6‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌tornar‌ ‌seu‌ ‌texto‌ ‌mais‌ ‌atrativo‌

6‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌tornar‌ ‌seu‌ ‌texto‌ ‌mais‌ ‌atrativo‌

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São muitos os esforços e as estratégias de marketing que uma empresa pode assumir hoje em dia, sobretudo na internet. Um dos mais importantes, porém, ainda é o de saber escrever um texto atrativo, que engaje o público-alvo.

De fato, em uma época em que as multimídias têm tanta relevância, isso pode acabar passando batido. A frase “uma imagem diz mais que mil palavras” nunca fez tanto sentido, e hoje o vídeo já substituiu a foto, na verdade.

Ainda assim, é preciso lembrar que mesmo no caso das ações publicitárias de multimídia, há um texto como base por baixo daquilo. Portanto, a palavra escrita continua sendo fundamental para a comunicação assertiva.

Isso é verdade no sentido mais prático, como na hora de fazer uma gravação de áudio para propaganda, onde com certeza vai haver um roteiro/script escrito. Assim como é verdadeiro em sentido mais amplo, ligado à semiótica e afins.

Sem entrar em questões muito técnicas, hoje a ciência e a academia desenvolvem vários estudos no sentido de compreender a importância central da palavra escrita no nosso processo de aprendizagem. O marketing só reaproveita tudo isso.

Se a palavra é tão importante, como utilizá-la para impactar o público-alvo de determinada marca? No fundo, as redes sociais, os motores de busca, os marketplaces e a maioria das plataformas dependem disso.

Mesmo as mídias sociais voltadas para fotos, só o que fazem é avançar o cliente pelo funil de vendas, até o momento que ele esteja maduro para conteúdos de maior fôlego, tais como:

  • Blog posts;

  • Artigos ou matérias;

  • Checklists;

  • E-books e manuais;

  • Infográficos;

  • Planilhas.

Isso vale tanto para segmentos mais técnicos e nichados, como setores industriais, quanto para produtos mais populares, como uma cortina com alça de tecido (no caso da venda no atacado, por exemplo, para os lojistas que vão revender o material).

No caso de blogs, que é o que vamos focar aqui, a palavra escrita se torna absolutamente indispensável. Porém, não pode ser uma escrita qualquer ou dificilmente o leitor vai chegar até o fim ou se engajar com seus conteúdos.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo os principais conceitos da área e as 6 melhores dicas para você tornar todos os seus textos muito mais atrativos. Para isso, basta seguir adiante na leitura.

1. O que é esse tal de engajamento?

Vivemos a era do marketing de conteúdo, por isso a primeira grande dica para tornar um texto muito mais atrativo é entender o que isso significa. Para isso, você precisa compreender as regras do jogo.

No fundo, o engajamento nada mais é do que conseguir criar uma conexão com o seu público. Só que isso não pode ser feito de modo genérico: você precisa tratar cada cliente como se ele fosse único.

Aí é que entram as famosas Gerações Y e Z, das pessoas nascidas de meados dos anos 1980 e 2000 para cá. Hoje, quando elas buscam por algo como uma assistência técnica em tablet, o que elas querem é um atendimento customizado.

Sendo assim, tudo precisa ser personalizado para elas. Portanto, em vez de investir na prospecção ativa e explicitamente comercial, você cria conteúdos gratuitos, originais e de qualidade, que agreguem valor ao público, e assim você atende sua expectativa.

Isso é marketing de conteúdo, e o coração dele é um blog bem feito. Só é possível engajar o público quando se entende que hoje as pessoas são muito mais críticas, informadas e exigentes do que antes.

Por isso, é que elas buscam uma experiência marcante, que começa pelas pesquisas que elas fazem, investigando primeiro seu blog e suas redes sociais, para só depois decidir comprar de você.

2. Como entender meu público-alvo?

O primeiro passo para entender o seu público-alvo, é compreender que esse conceito está superado. Não que ele seja inútil, mas é apenas o começo do processo, que depois precisa evoluir para a noção de persona do público.

Imagine que você está conversando com uma pessoa, só que você não a entende a fundo, não sabe nada sobre as convicções dela, os sonhos dela, suas expectativas e suas dores.

A conversa vai ser ruim ou, no mínimo, estranha. Ora, o mesmo vale para quando você vai fazer negócios, e falar sobre algo como um projeto de loja de roupa, que certamente significa um sonho para o cliente que vai montar a loja.

