Uma companhia que deseja desenvolver um relacionamento com uma outra empresa pode ter diversas vantagens, e com essas medidas as duas marcas obtêm maior facilidade para atingir os seus objetivos.
Conseguir ganhar maior visibilidade e, por consequência, aumentar o número de clientes é fundamental para que um estabelecimento tenha o sucesso que almeja no seu segmento.
Mas para que isso seja possível, é indispensável criar estratégias, e ter um planejamento adequado para traçar um caminho a ser seguido, e que poderá fazer toda a diferença nesse processo.
Assim como um anel de compromisso folheado a ouro simboliza o relacionamento entre duas pessoas, pensar em uma parceria comercial pode ser uma ótima oportunidade de construir uma base sólida para um crescimento sustentável.
Essa decisão pode ser ainda mais relevante quando se pensa que os clientes estão cada vez mais exigentes, e que a união entre dois estabelecimentos do mercado pode juntar expertises importantes para o êxito de ambos.
Dessa forma, desenvolver uma relação que pode auxiliar duas marcas a se manterem mais competitivas e atualizadas é uma maneira de potencializar os benefícios e os retornos para os dois lados.
De qualquer modo, saber se preparar para selecionar um parceiro de negócios é fundamental para estabelecer uma relação duradoura, e que realmente traga os objetivos desejados com maior efetividade.
Para quem tem um blog e quer fazer com que ele cresça, é indispensável conhecer melhor sobre o assunto, para que seja possível atingir essa meta e desfrutar de vantagens no crescimento profissional.
Se você já estava pensando no assunto e quer entender melhor o quanto uma parceria comercial pode ajudar o seu negócio, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.
Como as parcerias se tornaram uma estratégia das empresas?
O mercado comporta uma infinidade de segmentos. Isso ocorre porque a demanda pelos mais diversos produtos ou serviços surge constantemente, e novas frentes de atuação não param de surgir.
Para que uma marca possa se manter competitiva, é fundamental que ela acompanhe o seu público, e seja capaz de atender à demanda que ele apresenta com o passar do tempo.
Uma fabricante de cosméticos que produz uma linha de batons e que queira ampliar a sua atuação sabe que, em algum momento, precisará desenvolver novos produtos, como um creme rejuvenescimento do rosto.
No entanto, nem sempre é tão simples desbravar novos horizontes comerciais. É preciso realizar diversos estudos de mercado, conhecer concorrentes, entender as preferências do público, encontrar fornecedores, etc.
De fato, é preciso adquirir muitos conhecimentos para ter sucesso nesse processo e, a partir disso, os empresários começaram a se perguntar quais são os melhores meios de conquistar os seus objetivos sem que eles sejam tão desafiadores.
Assim, surgem as parcerias comerciais, conhecidas também como uma relação ganha-ganha. Elas se tratam da junção comercial de duas ou mais empresas, com o intuito de impulsionar projetos e atingir metas com maior facilidade.
Para que uma parceria comercial possa ser eficiente para os dois lados, é fundamental que exista uma sinergia entre eles, assim como se faz necessário ter um alinhamento de cultura e de visão empresarial, para que os retornos sejam positivos.
De um modo geral, essa relação tem como base garantir que uma empresa atenda bem aos seus clientes. Nesse caso, quando ela percebe uma maior procura do público por um vinho frutado branco, por exemplo, ela precisará suprir esses pedidos.
Depois disso, ela deverá avaliar uma série de pontos, sendo um dos principais a viabilidade de começar essa produção ou de encontrar um estabelecimento com experiência na área e que queira desenvolver uma parceria.
Em geral, esse tipo de decisão favorece os dois lados: enquanto a fábrica aumenta a sua produção e o seu faturamento, a empresa consegue atender ao cliente e conquistar novos consumidores para os seus produtos que acabaram de ser lançados.
Por isso, fazer uma parceria comercial se tornou a meta de várias companhias, trazendo vantagens interessantes para os dois lados.
Marketing digital: parcerias entre blogs e sites
Engana-se quem pensa que as parcerias só podem ser realizadas por estabelecimentos físicos. Muito pelo contrário. Com o crescimento do marketing digital, vários blogs e sites encontraram uma maneira de atuar em conjunto.
Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para potencializar os resultados obtidos para o blog, que podem ser o aumento de visualizações, o crescimento de vendas e até o da visibilidade e autoridade da página. Essas ações são:
Guest Post;
Banners;
Sorteios;
Cupons de desconto.
