound pode funcionar muito bem em todas as etapas. Se a empresa vende Tela de proteção para apartamento, conteúdos do blog podem captar leads. Depois, as landing pages ajudam a qualificá-los.
Após o fechamento e a conquista do cliente, ele pode continuar consumindo conteúdos seus, até como modo de se fidelizar. Por exemplo, o e-mail marketing, em forma de newsletters, pode ajudar nisso.
5. Público alvo e considerações finais
Ainda podemos falar de mais um benefício interessante que o Inbound Marketing traz como nenhuma outra estratégia da atualidade.
Tem a ver com sua relação com o público-alvo. Na verdade, hoje as marcas usam o termo “persona”, e lidam com dois ou três perfis semi fictícios de cliente ideal.
Se uma gráfica imprime rótulos em inglês, ela não vai se perguntar apenas a faixa etária do seu público, o poder aquisitivo e o gênero. Ela vai muito além, tentando entender como alguém hoje em dia contrata esse serviço.
Então investiga-se quais redes sociais o cliente ideal utiliza, que tipo de conteúdo consome, como absorve notícias e novidades, o que faz nas horas vagas, e daí em diante. Ora, esse é o grande esforço do próprio Inbound.
Deste modo, a relação do Inbound Marketing com a persona da marca é muito mais profunda, revelando outra grande vantagem dessa estratégia. Isso deixa claro como as dicas dadas acima podem mudar a realidade de qualquer empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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