Os benefícios do e-commerce já não são mais novidade. O modelo, cuja tradução significa “comércio eletrônico”, tem aumentado a cada dia, tornando-se uma ferramenta essencial para qualquer empresa no mercado atualmente.
Por exemplo, um restaurante de hambúrguer artesanal diferente pode aumentar imensamente suas vendas com a utilização de ferramentas online.
Inclusive, o comércio varejista teve que se adaptar ao seu próprio mercado nos últimos anos.
Com o crescimento da tecnologia, inúmeras empresas tiveram que se adequar a abrir versões virtuais de seus negócios, para alcançar um nicho relevante do mercado que segue em um aumento desenfreado.
Somente no ano de 2020, o e-commerce teve um salto de 47%, o maior dos últimos 20 anos de acordo com a pesquisa da Ebit|Nielsen. Um mercado que já faturava boa parte do lucro do mercado, agora se consolida como uma força ainda maior.
Utilizar a internet como um canal de vendas e relacionamento com os clientes é uma das estratégias mais lucrativas dos últimos tempos, por isso, o ideal para qualquer empresa, independentemente do porte, é estar inserida no ambiente digital.
Hoje em dia, estar fora da internet faz você perder um imenso mercado. Afinal, até mesmo um serviço de banho e tosa delivery pode aumentar suas conversões simplesmente possuindo um catálogo de serviços online.
Afinal, o que é e-commerce?
Apesar de a pergunta parecer óbvia, uma grande quantidade de pessoas ainda confundem os conceitos de e-commerce com lojas virtuais. Embora as lojas virtuais possam fazer parte do conceito do e-commerce, este primeiro é muito mais amplo.
Dentre os canais de vendas disponíveis, podemos citar também:
Marketplace;
E-mail marketing;
Redes sociais;
Rede de afiliados.
Antigamente, a única forma de consumir era indo até uma loja.
Até que no começo da década de 1980, Michael Aldrich criou o “shopping online”, uma plataforma de processamento de transações entre empresas e consumidores, que se iniciou com serviços de telefone e catálogos.
Com o boom da internet nos anos 90, o comércio virtual começou a existir, ainda que de forma modesta.
Quanto mais as pessoas iam se familiarizando com o novo contexto de um mundo com internet, mais o e-commerce se solidificou como uma das principais formas de negociação entre empresas e entre consumidores.
Hoje em dia, até mesmo uma clínica veterinária popular possui serviços online à venda, para que você consiga agilizar o atendimento.
Quais as vantagens de um e-commerce?
O comércio online tem aberto uma grande variedade de opções, permitindo um avanço no empreendedorismo e na inovação. Isso porque muitas pessoas vêem as qualidades que tornam o e-commerce tão atrativo, identificando seus principais benefícios:
1. Facilidade para começar
Quando um empreendedor decide dar o primeiro passo, muitas vezes a quantidade de gasto e burocracia para abrir um espaço físico pode desanimar. Entretanto, o mundo online é muito mais rápido e dinâmico.
Uma loja de estética e beleza pode escolher um modelo de loja online já montada e poderá começar a registrar seus cremes de rejuvenescimento do rosto para vender.
Ao escolher uma plataforma para seu e-commerce, você pode procurar um template gratuito na internet para facilitar seu processo. Em seguida, basta registrar os produtos que pretende vender e iniciar quase imediatamente.
2. Mais informações sobre os produtos
A quantidade de informação que um produto apresenta em uma loja física é limitada.
Essa restrição não se aplica ao e-commerce. Isso porque em um ambiente de loja virtual, você tem liberdade para criar uma descrição precisa e detalhada, com todas as informações necessárias.
Aproveite para caprichar no conteúdo visual também. Uma vez que o cliente não pode ver ou tocar no produto, coloque imagens de todos os ângulos com zoom para que ele possa identificar cada pequeno detalhe antes de tomar a decisão de compra.
3. Baixo investimento
O investimento para abertura de um e-commerce é muito menor do que o necessário para a abertura de uma loja física. Por isso, muitos acabam optando por essa modalidade para não serem obrigados a agir na informalidade.
Uma loja de saco de dormir para bebê não precisa de toda a estrutura necessária para um ambiente físico, gastando, assim, muito menos com o investimento inicial.
Os custos necessários para manter uma loja virtual funcionando podem ser pagos rapidamente, sendo um investimento baixo e de compensação rápida.
Portanto, para um empreendedor que não tem muito capital inicial para a abertura, pode ser uma excelente opção.
4. Sem limites de horário de funcionamento
Diferente de uma loja física, o e-commerce funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Por se tratar de um processo automatizado, não há limite de horário ou de dia para que um cliente consiga consumir seus produtos.
