Você já ouviu falar em marketing de defensores e em como ele está sendo importante
para as marcas? Se você ainda não conhece essa estratégia, saiba que ela pode proporcionar ótimos resultados para sua empresa e vamos falar sobre como fazer isso!
Nos últimos anos ocorreu uma grande mudança o hábito de consumo das pessoas, já
que elas passaram a comprar de forma online. Se, no começo, utilizar site de vendas
online era uma novidade que despertava muitas incertezas e dúvidas, hoje se tornou
algo comum e até preferível para muitos consumidores.
Mas, a finalização da compra é apenas uma das etapas do funil de vendas. Após a
compra, esses clientes precisam ser fidelizados e muitos deles podem ser
considerados como defensores.
Um cliente defensor de marca é aquele que possui um alto engajamento e interação
nas redes sociais, por exemplo. Ele faz isso porque teve uma ótima experiência com
a marca e se identifica com ela.
Você sabe se a sua marca possui defensores e quem são esses consumidores? E
se eles existem e você sabe quem são, o que você faz para que eles compartilhem
suas experiências positivas? E aí que entra o marketing de defensores.
Continue a leitura para saber mais sobre o que é o marketing de defensores e como
você pode aplicá-lo! Confira!
O que é o marketing de defensores e quais são suas vantagens
Antes de saber como fazer marketing de defensores, você precisa saber o é essa estratégia
e quais são as suas vantagens. De forma resumida, esse tipo de marketing é baseado no famoso “boca a boca”.
e quais são as suas vantagens. De forma resumida, esse tipo de marketing é baseado no famoso “boca a boca”.
Antes da popularização da internet, principalmente com empresas menores,
o principal marketing a ser feito era conquistar clientes para que eles fizessem
recomendações para outras pessoas.
recomendações para outras pessoas.
Hoje em dia, o compartilhamento de experiências e comentários positivos de uma
marca pode ganhar grandes proporções devido à internet, já que estamos vivendo
uma era onde as pessoas estão nas redes sociais e fazem questão de fazer
avaliações das empresas.
O papel do marketing de defensores é fazer com que clientes satisfeitos com
as marcas compartilhem a sua opinião sobre elas, o que atingirá outras pessoas e,
consequentemente, servirá como um incentivo para novos clientes.
consequentemente, servirá como um incentivo para novos clientes.
As principais vantagens do marketing de defensores são:
- Captura de leads qualificados – já que eles terão um interesse maior na marca;
- Dicas sobre melhorias para sua marca – pois os defensores vão opinar sobre isso;
- Avaliações positivas;
- Feedback dos produtos e serviços;
Como fazer o marketing de defensores
Para executar o marketing de defensores normalmente é necessário criar um
Programa de Defensores da Marca, que funciona como um tipo de comunidade
online e exclusiva para os clientes engajados.
Veja a seguir algumas dicas para iniciar suas estratégia:
Saiba quem os defensores da sua marca
A primeira coisa que você precisa fazer é saber quem são os defensores da sua marca.
É necessário saber a satisfação dos seus clientes e isso pode ser feito através de
pesquisas e avaliações de satisfação.
pesquisas e avaliações de satisfação.
Sabe quando você finaliza alguma compra e se depara com uma pesquisa de
satisfação como: “De 0 a 10 qual a chance de você recomendar nossa marca para
algum amigo?”. Os clientes que selecionaram 9 ou 10 serão os defensores da
sua marca.
Você também pode perguntar para o seu time de vendas e atendimento ao cliente ou
conferindo os comentários nas redes sociais e até mesmo no Google Meu Negócio, caso sua marca esteja cadastrada.
conferindo os comentários nas redes sociais e até mesmo no Google Meu Negócio, caso sua marca esteja cadastrada.
Inventive o engajamento
Para que o marketing de defensores consiga obter bons resultados, é necessário
entregar valor para os clientes da sua marca para que eles retribuam de forma natural.
Quando falamos em engajar significa que o seu negócio precisa encantar seus
clientes e você poderá gerar valor de diferentes formas.
Uma boa opção é entregando material exclusivo para a sua comunidade online de
clientes, como dicas, e-books, etc. Além disso, você também pode oferecer promoções
e benefícios exclusivos para seus defensores.
Faça a mobilização dos defensores
Depois de engajar seus clientes, você precisará começar a pedir que eles façam algo
pela sua marca, como compartilhar alguma novidade nas redes sociais, indicar novos
clientes, disponibilizar depoimentos, etc.
clientes, disponibilizar depoimentos, etc.
Provavelmente isso será simples de fazer, já que a sua marca entregou valor e os
defensores se sentirão como parte do seu negócio, realizando o que você pedir de forma natural e de boa vontade.
defensores se sentirão como parte do seu negócio, realizando o que você pedir de forma natural e de boa vontade.
Continue a conquistar seus clientes
Mesmo depois que seus defensores façam o que a sua marca pedir, é fundamental
que eles continuem se sentindo especiais para sua empresa, porque eles realmente
são.
Se possível, envie brindes para seus melhores clientes, os destaque nas redes sociais
e em seu site (depoimentos com fotos), envie agradecimento do CEO, solicite suas
opiniões, entre outras ações, sempre pensando em fazer com que eles sintam-se
importantes para o seu negócio.
opiniões, entre outras ações, sempre pensando em fazer com que eles sintam-se
importantes para o seu negócio.
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre o marketing de defensores, a sua importância
para marcas e como fazê-lo, está na hora de colocar nossas dicas em prática para
incentivar que seus melhores clientes.
incentivar que seus melhores clientes.
Lembre-se de que eles são defensores da sua marca porque estão satisfeitos com
ela e, por esse motivo, é muito importante que você continue a agregar valor e a
oferecer a melhor experiência possível para seus clientes.
0 comentários:
Postar um comentário
ATENÇÃO: Caso esteja com dificuldades com seu blog, abra um tópico no Fórum de Ajuda do Blogger que nós iremos te ajudar a resolver.
Os comentários passam por um sistema de moderação. Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com pedidos de parceria;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;