E-commerce
(comércio eletrônico) é a definição para as transações de negócios que ocorrem
no ambiente virtual. Esse setor cresce cada vez mais com o passar do tempo, e
essa expansão tem como principal motivo o fato da internet proporcionar um
espaço de oportunidades para qualquer negócio.
O comércio
eletrônico teve um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, a expectativa é que
em 2019 o crescimento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados
divulgados pela Ebit/Nielsen.
Aliado a isso, a
tecnologia deu um grande salto e colocou o comércio eletrônico em um outro
patamar. Com a popularização dos smartphones as pessoas estão constantemente
conectadas, o que facilita o alcance das empresas e sua divulgação.
Essa é a função do
marketing digital! Utilizar estratégias online para alcançar o público-alvo do
seu negócio. Considerando isso, preparamos este conteúdo explicado alguns
conceitos do marketing digital para que possa aplicá-lo em seu negócio.
Acompanhe!
Conheça
os principais conceitos do marketing digital
Com a tecnologia
digitalizando tudo, era uma questão de tempo até que as ações de marketing
também fossem afetadas. Se antigamente as pessoas precisavam ir ao shopping
center fazer compras, hoje tudo é feito pela internet.
O marketing digital
substituiu os meios de comunicação tradicionais, como tv’s, rádios e revistas,
para muitos segmentos. O e-commerce já acontece na internet, e é natural que a
sua divulgação seja feita por lá também.
O marketing digital
pode ser considerado um universo especializado e com os próprios termos. Por
isso, existem diversos aspectos a serem destacados, pois ao entendê-los, sua
estratégia pode ser elaborada com mais assertividade. São eles:
Persona
O marketing digital
trabalha com o conceito de personas, que são perfis criados se baseando em
consumidores reais e que representam um comprador ideal. Dessa forma, é
possível criar campanhas segmentadas e com uma comunicação mais assertiva.
Para exemplificar,
imagine que você trabalha com aluguel de máquinas para obras. O perfil da
pessoa que procura por uma betoneira, máquina e corte a laser, máquina de solda, serra e
etc, é bem específico, não é mesmo?
O marketing digital
trabalha especificamente com esse público e possibilita uma comunicação mais
eficiente, pois entender sua persona é a melhor forma de estabelecer uma boa
comunicação com ela.
Lead e
funil de vendas
Um lead se refere a
uma nova oportunidade de negócio. Geralmente são contatos que deixam
informações pessoais em troca de algum conteúdo fornecido pela sua empresa.
Então, se você já
pesquisou sobre algum assunto, como um local que vende baú refrigerado e para que
serve, aquela mensagem que aparece para cadastrar seu e-mail e nome em troca do
conteúdo te transformou em um lead daquele segmento.
O funil de vendas
se refere às etapas do processo de compra. Em outras palavras, todo o percurso
que o consumidor tem, desde a identificação de um problema, até considerar a
compra e decidir
efetuá-la, o potencial cliente está incluso no funil.
Landing
Pages e SEO
As páginas focadas
totalmente em conversão de leads são chamadas de landing pages. O seu objetivo
é oferecer algum conteúdo de valor em troca de informações de contato do
usuário. É uma das formas mais utilizadas para a captação de novos leads.
SEO (Search Engine
Optimization) é a otimização para os mecanismos de busca. São diversas ações
estratégicas que visam melhorar o posicionamento do site, aumentando
consequentemente o tráfego vindo da busca orgânica feita nos buscadores.
Impulsione
as vendas do seu e-commerce
Ter clareza sobre
cada tópico descrito é importante para a elaboração de uma boa estratégia de
marketing digital. Ao longo deste conteúdo falamos sobre a aplicação da
tecnologia nos negócios virtuais e a forma como reflete no marketing digital. O
que achou das nossas informações?
Para começar, é
importante entender claramente o segmento da sua empresa, tanto em relação aos
produtos quanto os consumidores, para assim, iniciar o planejamento estratégico
da sua campanha de marketing digital.
Isso porque, por
mais que essas ações online consigam diminuir as distâncias existentes entre
cliente e empresa, as marcas precisam ter total conhecimento do mercado que
atuam para que com essa informação consiga estabelecer uma comunicação
adequada.
Por fim, com uma
boa estratégia é possível atingir um número maior de potenciais clientes e,
consequentemente, alavancar as vendas do seu e-commerce, tudo devido ao bom uso
dos recursos existentes na sua estratégia de marketing digital e a tecnologia.
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