Marketing de defensores: como fazer?

Marketing de defensores: como fazer?

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Marketing de defensores: como fazer? 10 6 99
Você já ouviu falar em marketing de defensores e em como ele está sendo importante
para as marcas? Se você ainda não conhece essa estratégia, saiba que ela pode proporcionar ótimos resultados para sua empresa e vamos falar sobre como fazer isso!
Nos últimos anos ocorreu uma grande mudança o hábito de consumo das pessoas, já que elas passaram a comprar de forma online. Se, no começo, utilizar site de vendas online era uma novidade que despertava muitas incertezas e dúvidas, hoje se tornou algo comum e até preferível para muitos consumidores.
Mas, a finalização da compra é apenas uma das etapas do funil de vendas. Após a compra, esses clientes precisam ser fidelizados e muitos deles podem ser considerados como defensores.
Um cliente defensor de marca é aquele que possui um alto engajamento e interação nas redes sociais, por exemplo. Ele faz isso porque teve uma ótima experiência com a marca e se identifica com ela. 
Você sabe se a sua marca possui defensores e quem são esses consumidores? E se eles existem e você sabe quem são, o que você faz para que eles compartilhem suas experiências positivas? E aí que entra o marketing de defensores.
Continue a leitura para saber mais sobre o que é o marketing de defensores e como você pode aplicá-lo! Confira!

O que é o marketing de defensores e quais são suas vantagens

Antes de saber como fazer marketing de defensores, você precisa saber o é essa estratégia
e quais são as suas vantagens. De forma resumida, esse tipo de marketing é baseado no famoso “boca a boca”.
Antes da popularização da internet, principalmente com empresas menores, o principal marketing a ser feito era conquistar clientes para que eles fizessem
recomendações para outras pessoas.
Hoje em dia, o compartilhamento de experiências e comentários positivos de uma marca pode ganhar grandes proporções devido à internet, já que estamos vivendo uma era onde as pessoas estão nas redes sociais e fazem questão de fazer avaliações das empresas.
O papel do marketing de defensores é fazer com que clientes satisfeitos com as marcas compartilhem a sua opinião sobre elas, o que atingirá outras pessoas e,
consequentemente, servirá como um incentivo para novos clientes. 
As principais vantagens do marketing de defensores são:
  • Captura de leads qualificados – já que eles terão um interesse maior na marca;
  • Dicas sobre melhorias para sua marca – pois os defensores vão opinar sobre isso;
  • Avaliações positivas;
  • Feedback dos produtos e serviços;

Como fazer o marketing de defensores

Para executar o marketing de defensores normalmente é necessário criar um Programa de Defensores da Marca, que funciona como um tipo de comunidade online e exclusiva para os clientes engajados. 


Veja a seguir algumas dicas para iniciar suas estratégia: 

Saiba quem os defensores da sua marca

A primeira coisa que você precisa fazer é saber quem são os defensores da sua marca. É necessário saber a satisfação dos seus clientes e isso pode ser feito através de
pesquisas e avaliações de satisfação. 


Sabe quando você finaliza alguma compra e se depara com uma pesquisa de satisfação como: “De 0 a 10 qual a chance de você recomendar nossa marca para algum amigo?”. Os clientes que selecionaram 9 ou 10 serão os defensores da sua marca. 


Você também pode perguntar para o seu time de vendas e atendimento ao cliente ou
conferindo os comentários nas redes sociais e até mesmo no Google Meu Negócio, caso sua marca esteja cadastrada.
Inventive o engajamento
Para que o marketing de defensores consiga obter bons resultados, é necessário entregar valor para os clientes da sua marca para que eles retribuam de forma natural. 
Quando falamos em engajar significa que o seu negócio precisa encantar seus clientes e você poderá gerar valor de diferentes formas. 
Uma boa opção é entregando material exclusivo para a sua comunidade online de clientes, como dicas, e-books, etc. Além disso, você também pode oferecer promoções e benefícios exclusivos para seus defensores. 

Faça a mobilização dos defensores

Depois de engajar seus clientes, você precisará começar a pedir que eles façam algo pela sua marca, como compartilhar alguma novidade nas redes sociais, indicar novos
clientes, disponibilizar depoimentos, etc. 
Provavelmente isso será simples de fazer, já que a sua marca entregou valor e os
defensores se sentirão como parte do seu negócio, realizando o que você pedir de forma natural e de boa vontade.

Continue a conquistar seus clientes

Mesmo depois que seus defensores façam o que a sua marca pedir, é fundamental que eles continuem se sentindo especiais para sua empresa, porque eles realmente são. 
Se possível, envie brindes para seus melhores clientes, os destaque nas redes sociais e em seu site (depoimentos com fotos), envie agradecimento do CEO, solicite suas
opiniões, entre outras ações, sempre pensando em fazer com que eles sintam-se
importantes para o seu negócio. 

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre o marketing de defensores, a sua importância para marcas e como fazê-lo, está na hora de colocar nossas dicas em prática para
incentivar que seus melhores clientes. 


Lembre-se de que eles são defensores da sua marca porque estão satisfeitos com ela e, por esse motivo, é muito importante que você continue a agregar valor e a oferecer a melhor experiência possível para seus clientes. 

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