Para superar esse problema enquanto você escreve seus textos/artigos de blog, é preciso montar dois ou três perfis semifictícios com base em sua persona. Eles precisam ser detalhistas, ao ponto de terem nome e até foto de alguém real.

As perguntas que ajudam nesse esforço são:

  • Quem é o meu cliente ideal?

  • Onde, afinal, eu posso encontrá-lo?

  • Que lugares ele mais frequenta?

  • Quais redes sociais ele mais utiliza?

  • Quais músicas e quais filmes o atraem?

  • Como ele consome notícias e novidades?

  • O que ele faz nas suas horas vagas?

  • O que adora que uma marca faça por ele?

  • O que odeia que ocorra na negociação?

Isso vai muito além de simplesmente fazer um fichário com idade, gênero, profissão e poder aquisitivo dos clientes em potencial. Daí a diferença entre público-alvo e persona.

Além do mais, isso serve para qualquer segmento, e mesmo para vendas consultivas de pessoa jurídica. 

Afinal, por trás de uma negociação sempre existe um ser humano, seja para vender máquinas industriais ou um calendário com espaço para escrever.

Tenha certeza: quando seus textos forem escritos com base na persona, eles vão se tornar muito mais atrativos, assertivos e com um alto poder de engajar e converter.

3. Dominando começo, meio e fim

A alma de um texto é compreender sua persona. Assim, mesmo que cometa um ou outro errinho técnico, ele pode passar batido, ao passo que o mais perfeito dos textos, se for desconectado da persona, será realmente inútil.

Dito isto, é preciso pensar em termos práticos (e técnicos também), como o começo, meio e fim do seu artigo. Na escola a maioria aprende que toda redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão, e isso é verdadeiro.

Uma dica de ouro para fazer isso é ter domínio claro de onde você quer chegar, antes mesmo de começar. Não basta dominar o assunto, é preciso fazer um esboço. Vai falar sobre banner de loja, como seria essa estruturação?

Você poderia contextualizar a importância da comunicação visual nos dias de hoje, depois desenvolver como o banner traz vantagens e benefícios para qualquer estabelecimento, e finalizar com os diferenciais da sua empresa.

4. Sobre a escaneabilidade da página

Depois do trabalho de estruturar o texto, que tal aproveitar isso para pensar no layout da página e na experiência de leitura do visitante?

“Escaneabilidade” é o modo como sua página aparece aos olhos do leitor, antes mesmo de ele começar a ler. Por isso, tudo precisa estar em seu devido lugar, e o conjunto precisa ser agradável e convidativo.

Para isso, algumas dicas incríveis são:

  • Dividir o texto em títulos (H1, H2, H3);

  • Utilizar listas enumeradas e tópicos;

  • Inserir imagens bem definidas;

  • Usar parágrafos curtos e frases curtas.

Na verdade, antes de ler um texto inteiro, seja um blog post ou um e-mail, a maioria das pessoas costuma dar essa “escaneada” na página. Se o layout está bacana, já é um convite bem maior para o conteúdo que está ali.

5. Encantando por meio da storytelling

A famosa storytelling nada mais é do que a aplicação de técnicas de escrita de livros, filmes e até jogos em textos de marketing e publicidade.

Um modo diferenciado de fazer isso é aplicando elementos da jornada do herói ao seu artigo. Assim, em vez de simplesmente escrever algo técnico, pare para contar uma história, e aplique essa estrutura universal, que toca a todos nós.

Por exemplo, em vez de falar apenas do produto, como um flyer digital, conte um pouco da história dos fundadores, como eles enfrentaram barreiras e obstáculos para chegar ali, quem fez o papel de mentor no meio do caminho até o sucesso.

Tudo isso tem um poder incrível de fazer o público se conectar com o que está lendo.

6. O poder dos CTAs e considerações finais

Call to Actions são as “Chamadas para Ação”. Acredite, muitas vezes seu leitor não está interagindo, curtindo, comentando ou mesmo compartilhando por que você simplesmente não pediu isso, nem o lembrou ao fim do texto.

O segredo de um bom CTA é ser imperativo, mas sem perder o horizonte de que o cliente precisa ter a impressão de que fez o que quis. “Clique aqui” e “Participe agora” podem funcionar, mas se houver um “bônus” é ainda melhor.

Por exemplo, na área de impressão de calendário de mesa, crie um material gratuito para ele se aprofundar no assunto. Aí utilize o CTA com um botão de “Baixe seu e-book”.

Esse tipo de interatividade resume bem tudo o que dissemos até aqui. De fato, criar um texto mais atrativo pode melhorar a imagem e os resultados de qualquer empresa. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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