Em maio, escrevi um post falando sobre mudanças na forma de monetizar este blog, pois eu havia decidido tentar ganhar alguns trocados e assim poder me dedicar um pouco mais a ele.
Como não sou nenhuma expert no assunto e havia prometido falar mais sobre monetização para vocês, entrevistei dois amigos probloggers no mês de junho, o Noronha e o Cardoso, que confirmaram que é possível ser um problogger - blogueiro profissional.
Aprendi algumas coisinhas neste curto espaço de tempo - lendo, estudando outros blogs e participando silenciosamente de fóruns de discussão sobre o monetização.
Recebi grande apoio de vocês naquela ocasião e hoje quero agradecer, compartilhando um pouco do pouco que aprendi, já que vários leitores demonstraram interesse no tema.
O título do post de hoje é apelativo chamativo, mas logo vocês saberão o porquê ;)
Número de visitantes
A primeira coisa que um blogueiro que deseja ganhar dinheiro com o seu blog precisa ter em mente é: quanto mais visitantes, maior a chance de rentabilidade. Não tem como fugir disso, pois trata-se de matemática pura e aplicada. 1+1=2 e 1000+1000 = 2000.
Eu tenho 2 blogs, que apresentam os seguintes dados estatísticos:
Nome do Blog | Pageviews mês de junho/2009 |
Dicas Blogger | 172.650 |
Dicas de Informática | 13.826 |
Quem comanda os ganhos é o Dicas Blogger, com mais de 90 % da receita mensal.
Os paraquedistas
Como aumentar o número de visitantes então? Pra isso não existe uma fórmula mágica, pois se houvesse certamente eu usaria nos meus outros blogs. Acredito que dedicação e bom conteúdo contam muito, mas existem outros detalhes como estudo, perspicácia e duas pitadinhas de sorte, que aumentam as chances de um blog dar certo.
Lembrem-se que o “dar certo”neste caso é referente a dinheiro e não à satisfação pessoal.
Todo problogger sabe e, vez ou outra, escreve sobre isso: o segredo está em atrair os paraquedistas, que são aqueles internautas que caem de paraquedas em um blog e que, meio perdidos, acabam prestando mais atenção nos anúncios do que no conteúdo em si.
Tanto isso é verdade que de um tempo pra cá aumentou significativamente o número de blogs repletos de hypes( assuntos da moda), com o intuito de atrair este público clicador.
Vai da consciência e do objetivo de cada blogueiro, ser ou não um caça-paraquedistas.
Eu optei pelo equilíbrio, já que tenho um público fiel que me respeita, que torce pelo sucesso do blog e que compreende as minhas necessidades de monetizá-lo.
Como eu já disse anteriormente, o leitor fiel é aquele que assina os feeds e que costuma comentar no blog, mas que raramente enxerga a publicidade. É ele que traz alegria, dinamismo e identidade a um blog e por isso deve ser muito bem tratado.
Então, todo blogueiro que deseja fazer um trabalho sério, se vê dividido entre escrever para seus seguidores ou para os paraquedistas. Relaxem, pois dá pra fazer as duas coisas; basta ter um bom relacionamento com o seu público e ser sincero, transparente.
Querem um exemplo? O título apelativo deste post…ele atrai visitantes provenientes dos mecanismos de busca e nem por isso deixa de ser verdadeiro, já que o artigo fala realmente sobre como ganhar dinheiro com blogs. Pratiquem e depois me falem dos resultados.
Os programas de afiliados
Não adianta ter um número de visitantes grande e ter preguiça de estudar, pois cada programa tem suas características próprias e suas regras, que em alguns casos, são super rígidas; é preciso conhecê-las e respeitá-las, assim como é necessário saber quais os melhores posicionamentos para as propagandas, as melhores cores e fontes e por aí vai.
Pra quem usa o Google AdSense – o mais popular programa de monetização - eu recomendo que acompanhem os posts do blog Por dentro do AdSense, que assistam ao seminário Otimização de Blogs e que decorem todos os seus regulamentos.
Outra boa pedida, é participar do grupo Monetização, cheio de feras da Blogosfera nacional.
O Midia Kit
A partir do momento em que as estatísticas de um blog se tornam mais volumosas, é interessante criar um Midia Kit para informar aos (futuros) anunciantes os seus dados de visitação, locais de veiculação de anúncios e valores dos mesmos.
Se precisar de modelos, faça uma busca no Google. O do DB foi feito no Google Docs.
