De tempos em tempos a empresa Google faz mudanças no algoritmo da sua ferramenta de busca, de longe a mais utilizada atualmente. Um site que não esteja bem posicionado no buscador do Google, dificilmente terá visibilidade
.
Até pouco tempo atrás, tais mudanças não traziam diferenças significativas para a maioria dos sites e blogs que seguiam as diretrizes para webmasters. Mas do ano passado para cá duas atualizações, Panda e Pinguim, afetaram centenas de páginas web tanto de forma negativa quanto positiva. Quem subiu, comemorou e quem desceu chorou e muito. Várias táticas de SEO necessitaram de revisão e vários sites e blogs não conseguiram retomar suas visitações.
No final do mês passado, a Google lançou uma atualização batizada de Beija-Flor (Hummingbird, em inglês), com alterações ainda mais significativas do que as anteriores. A bola da vez é a semântica e as buscas por voz. Ao que tudo indica, encher um artigo de palavras-chave já não é mais um bom recurso. O buscador do Google dará maior relevância à rapidez e precisão, à qualidade do texto e ao significado da busca. O Google quer decifrar a intenção do usuário.
Tudo isso é muito bacana enquanto somos usuários, mas como blogueiros/webmasters a coisa não é tão agradável assim. As táticas de SEO vão ter que ser repensadas. O buscador mudou e nós também vamos ter que mudar e isto requer estudo e dedicação. Enquanto o Google deseja interpretar o usuário, nós tentaremos que interpretar o Google.
Sites especializados em SEO estão fornecendo dicas para lidarmos com essas mudanças. Vou deixar algumas aqui e também referências para quem deseja se aprofundar no tema.
10 dicas para enfrentar Panda, Pinguim e Beija-Flor
Referências
Olhar Digital - Buscas no Google: elas mudarão em breve!
Enquanto eu estava escrevendo este artigo, fiz diversas pesquisas no buscador do Google e deu para perceber nitidamente a mudança. Eu sempre tive o costumevício de digitar apenas palavras-chaves para obter bons resultados, mas agora elaborar perguntas ao buscador me trouxe resultados bem mais precisos. Fica a dica.
.
Até pouco tempo atrás, tais mudanças não traziam diferenças significativas para a maioria dos sites e blogs que seguiam as diretrizes para webmasters. Mas do ano passado para cá duas atualizações, Panda e Pinguim, afetaram centenas de páginas web tanto de forma negativa quanto positiva. Quem subiu, comemorou e quem desceu chorou e muito. Várias táticas de SEO necessitaram de revisão e vários sites e blogs não conseguiram retomar suas visitações.
No final do mês passado, a Google lançou uma atualização batizada de Beija-Flor (Hummingbird, em inglês), com alterações ainda mais significativas do que as anteriores. A bola da vez é a semântica e as buscas por voz. Ao que tudo indica, encher um artigo de palavras-chave já não é mais um bom recurso. O buscador do Google dará maior relevância à rapidez e precisão, à qualidade do texto e ao significado da busca. O Google quer decifrar a intenção do usuário.
Tudo isso é muito bacana enquanto somos usuários, mas como blogueiros/webmasters a coisa não é tão agradável assim. As táticas de SEO vão ter que ser repensadas. O buscador mudou e nós também vamos ter que mudar e isto requer estudo e dedicação. Enquanto o Google deseja interpretar o usuário, nós tentaremos que interpretar o Google.
Sites especializados em SEO estão fornecendo dicas para lidarmos com essas mudanças. Vou deixar algumas aqui e também referências para quem deseja se aprofundar no tema.
10 dicas para enfrentar Panda, Pinguim e Beija-Flor
- Escrever conteúdos de qualidade, que respondam perguntas dos usuários;
- Não criar backlinks artificialmente. Tente construir backlinks verdadeiros e em blogs relevantes;
- Não usar palavras-chave em excesso;
- Mostrar que você é o autor de seus posts através do sistema de Google Autoria;
- Arquivar/apagar posts de baixa qualidade, que geram altas taxas de rejeição;
- Utilize o produto Ferramentas para Webmasters para descobrir possíveis erros de rastreamento, enviar sitemaps, acompanhar o desempenho do blog, entre outras coisas;
- Incentive de forma natural o compartilhamento de seus posts nas redes sociais, colocando botões e widgets na área de postagem e sidebar;
- Ativar a versão mobile do seu blog;
- Não fazer spam e nem utilizar práticas do tipo black hat;
- Usar o atributo rel=nofolow em publieditoriais.
Referências
- O que muda em SEO com a nova atualização do Google, o Hummingbird
- Por que o Google vai acabar com seu negócio na internet?
- O que é o Hummingbird Update do Google e Como Revoluciona o SEO
- Codinome Hummingbird - receba mais visitas com atualização do Google
- O Beija-flor assassino do Google: Hummingbird Update
Olhar Digital - Buscas no Google: elas mudarão em breve!
Enquanto eu estava escrevendo este artigo, fiz diversas pesquisas no buscador do Google e deu para perceber nitidamente a mudança. Eu sempre tive o costume
Boa tarde Juliana, tenho uma pergunta a fazer. Duas vezes que enviei site maps, cairam muito as visitas no meu blog, porque será que isso acontece? Obrigado.
ResponderExcluirOlá ajlaux
ResponderExcluirAté onde eu sei, enviar sitemaps melhora a indexação.
Abraços
Muito estranho mesmo, obrigado pela resposta, mas tenho certeza que comigo aconteceu como citei acima. Um abraço!
ResponderExcluirMuito obrigado pela resposta, mas comigo aconteceu como citei, visivelmente da pra notar no analytics, um abraço!
ResponderExcluirMuito bom este post, serve de dicas para muita gente, eu tento seguir todas essas dicas, claro que nunca vou conseguir seguir 100%
ResponderExcluirFaz tempos que procurava uma resposta aos meus problemas, e agora sei o que aconteceu com meu blog. Afinal cair de mais de 100 mil visitas por mês, para atualmente não conseguir nem 5 mil... Já esperava algo semelhante, faz parte! Agora é correr para recuperar o prejuízo... (rs) Abraços e parabéns pelo Blog, venho sempre aqui.
ResponderExcluir