Dois blogs podem decidir firmar uma parceria para que eles consigam atingir um crescimento sustentável, de maneira que um possa contribuir de modo positivo para o outro.
Assim, uma das possibilidades é investir no Guest Post, que nada mais é que a publicação de um conteúdo na página da empresa parceira. É fundamental que ele leve bons conhecimentos, e que faça com que os leitores queiram conhecer a sua página.
Tal como o uso de banner impressão digital pode contribuir para levar mais pessoas para um determinado estabelecimento físico, o banner virtual pode ser inserido no site do parceiro para que mais pessoas o vejam e cliquem para ir até o seu blog.
Os sorteios também são uma estratégia que pode trazer benefícios múltiplos para blogs parceiros. Em geral, eles podem ser utilizados para atingir diferentes metas, e incluir até mesmo ações que unam mais empresas na parceria.
Um exemplo disso pode ser o de dois blogs que, para trazer mais leitores para as suas páginas, decidam realizar um contato com um restaurante que ofereça mini hambúrguer artesanal, sorteando um jantar para um dos visitantes da página.
Com isso, não apenas os blogs conseguem mais acessos e leads, como também o próprio restaurante ganha na divulgação do seu espaço, atraindo quem deseja conhecer o seu produto, mesmo que não tenha ganhado o sorteio.
Outra possibilidade é disponibilizar cupons de desconto. Um blog com dicas de artesanato que queira crescer pode desenvolver uma parceria com uma loja que venda lembrancinha de maternidade menino, oferecendo um menor preço para quem imprimir o cupom no site.
Ao investir em ações como essas, é possível que as páginas que estão atuando em conjunto possam ter melhorias significativas nos seus resultados, além de obterem vários benefícios para o seu blog.
Os benefícios das parcerias para blogs
Se você tem um blog e reconhece que as parcerias podem ser fundamentais para o crescimento da sua página, saber melhor quais são as vantagens desse tipo de ação pode fazer com que você tome essa iniciativa o quanto antes. Veja algumas delas a seguir.
1. Conquista de novos leitores/clientes
Um blog que firma uma parceria com outro site pode conseguir aumentar o seu número de visitantes, garantindo que a página se desenvolva e se torne uma referência na internet.
Isso acontece porque mais pessoas passam a ter conhecimento da página, e ao se deparar com conteúdos relevantes, elas se tornaram leitoras fiéis do blog.
2. Aumento dos lucros
A página que consegue ter um grande número de acessos mensais se torna uma possibilidade de investimentos muito mais interessante para outros tipos de negócios.
Um blog que fale sobre esportes, por exemplo, pode ser contatado por um estabelecimento especializado em aula de ballet criativa, que certamente gostará de fazer um anúncio na página, conquistando novos alunos com essa ação de marketing.
Isso faz com que o blog passe a obter lucros, graças às suas parcerias comerciais.
3. Expansão do público
Um blog com parceiros de diferentes localidades consegue ser visto com maior facilidade por pessoas de várias regiões do país, e até mesmo do mundo.
Sendo assim, uma das vantagens de ter parceiros no marketing digital é justamente a de aumentar o público, conseguindo se expandir geograficamente e potencializando a sua autoridade na internet com maior eficiência.
4. Amplia as suas linhas de divulgação
Quando o blog consegue atingir um bom número de acessos graças às ações dos seus parceiros, ele se torna também um canal de divulgação para várias outras marcas.
Assim, o crescimento da página atrai ainda mais empresas interessadas em firmar parcerias comerciais, com o intuito de crescer e aumentar o faturamento para os dois lados.
Um blog de moda que já possui uma parceria com uma determinada marca de roupas pode, por exemplo, receber uma proposta para falar sobre mochilas, carteiras e pasta com bolsa interna, o que vai complementar o seu conteúdo de forma especial.
Com isso, tanto o parceiro consegue vender mais itens, como o blog consegue melhorar as suas postagens, atrair mais leitores e conquistar uma nova fonte de renda com esse parceiro de negócios.
Esses são apenas alguns dos benefícios que o trabalho conjunto entre empresas, sites e blogs pode oferecer para o crescimento de uma página.
Por isso, não deixe de desbravar essa possibilidade o quanto antes, e alcance o sucesso desejado para o seu blog na internet por meio das parcerias firmadas com outros sites.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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