10 passos para desenvolver um site responsivo para sua marca

10 passos para desenvolver um site responsivo para sua marca

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Há alguns anos, não poderíamos imaginar o potencial da internet. Mas, hoje, já conseguimos navegar pela web por meio de dispositivos móveis. Daí a importância de ter um site responsivo, com capacidade para navegar em diferentes telas.


Para termos uma ideia, mais de 40% da população mundial tem acesso à internet por intermédio de aparelhos móveis, como smartphones e tablets. Só no Brasil, cerca de 79% das pessoas têm celular, segundo dados do IBGE.


Só com esses números já entendemos o porquê é importante ter um site que permite a navegação nos celulares. 


Afinal, se não acompanharmos essa tendência, vamos acabar ficando de fora do mundo web. Portanto, não dá mais para fugir da responsividade.


Entende-se como “design responsivo” a técnica de programação que permite às páginas a capacidade de se adaptar, em diferentes tamanhos de telas, reorganizando o conteúdo, seja ele de imagens ou simplificação do menu.


Até mesmo um banner informativo na web deve ser responsivo.


Mas, como investir nisso? O artigo de hoje trouxe alguns passos para desenvolver um site responsivo para a sua marca, e fazer com que a sua empresa acompanhe as inovações tecnológicas. 


Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura.

1 - Decida que é o momento da mudança

Se você tem um site, blog ou até mesmo uma landing page com design convencional, é o momento decidir se você realmente quer investir em uma página responsiva. 


Muitas vezes, podemos ter medo dessa mudança, ainda mais porque dá um medo de perder todo o trabalho que você já fez. Mas, calma.


Introduzir o design responsivo em um site convencional é algo bastante possível e você não precisa descartar todo o conteúdo produzido.


Inclusive, dá para aproveitar aquele flyer digital que você fez com tanto carinho.

2 - Monitore o tráfego do seu site

Olhar para a quantidade de visitantes do seu site é uma maneira de projetar o seu design responsivo.


Afinal de contas, é preciso ter uma média do seu tráfego orgânico, para verificar as especificações da plataforma de hospedagem.


Quando você transforma o seu site em responsivo, o tráfego tende a aumentar muito. Faça um teste e compare as estatísticas de quando a sua página não era responsiva.

3 - Busque inspiração em outros sites

Se você tem dúvidas de como fazer o design responsivo da sua página, uma dica é buscar inspirações em outros sites. Isso te ajuda a visualizar melhor como ficará o desenho do seu conteúdo.


É a mesma lógica quando vamos produzir um wobbler display. É inevitável buscar referências, justamente para ter uma base sobre o que fazer e como fazer.


No caso do design responsivo, vale a pena observar quais sites oferecem uma melhor experiência de leitura em diferentes dispositivos. 


Busque se inspirar em páginas em que você não precisa ficar dando zoom ou scroll para conferir as informações.


O ideal é que o conteúdo seja facilmente visualizado, sem que o leitor tenha que ficar mexendo muito na tela do celular.

4 - Utilize as ferramentas certas de web design

Para criar um site responsivo, é necessário usar algumas ferramentas de web design.


Hoje em dia, é possível encontrar vários recursos na internet, inclusive com preços bastante acessíveis para que todas as empresas consigam aproveitar um plano.


Mesmo que você não tenha conhecimento em web design, dá para encontrar aplicativos intuitivos, que te ajudam a formular um site adequado para a sua loja de material de construção, por exemplo.


No entanto, caso você tenha dúvidas de como usar as ferramentas, busque ajuda profissional para não correr riscos de comprometer a usabilidade do seu site.

5 - Busque por orientação profissional

Se você definitivamente não se sente preparado(a) para fazer o seu site responsivo por conta própria, o melhor é procurar por orientação profissional. 


Afinal de contas, os especialistas têm experiência em como realizar esse serviço.


Na contratação do profissional web designer, é importante transmitir quais os valores da empresa. 


Por exemplo, se você tem um estabelecimento de banho e tosa delivery, fale sobre os diferenciais do seu negócio. Isso irá ajudar o designer a formular a “cara” do seu site.


Além disso, converse com o profissional sobre as necessidades da sua marca, as características do seu público e mostre algumas referências. Tudo isso será fundamental para a montagem do seu site responsivo.