Isso é só o começo, mas nunca se esqueçam do nosso lema respeito é bom e eu gosto!
Muito legal você dividir suas experiências com os leitores. Também estou em uma cruzada para monetizar o conteúdo que eu gero na internet (e não estou falando só dos blogs), mas a falta de tempo tem sido o meu maior inimigo.
ResponderExcluirPercebi que ganhar dinheiro com blogs é como qualquer outro trabalho, exige tempo e dedicação e não rende usando apenas o escasso tempo livre de que disponho.
Recebi meu primeiro pagamento do Adsense esse mês, mas ainda estou muito longe de um status de problogger.
Talvez eu tenha sido um pouco ignorante e não estudei corretamente os métodos do Adsense, por isso tive a minha conta desativa por cliques inválidos.
ResponderExcluirAgora irei tentar com o hotwords, submarino e Dell afiliados, quem sabe eu não consiga?
Abraços!
ótimas dicas Ju,
ResponderExcluirapesar de meu blog não ser um DB da vida #rs, estou começando a pensar em monetização.
Obrigado pelas dicas.
Dando uma pitada de opinião minha, acho que o carro chefe de monetização são os acordos publicitarios obtidos através dos MKits...
Mas como não tenho muita experiencia no tema, continuo testando algumas ferramentas e estudando a fundo.
Um Abraço. ;-)
@fabiodablogin
É dificil ler suas matérias e sair de fininho
ResponderExcluirdaqui sem deixar um comentário msmo q seja só de agradecimento por dividir suas experiencias e conhecimento.
Ainda ñ me aventurei a tanto,estou pesquisando sobre o assunto.
Bom fds!
bjim *_*
Ótimo post! Valeu por compartilhar as dicas =]
ResponderExcluirMeu blog ainda é muito pequeno, e nem sei o que os blocos do adsense estão fazendo lá '-'. Estou pensando em tirá-los e coloca-los novamente só quando o blog for maior...
Não conhecia o blog do adsense e nem fazia idéia da existência do Mídia Kit.
Valeu mesmo hein!
Juliana, já tive pretensão de monetizar meus blogs, mas havia começado da forma errada. Monetizei antes de ter um número considerável de visitas. Depois dessa euforia inicial, percebi que o que traria mais satisfação para mim eram os comentários e aí busquei outras formas de divulgação. Já pensei e falei sobre "títulos apelativos". Não os vejo como problema desde que façam como você disse, desde que não sejam uma mentira. Tenho experimentado outras formas. Uso e abuso (ainda estou no começo) das frases ambíguas e de conotação mais adulta. Claro, o número de paraquedistas cresceu e meus leitores veem isso mais como um recurso de humor do que qualquer outra coisa. Eu tenho acompanhado o que você diz sobre monetização e, confesso, dá água na boca pensar que um dia eu poderei, quem sabe, fazer o que adoro (navegar) e o que eu preciso (ganhar dinheiro).
ResponderExcluirOi Juliana.
ResponderExcluirComo sempre ótima dicas.
Tenho uma experiência um pouco diferente com ganhos no meu blog. Como sempre trabalhei com televisão, fiz no meu blog uma experiência parecida com o que ocorre na telinha.
Abri espaço para empresas anunciarem. Fiquei meio receioso no começo, mas está dando muito certo.
Tenho o compromisso semanal de uma videorreportagem, nela "vendo" um espaço de oferecimento da reportagem. Vinculado a isso o anunciante também ganha um link no blog.
Não aderia aos mecanismos virtuais também por completo desconhecimento.
Mas estou gostando desse contato direto com os anunciantes.
Um abraço
Antenor Thomé
www.muraldoantena.blogspot.com
Como sempre, trazendo ótimo conteúdo, mesmo quando a idéia é atrair os paraquedistas.
ResponderExcluirSó faltou falar que, por questões éticas, e de regulamentos, pedir para "please, cliquem nos anúncios, please", é feio, e ninguém gosta! hehe..
Ah, o twitter, é realmente uma ótima ferramenta, se antes vinha aqui de vez em quando, agora acompanho as novidades aqui pelos seus twetts!!
Abraço,
Camila.
Juliana,
ResponderExcluirtenho certeza que obterá sucesso na rentabilização de seus blogs. o reconhecimento da blogosfera você já tem, o conteúdo de qualidade também, o grande número de visitantes idem, agora só falta começar a receber os cliques...rs,
um abraço.