Isso significa que você nunca perderá uma venda por estar com a loja fechada, o que impacta não só suas vendas, como também as ações de marketing, que não precisam pensar no horário de funcionamento para divulgar ações e eventos especiais dentro da loja.
5. Ambiente seguro
Um cliente terá muito mais confiança de comprar em um local em que se sente seguro. Em lojas físicas, isso vai muito além de colocar um segurança na porta.
Elementos como iluminação, estrutura, móveis e pessoal podem ser fatores que farão um consumidor optar por comprar ou desistir da compra em uma loja física.
Em um site, a maior preocupação vem no formato de segurança digital. Existem uma série de certificados que podem atestar a confiabilidade de seu site, todos de aquisição gratuita. Além disso, basta ter um bom design e começar a vender diretamente.
Uma fábrica de peças plásticas que possui um estabelecimento físico, também pode vender seus produtos com muito mais segurança em seu próprio site, por exemplo.
A economia em segurança é compensada e muito no formato digital, uma vez que um site seguro é mais fácil de controlar que um ambiente físico.
6. Infraestrutura simplificada
Outra das grandes vantagens do e-commerce é que não há necessidade de contratar uma equipe extensa para realizar as atividades da loja. Um comércio físico precisa de uma série de elementos como:
Aluguel;
Móveis;
Estandes;
Mostruários.
Já o e-commerce possui uma estrutura muito mais enxuta, podendo até mesmo eliminar a necessidade de um estoque, se você conseguir uma boa parceria com seu fornecedor.
Até mesmo uma clínica geral particular pode ocupar menos espaço se todo o pré-atendimento for feito online, deixando apenas o momento da consulta para o presencial.
7. Uso de gatilhos mentais
Uma das técnicas de vendas mais utilizadas por e-commerces é a utilização do gatilho mental de sensação de urgência. As vendas na internet propiciam a utilização dessa técnica de várias formas.
Inicialmente, é possível destacar a quantidade existente em estoque de um determinado produto. Com isso, o cliente já se sentirá com mais vontade de comprar, para evitar que o estoque se esgote antes de tomar a decisão.
Além disso, é possível criar promoções especiais e colocar um relógio de contagem regressiva, gerando a vontade de aproveitar a oferta antes que ela acabe em seus consumidores.
Principalmente em datas comemorativas, onde há um senso de urgência em adquirir um produto, oferecer um frete que se comprometa a entregar antes do prazo pode acabar conquistando uma gama muito maior de clientes.
8. Mais flexibilidade
No e-commerce, você tem muito mais liberdade para explorar nichos e mercados. É possível alcançar diversos tipos de clientes diferentes, afunilando seus produtos conforme a saída dos mais vendidos.
Isso não impede que você consiga nichar seus produtos e depois aumentar seu leque de opções. Uma vez que os custos de manutenção da loja são baixos, é possível se permitir experimentar.
9. Maior alcance de público
Não existem fronteiras na internet. A única limitação que sua empresa tem para vender produtos é até onde as empresas transportadoras conseguem entregar, e em alguns casos isso significa no mundo inteiro.
Com esse tipo de acesso, você consegue ampliar seu público em uma escala global, permitindo que diversos clientes ao redor do mundo consumam com tranquilidade e recebam seus produtos sem nenhum problema.
Pessoas no mundo inteiro podem comprar seu espelho decorativo sala de jantar, sendo necessário que sua loja online se responsabilize por entregar o produto com segurança.
A internet também permite que você crie franquias em outros países, uma vez que o investimento seguirá o mesmo padrão, só que usando a rede de distribuição do outro local.
Com isso, seus lucros podem aumentar progressivamente, principalmente em países com moedas mais fortes que o real. Apenas se atente para as regras nacionais e internacionais de vendas online, para evitar qualquer contratempo que sua loja possa vir a ter no futuro.
10. Conquista de feedbacks
Um dos motivos que mais atrai clientes é a confiança. Portanto, uma das principais vantagens do e-commerce é a possibilidade de registrar o feedback de seus clientes.
Esse tipo de ação acaba atraindo novos consumidores, além de passar uma imagem de confiança para a empresa.
Trata-se de um recurso simples, entretanto, é importante compreender que o feedback só será positivo em caso de um bom trabalho. Por isso, garanta sempre o melhor tipo de serviço para conquistar feedbacks que impulsionarão sua empresa.
Hoje em dia, a importância de um e-commerce é fundamental para a economia nacional, uma vez que este mercado em constante crescimento é o futuro do comércio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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