Hoje você vai conhecer uma ferramenta incrível que lhe permite explorar a interação do usuário com o seu blog, saber quais as páginas que visitou, quanto tempo permaneceu e se a meta proposta para aquela página foi atingida. Essa ferramenta é um novo relatório que está disponível no Google Analytics chamado Explorador de Usuários e que permite conhecer o comportamento individual do seu leitor.
1. Como acessar o Explorador de Usuários
Vá até sua conta do Google Analytics, escolha o blog que deseja verificar, clique em Público-alvo e logo abaixo em Explorador de usuários. Você pode observar que será exibido um relatório constando uma identificação de usuários que o Google chama de Client ID.
2. Conhecendo o Explorador de Usuários
O Client ID é uma assinatura individual do seu visitante. Assim, cada vez que ele acessar seu blog, o Google Analytics irá identificar a sua interação e registrar, permitindo que você conheça o seu comportamento.
Também existem seis filtros para organizar os dados de acordo com o seu interesse:
- Sessões (quantidade de páginas visitadas);
- Duração média de sessão;
- Taxa de rejeição;
- Receita;
- Transações;
- Taxa de Conversão de Metas.
Quando você clica sobre um usuário individual poderá ver:
- O tempo de duração na sessão;
- As páginas que visitou;
- O título e a URL do artigo;
- O dia em que a página foi visitada;
- O horário em que visitou cada página; e
- Filtrar por metas, como por exemplo o preenchimento de um formulário ou a conversão de uma venda.
Ainda é possível dentro desse relatório selecionar o período em que você deseja exibir o comportamento desses usuários para analisar, como nos últimos 7 dias, no último mês ou em um período personalizado.
O Google Analytics sempre permitiu que olhássemos a base da pirâmide como um todo, vendo o comportamento dos usuários como um todo. Esse relatório permite um olhar direto sobre o leitor. No exemplo que eu trouxe, fica claro que meu leitor está com problemas com domínio. O blog dele deve estar retornando o erro 404 e para resolver ele precisa configurar os CNAMEs, ou então, como no último acesso, verificar se existe algum outro problema que esteja deixando o blog fora do ar. Assim, você pode verificar o raciocínio do seu leitor e, por exemplo, amarrar melhor os links e o conteúdo facilitando a navegabilidade e permitindo que ele facilmente encontre no seu blog aquilo que está procurando.
Pelo que verifiquei este relatório está disponível deste o dia 16 de março e parece ser colhido por amostragem, provavelmente ainda sofrerá melhorias, mas já permite um olhar mais atento ao comportamento individual de cara usuário.
O que achou dessa ferramenta? Qual a utilidade que ela terá para o seu blog? Compartilhe sua opinião conosco e divulgue este artigo nas redes sociais.
Awesome..thank you very much.
ResponderExcluirExcelente ferramenta é o Google inovando e facilitando o trabalho do blogueiro seja ele amador ou profissional.
ResponderExcluirOlá Cícero,
ExcluirTambém gostei muito dessa ferramenta, é possível fazer uma análise individual do comportamento do leitor e traçar algumas linhas de raciocínio e pontes. Bem bacanas!!!
Abraços!