Grande Juli!
ResponderExcluirAdoro quando você escreve sobre seu caso de sucesso. Há muita informação sobre monetização na internet, porém, é mais difícil as encontrar depoimentos confiáveis de resultados obtidos com técnicas de monetização.
É por essas e outras que te indico no meu blog como "leitura para evuluir"!
Grande bjo
@unidadelivre
Meus blogs ainda são pequenos demais.
ResponderExcluirVi o Bauru comentando acima que no começo monetizou, mas depois tirou. Você acha correto eu tirar os Adsenses do meu blog e só quando tiver uma boa visitação recolocá-los?
Desejo sucesso para você.
ResponderExcluirEstou começando a blogar agora, mas já estou implementando a monetização no blog, porém só para testes e estudos, quero entender como isso funciona e matar a minha curiosidade.
Parabéns pela clareza como falou sobre ganhar dinheiro com blog.
ResponderExcluirQuisera eu viver de escrever, pois realmente adoro fazê-lo, apesar de todas as minhas limitações. Imagina se eu pudesse ter tempo bem remunerado para oferecer melhor conteúdo? Seria o máximo!
Quem sabe um dia chego lá...
www.simplesmenteviane.blogspot.com
Também curti você dividir sua recente experiência com quem te lê (aliás, segundo o mencionado, me enquadrei em leitor fiel!). Só que não vejo novidade no post.
ResponderExcluirPenso que gerenciar um post é como gerenciar uma empresa, numa hora você precisa de algumas atitudes ousadas e noutra precisa estar preparado pra receber as cacetadas.
Eu acredito que para um blog dar certo é certo é preciso o mais difícil: foco! Não importa se o conteúdo é bom ou ruim porque isso é subjetivo. O importante é que quando o visitante chega procurando algo, aquilo TEM que estar alí!
ishhh sorry offtopic!
Muito bom o artigo! É bem isso que acontece!
ResponderExcluirNão conhecia esse grupo de monetização. Obrigado pela dica!
A Palestra do Adsense é muito boa. Muito gente não usa, mas é importantíssimo a criação de critérios e segmentação de conteúdo. Depois que me atentei para esses dois ítens meu blog decolou.
[]'s
Eu também recomendo que os blogueiros explorem algum espaço dos seus blogs com programas de afiliados. São uma opção a custo zero e que podem dar algum retorno financeiro a médio prazo!
ResponderExcluirMuito bom Juliana! Mas acho um pouco paradoxal a história de buscar visitantes paraquedistas e trabalhar conteúdo de qualidade. Até que ponto o anseio de aumentar o tráfego com paraquedistas, via de regra atraídos por temas polêmicos, não irá comprometer a qualidade dos posts? O que vejo na prática é uma infinidades de blogs que só publicam posts "arapuca". Nada de conteúdo.
ResponderExcluirMonetizar é importante, mas é preciso muita seriedade para trabalhar o conteúdo, e principalmente, respeitar os leitores fiéis.
Abraço,
Jackson Brustolin
Olá, antes de tudo é um enorme prazer em conhecer Você Juliana, sou seu seguidor, a um mês e pouco, cançava de jogar no Google dicas para Blogs, e nunca encontrava nada do meu gosto, certa vez resolvi eu mesmo, escrever, na barra de endereços; dicasblogger, então dei de cara com o seu Blog, Li muitas das suas matérias, aprendi, muitas coisas com você através do seu Blog, tinha um template muito simples, então pesquisei em seu Blog, templates e encontrei um, oque eu uso agora, aprendi muitas coisas para blogueiros, como tirar o Navbar, como Dar continuidade ao Post, entre outraz coisas, há tenho que admitir uma coisa tirei seu créditos do meu template, mas em compensção, coloquei seu Banner, e pretendo criar um Post, sobre o Dicas Blogger, :), para inicio de converça era isso, espero ter contato com você ser mais que um colega de Blog, recomendei seu Blog a muitos de meus Amigos, peço que dê uma olhada em meu Blog, de uma avaliada em que eu posso mudar ou arrumar, avalie uma nota de 1 á 10, se quiser é claro, tenha um otimo dia, espero que seu Blog creça a cada dia das nossas Vidas :D, um forte abraço!
ResponderExcluirMaicon Martim Dutra
www.arquivomisto.blogspot.com
(Desculpe erros de escrita)
Realmente a maioria das visitas são de paraquedistas, são os melhores, sempre deixam um clique na publicidade.
