Então estás a desenhar um logótipo. Parece ser
uma tarefa bastante fácil, certo? Desenha um círculo, escreve o nome da empresa
e já está (ouvi literalmente um designer sugerir esse processo).
Infelizmente, se você realmente vale o
dinheiro que o cliente está lhe pagando, há muito mais do que isso.
Há um milhão de pessoas na indústria de design
de logotipos hoje em dia. Assim como você enquanto profissional sério se
destaca da multidão e produz logotipos de qualidade?
Dicas para criar logotipos que resultam
Se você está procurando por um início rápido
com um design de logotipo, experimentar geradores de
logótipos pode ser um grande passo inicial. Ele pode ajudar a dar-lhe um
ponto de partida para o seu design de logotipo, no qual você pode construir e
adaptar.
Você também pode experimentar usar uma
ferramenta de criação de logotipos - um aplicativo online que faz algumas
perguntas sobre o seu negócio e sugere ideias e conceitos de logotipos que se
encaixam na sua marca.
1. Use um Visual Double Entendre
Alguns dos meus logos favoritos no mundo
utilizam uma técnica que eu gosto de chamar de dupla compreensão visual, que é
uma maneira muito extravagante de dizer que tem duas imagens envolvidas em uma
só através da interpretação inteligente de um conceito ou ideia.
2. A cor é extremamente importante
Uma das considerações mais importantes para o
design do logotipo é a paleta de cores. Esta não é uma decisão superficial, a
cor carrega significados e comunica ideias.
Às vezes você está ligado às cores de uma
marca, mas outras vezes você terá a liberdade de explorar.
Considere sempre para que serve o logótipo e
se os vários casos de utilização requerem ou não versões diferentes.
3. Evite o Cliché
A cada poucos anos ou mais, algumas novas
modas aparecem no design do logotipo. Eu pessoalmente adoro estudar
tendências de design e você pode até me achar sugerindo saltar em alguns
bandwagons para acompanhar os tempos, mas com logos, eu odeio quando um monte
de designers usam a mesma ideia várias vezes.
Você deveria saber sobre as últimas tendências
de design de logos e entender o que há de bom e ruim neles? Absolutamente. Você
deveria segui-las à risca? Absolutamente não.
O arquétipo básico acima está sendo usado
novamente e novamente no design do logotipo agora mesmo e está ficando velho
rapidamente.
Porque não usar um design que tu próprio
pensaste em vez de arrancar o que toda a gente está a fazer?
4. Torná-lo Ownable
Eu não acredito que "ownable" é uma
palavra real, mas você, no entanto, ouvi-lo um pouco em marketing (os
marqueteiros gostam de inventar palavras). O conceito é definitivamente um
conceito importante que está intimamente ligado à dica anterior.
Ao invés de seguir o rebanho e usar um design
clichê, você deve se esforçar por algo que seja unicamente reconhecível.
5. Toda a gente adora o lettering personalizado
Embora estejamos falando em ser únicos, não há
quase nada que possa dar ao seu logotipo uma sensação única como um lettering
personalizado incrível.
Muitas vezes vemos o design do logotipo como
uma simples viagem ao menu de fontes para ver qual tipo de letra faz o nome da
empresa parecer melhor.
Se alguém está pagando para você
"projetar" seu logotipo, eles provavelmente esperam que você coloque
um pouco mais de esforço no desenvolvimento.
O tipo personalizado ajuda a garantir que o
seu logótipo único permaneça assim. Designers de baixa renda vão arrancar o seu
trabalho em um piscar de olhos se descobrirem qual tipo de letra você está
usando, mas é preciso alguma habilidade real para imitar o tipo de desenho à
mão personalizado!
Tem em mente que se o teu logótipo for
suficientemente famoso, as pessoas tentarão sempre arrancá-lo.
6. Mantenha-o Simples
Admitamos, nem toda a gente consegue arrancar
um belo guião desenhado à mão por capricho.
Só porque você é um designer não significa que
você é um ilustrador ou tipógrafo incrível (embora isso ajude). Se você se
encaixa nessa descrição, não tenha medo, não há nada que impeça você de fazer
logos incríveis.
Nessa situação lembre-se dessas quatro
palavras poderosas: mantenha-o simples e estúpido!
Logotipos simples mas poderosos permeiam o
mundo dos negócios e sempre provam ser os melhores ícones para resistir ao
teste do tempo.
7. Passivo vs. Activo
Uma faceta interessante do design de logotipos
que tenho considerado muito ultimamente é o conceito de incutir movimento ou um
senso de atividade em um logo.
Isso nem sempre é apropriado (como com o
logotipo da Apple), mas às vezes pode dar a um logo o impulso que ele precisa,
tanto do ponto de vista visual e conceitual.
Como vê criar
um logo de sucesso não é tarefa simples, mas com estas dicas você está num
bom caminho.
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