Sem dúvidas, muitas pessoas já criaram um blog, mas poucas conseguiram fazer com que ele fosse para frente. Isso acontece com muita frequência devido ao fato de que muitos pensam que é só criar um conteúdo, publicar e pronto. Porém, as coisas não funcionam assim…
Quer saber como manter ou melhorar a qualidade do seu blog, mas não sabe por onde começar? Então, confira cinco dicas fáceis para alcançar o sucesso lendo esse post!
1. Estude os seus concorrentes
Analisar minuciosamente o blog da concorrência é um fator muito importante, mas poucas vezes realizado. Muitos não fazem por orgulho, acreditando veemente que é capaz de fazer algo melhor sem precisar de nenhuma pesquisa prévia, o que é um completo erro!
O estudo dos concorrentes é caracterizado como uma importante estratégia de marketing, tão fundamental quanto o próprio conteúdo. Com ele, você consegue identificar os padrões utilizados, os temas propostos e, o melhor, as lacunas deixadas.
Essas informações são altamente relevantes para melhorar o posicionamento do seu blog de maneira orgânica, principalmente se você atua em um segmento de grande concorrência, como com a fabricação e comercialização de embalagem pet.
2. Realize pesquisas de palavra-chave
Você sabe o que é uma palavra-chave? Explicando de maneira simples, ela refere-se aos termos que resumem o tema principal de um texto. Normalmente, elas são divididas em subcategorias. São elas:
Short tail: Termos genéricos e abrangentes, com alta concorrência;
Middle tail: Temos mais específicos e com concorrência menos acirrada;
Long tail: Termos com menor volume de busca, mas que garantem mais tráfego e conversão.
Quer um exemplo prático de como fazer essas definições? Vamos lá… A palavra “pote” é muito genérica, sendo considerada uma short tail. Enquanto isso, se você pesquisa por “pote biodegradável” já está sendo um pouco mais específico, alcançando uma middle.
A última está relacionada a detalhes ainda maiores, que devem incluir os termos da middle tail com informações extras, como: “de 200ml”, “da cor verde”, “com tampa”, “para alimentos”, etc.
3. Produza conteúdos relevantes
Depois que você já analisou os seus concorrentes e definiu as suas palavras-chave, é o momento de colocar a mão na massa e produzir os conteúdos! E aí você precisa ter um pouco mais de atenção…
Inicialmente, é essencial que você saiba que NUNCA deve copiar o conteúdo de um outro blog! Os conteúdos considerados plágio violam os direitos autorais, ou seja, são classificados como crime, bem como ignorados pelas plataformas de busca, impedindo o posicionamento.
Depois de saber isso, você tem que entender a importância de utilizar as técnicas de otimização para mecanismo de busca. Popularmente conhecida pela sigla SEO, a estratégia permite criar um conteúdo mais relevante e com alto potencial.
Além do tópico base que é a utilização de palavras-chaves, ele exige o emprego de palavras de transição, mínimo de palavras, negrito, backlinks, tamanho do título e da meta-descrição, etc.
4. Mantenha um calendário de publicações
Não adianta nada você publicar um conteúdo hoje, um amanhã e o próximo só daqui três meses. Pense em um blog como a rede social de uma marca famosa de roupas. Se ela não compartilhar as suas coleções no tempo certo, nunca irá vender.
Por isso, é ideal que você mantenha um calendário de publicações, com posts diários, semanais ou mensais. Ah, se puder, tente seguir sempre o primeiro, visto que a frequência pode interferir diretamente no posicionamento!
Em outras palavras, as ferramentas de busca, especialmente o Google, que é a mais famosa delas, caracterizam as atualizações constantes como algo muito bom, dando mais credibilidade para o seu blog.
5. Não esqueça de avaliar o funcionamento
Um eletroduto flexível corrugado não irá para o mercado se não passar por rigorosos testes de qualidade. Um site pode até ir, mas você nunca conseguirá melhorar a qualidade dele se não focar também na parte técnica.
Para que um blog possa funcionar, não basta apenas entender a concorrência, utilizar as palavras-chaves corretas, ter um bom conteúdo e uma periodicidade. Ele precisa ser atrativo e funcional.
As dicas para garantir isso são bem simples… A primeira é optar por um design charmoso, sem muita poluição visual. A segunda é garantir que tudo esteja a três cliques no mouse. A terceira é que ele seja responsivo. A quarta é que ele seja rápido… Viu como é fácil melhorar a qualidade do seu blog?
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.
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