ResponderExcluirEu mesmo sou fiel, leio no Google Reader, e deixo um comentário no que é interessante. Evito anúncios, mais tem vezes que não dar pra resistir (Caneta espiam em 10x sem juros xD)
ganhar dinheiro com blog e muito dificil, ainda mais se o bloqueiro não tiver um bom coteúdo no seu blog, que atraia visita para blog.
ResponderExcluirOu vocês pagar para anunciar o seu blog,Eu tenho um blog que tem pouco visita pois não dar case nenhum dinheiro, anuncio submarino, click afiliados, adsense, pesquisa google mais não tenho visita como poderei gera receita para meu blog.
http//:ricardodealbuquerque.blogspot.com
É bacan esse seu blog ele tras bastante dicas boas para as pessoas também tenho um blog e sei como é dificil atrair mais visitas,mas é só continuar na luta e não desistrir que uma hora as coisas acontecem valeu pelas dicas!!!
ResponderExcluirHá o meu blog é http://blogtecdigital.zip.net
Oi Juliana,
ResponderExcluirO apreço vem pelo seu conhecimento garimpado e é claro pelas generosas dicas de transformar tesão por fazer em ouro.Hiper legal.
Busco por essas soluções em harmonia,penso como voce.Uso o blog como vitrine para meus trabalhos,nessa criei 6 blogs.Agora quero montar uma estratégia de renda mas busco também agentes literários,agentes culturais pois tenho uma carreira veiculada e quero empresaria´-la,preciso de parceiros bons, inteligentes,sensíveis e de visão.
Até mais,
Cris
Mais um artigo interessante e muito verdadeiro.
ResponderExcluirComecei a ler este blog porque estava procurando dicas de como mudar meu template; Digitei no search: Dicas para bloggers. A lista q surgiu era imensa, este foi o terceiro onde entrei e encontei o artigo "primeiros passos". Foi uma delícia! Era tudo o que eu procurava. Agora estou aqui, cadeira cativa! Nem sempre comento, mas leio tudo; não tem um dia que eu não venha pelo menos duas vezes em busca de dicas e novidades! Este é, sem dúvida, um dos melhores blogs! Parabéns!
beijos mil
Ariadna
Eu sou nova nesse negócio de blog, porém eu resolvi falar sobre moda e as vezes eu me sinto sem chÃO, MAS SEI QUE TENHO MUITO TRABALHO PELA FRENTE E MUITAS PESQUISAS! vLAUE PELAS INFORMAÇÕES!!
ResponderExcluirALINE
Fiquei interessada nesse assunto, pois sempre quem está começando não tem noção de nada, inclusive do que pode ou não ser feito.
ResponderExcluirNunca imaginei que poderia ganhar uma grana naquilo que sempre fiz por puro prazer. Valeu, cara, vou correr atrás e tentar fazer o mesmo no meu blog. Sempre tive a ótica de ajudar os jovens a aprender melhor o inglês, mas agora com o seu post, uma nova idéia me ocorreu. Talvez essa motivação sirva para ajudar a Educação e a professorinha aqui, pois o salário, oh...
ResponderExcluirGostei das dicas. São bem interessantes.
ResponderExcluirOlá, nossa, muito legal e interessante seu blog, eu não conhecia, sou novo como blogueiro, e esse artigo vai me ajudar e muito nas minhas decisões.
ResponderExcluirDo pouco que eu ja postei, eu procurei sempre dar os créditos corretos as devidas pessoas ou sites, geralmente eu gosto de postar videos.
Fica um grande abraço meu, vou continuar visitando o blog, tem muita coisa legal que ainda não li.
Se você quiser ver meu blog, passa por lá e deixa um recado, vai me motivar bastante.
www.aquitemmuitacoisa.com
Bom dia equipe DicasBlogger
ResponderExcluirQueria saber se vocês tem espaço para publicidade
se tem quanto custa e o tamanho dos baners.
Olá, Anderson
ResponderExcluirNós temos espaço sim. Para ver formatos e custos, por favor acesse o nosso Kit de Mídia
http://www.dicasblogger.com.br/p/anuncie.html
Muto bom suas dicas, eu pesquiso sobre formas de ganhar dinheiro na internet a 5 anos e ganho dinheiro com mini-sites e e-books mas agora estou aprendendo muito com blogs que é uma excelente maneira para se ganhar dinheiro online.
ResponderExcluir