Conheça o impacto da tecnologia no e-commerce

Conheça o impacto da tecnologia no e-commerce

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E-commerce (comércio eletrônico) é a definição para as transações de negócios que ocorrem no ambiente virtual. Esse setor cresce cada vez mais com o passar do tempo, e essa expansão tem como principal motivo o fato da internet proporcionar um espaço de oportunidades para qualquer negócio.

O comércio eletrônico teve um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, a expectativa é que em 2019 o crescimento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen.

Aliado a isso, a tecnologia deu um grande salto e colocou o comércio eletrônico em um outro patamar. Com a popularização dos smartphones as pessoas estão constantemente conectadas, o que facilita o alcance das empresas e sua divulgação.

Essa é a função do marketing digital! Utilizar estratégias online para alcançar o público-alvo do seu negócio. Considerando isso, preparamos este conteúdo explicado alguns conceitos do marketing digital para que possa aplicá-lo em seu negócio. Acompanhe!



Conheça os principais conceitos do marketing digital

Com a tecnologia digitalizando tudo, era uma questão de tempo até que as ações de marketing também fossem afetadas. Se antigamente as pessoas precisavam ir ao shopping center fazer compras, hoje tudo é feito pela internet.

O marketing digital substituiu os meios de comunicação tradicionais, como tv’s, rádios e revistas, para muitos segmentos. O e-commerce já acontece na internet, e é natural que a sua divulgação seja feita por lá também.

O marketing digital pode ser considerado um universo especializado e com os próprios termos. Por isso, existem diversos aspectos a serem destacados, pois ao entendê-los, sua estratégia pode ser elaborada com mais assertividade. São eles:

Persona

O marketing digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis criados se baseando em consumidores reais e que representam um comprador ideal. Dessa forma, é possível criar campanhas segmentadas e com uma comunicação mais assertiva.

Para exemplificar, imagine que você trabalha com aluguel de máquinas para obras. O perfil da pessoa que procura por uma betoneira, máquina e corte a laser, máquina de solda, serra e etc, é bem específico, não é mesmo?

O marketing digital trabalha especificamente com esse público e possibilita uma comunicação mais eficiente, pois entender sua persona é a melhor forma de estabelecer uma boa comunicação com ela.

Lead e funil de vendas

Um lead se refere a uma nova oportunidade de negócio. Geralmente são contatos que deixam informações pessoais em troca de algum conteúdo fornecido pela sua empresa.

Então, se você já pesquisou sobre algum assunto, como um local que vende baú refrigerado e para que serve, aquela mensagem que aparece para cadastrar seu e-mail e nome em troca do conteúdo te transformou em um lead daquele segmento.

O funil de vendas se refere às etapas do processo de compra. Em outras palavras, todo o percurso que o consumidor tem, desde a identificação de um problema, até considerar a
compra e decidir efetuá-la, o potencial cliente está incluso no funil.

Landing Pages e SEO

As páginas focadas totalmente em conversão de leads são chamadas de landing pages. O seu objetivo é oferecer algum conteúdo de valor em troca de informações de contato do usuário. É uma das formas mais utilizadas para a captação de novos leads.

SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para os mecanismos de busca. São diversas ações estratégicas que visam melhorar o posicionamento do site, aumentando consequentemente o tráfego vindo da busca orgânica feita nos buscadores.

Impulsione as vendas do seu e-commerce

Ter clareza sobre cada tópico descrito é importante para a elaboração de uma boa estratégia de marketing digital. Ao longo deste conteúdo falamos sobre a aplicação da tecnologia nos negócios virtuais e a forma como reflete no marketing digital. O que achou das nossas informações?

Para começar, é importante entender claramente o segmento da sua empresa, tanto em relação aos produtos quanto os consumidores, para assim, iniciar o planejamento estratégico da sua campanha de marketing digital.

Isso porque, por mais que essas ações online consigam diminuir as distâncias existentes entre cliente e empresa, as marcas precisam ter total conhecimento do mercado que atuam para que com essa informação consiga estabelecer uma comunicação adequada.

Por fim, com uma boa estratégia é possível atingir um número maior de potenciais clientes e, consequentemente, alavancar as vendas do seu e-commerce, tudo devido ao bom uso dos recursos existentes na sua estratégia de marketing digital e a tecnologia.

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