6 - Tenha cuidado com a velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento é uma das coisas que mais impacta na experiência de navegação dos usuários, principalmente, nos dispositivos móveis. 


Por isso, é interessante buscar formas de diminuir cada vez mais o tempo que a página leva para carregar.


A dica é que o seu carregamento não demore mais de 2 segundos. Isso vale para todo conteúdo do seu site, seja na parte do blog, no contato de uma assistência técnica em tablet, por exemplo, ou qualquer outra seção.

7 - Evite colocar muitos efeitos

Os efeitos nos sites são atrativos para o acesso em desktop, mas podem comprometer muito o carregamento nos dispositivos móveis.


Por esse motivo, no momento de desenvolver a sua página, verifique se realmente todos aqueles efeitos são necessários e serão apreciados pelos visitantes.


Às vezes, aquela premissa do “mais é menos” vale muito mais a pena.

8 - Use imagens flexíveis

As imagens também podem prejudicar um pouco a experiência de navegação dos usuários nos dispositivos móveis. 


Por isso, quando se trata de desenhar um site adaptável, nada de usar o mesmo arquivo que você manda para impressão digital A3, por exemplo.


Prefira imagens mais leves ou que possam ser carregadas em qualquer dispositivo. 


Além disso, evite definir uma altura e largura fixa, pois no design responsivo, o ideal é que o documento se adapte aos diferentes tamanhos.


A melhor maneira de escolher os arquivos certos é por meio das medidas fluidas. Elas vêm dimensionadas em porcentagens, assim, as imagens se adaptam automaticamente ao tamanho da tela em que ela vai carregar.


Você pode adaptar aquele documento que você usou para fazer a impressão de calendário de mesa para as medidas fluidas. 


Caso tenha dúvidas, peça para o web designer adaptar seus arquivos.

9 - Preste atenção na legibilidade dos textos

Não é segredo para ninguém que a tela dos dispositivos móveis são menores do que os desktops. 


Então, é fundamental ter cuidado com a questão da legibilidade dos textos, já que os leitores podem ter dificuldade de visualização.


O recomendável é colocar os textos em 16px, para evitar que o usuário tenha que dar zoom na tela o tempo todo. Além disso, outras dicas são:


  • Opte por frases mais curtas e objetivas;

  • Usar cores sóbrias;

  • Destacar somente alguns pontos do texto;

  • Dar preferência por letras não serifadas.


É importante manter a identidade visual da marca. Sendo assim, busque usar as mesmas fontes dos demais materiais de marketing, bem como as cores. 


Isso cria uma padronização da comunicação, que é algo essencial para o reconhecimento da empresa.


No entanto, assim como no caso dos efeitos, a premissa do menos é mais vale por aqui também. O ideal é usar, no máximo, duas fontes, já que as tipografias diferentes podem comprometer o carregamento do site e até mesmo a legibilidade.

10 - Tenha um menu fácil de navegar

No design responsivo, o menu do seu site não pode ser muito cheio de informações, já que o usuário pode ter dificuldade em encontrar exatamente aquilo que procura.


É preciso ressaltar que o comportamento do internauta é um pouco diferente nos smartphones e tablets, pois eles estão em busca de algo mais objetivo e simples.


Se necessário, faça algumas adaptações no seu menu, para disponibilizar as páginas com maior porcentagem de tráfego orgânico, como a tela inicial e o contato.


Caso você tenha um blog, coloque um recurso para que os usuários possam procurar os textos no site.


Assim, eles não precisam ficar rolando a tela até encontrarem o conteúdo ideal, basta digitar uma palavra e pronto.

Conclusão

Desenvolver um site responsivo não é um “bicho de sete cabeças” como muitas pessoas acreditam.


Ao contrário, é um processo bastante simples, ainda mais com a grande quantidade de ferramentas disponíveis na internet.


Entretanto, é claro que contar com a ajuda de um profissional fará com que a sua página se destaque da concorrência. 


Por isso, se você estiver inseguro de fazer sozinho, não hesite em procurar um web designer.


No final das contas, você vai perceber que ter um site responsivo é uma das melhores decisões para a sua marca. Até porque o número de pessoas com celulares só tende a crescer e é necessário acompanhar as novas tendências tecnológicas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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