Texto: Andréa Motta
Há alguns dias, diversos usuários do Blogger enviaram mensagens ao Grupo de Ajuda do Google relatando a dificuldade de publicar seus posts, uma vez que as guias da página de postagem haviam desaparecido. Ouvi a mesma queixa de um amigo que também tentava publicar. Eu, que tenho instalados três navegadores no meu computador, abri a página em todos e observei que o "bug" só não acontecia no Mozilla Firefox. Mas o que fazer quando isso ocorre ou quando não temos permissão para acessar blogs do nosso local de trabalho?
Uma das facilicidades disponiblizadas pelo Blogger é o Email Posting Address, ou seja, um email só do seu blog, por meio do qual será possível publicar seus textos, sem precisar acessar a página de postagem. Na prática, isso significa enviar uma mensagem para esse endereço e publicá-la automaticamente, como uma nova postagem.
Configurar o Email Posting é muito fácil; basta seguir os passos abaixo:
- No painel de controle do blog, acesse a guia Configurações.
- Procure o link Email. Surgirá, então, a página na qual o email do seu blog será criado.
- Procure por Email Posting Adress. O Blogger já criou o início desse novo endereço para você: ele será composto por parte do seu login no Google e uma expressão qualquer de sua escolha.
Suponhamos que seu login seja "fulanodetal". O Google irá lhe mostrar o seu login, seguido de uma caixa de texto e @blogger.com. Escolha uma expressão de fácil memorização e digite-a na caixa de texto. Se, por acaso, você tem diversos blogs, essa operação poderá ser feita em todos e eu sugiro usar o nomes do blogs ou parte deles, para identificar o email de cada um. Por exemplo: fulanodetal.blog1@blogger.com, fulanodetal.blog2@blogger.com
4. Selecione a opção Publicar emails imediatamente e salve as alterações. Pronto, seu blog já tem um email próprio e esse já pode ser usado. Agora você pode enviar posts para o seu blog, como se estivesse mandando uma mensagem para alguém.
Fique atento, no entanto, a outros aspectos:
- O título do seu post será o que você definir como assunto da mensagem.
- Você pode enviar imagens, mas o alinhamento será feito à direita, o que esteticamente nem sempre fica bom.
- Se você usa aquelas assinaturas personalizadas, não esqueça de retirá-las antes de enviar a mensagem. Certamente, você não deseja expor dados pessoais, como o número do seu celular ou o endereço do seu trabalho.
- Não divulgue o email para ninguém, pois você também não vai querer que algum amigo desavisado publique acidentalmente no seu blog.
Andréa Motta é editora dos blogs Conversa de Português e Leio o mundo assim.
Valeu a dica juliana, eu ja sabia disso mas nunca usei...
ResponderExcluirAs vezes eu posto direto do word.
Bjaum ;-)
Legal...
ResponderExcluirFunciona mesmo.
Pena que n vou precisar usar disso..
muito bom, isso me lembra um serviço do fotolog do terra, q alem de postar por email, tambem da pra postar por cell, seguindo esse mesmo tuto ai...
ResponderExcluirEu ja sabia disso,mas não sabia usar
ResponderExcluirMt bom Juliana
abraço
E agora eu vi alguém ali dizendo que usa o Word pra postar. Eu também quero !!! rsrs
ResponderExcluirObrigada, Juliana, por publicar este texto!
Muito bom, é ótimo, como você mesma disse, para postar me ambientes de trabalho (malandragem, ehhehe)
ResponderExcluirNem me ligava nessa opção, apesar de ter visto funciona bem quando você quer fazer posts rápidos e não está com seu computador equipado com o Live writer, heheh
ResponderExcluir;)
Olha post muito bom eu adorei parabéns Juliana
ResponderExcluirEspetacular!! Era uma das ferramentas que eu precisava principalmente para usar no trabalho! ;-)
ResponderExcluirE pessoal que comenta, esse texto foi uma contribuição da Andrea Motta para os usuários do Dicas! Palma para as Duas!
Bjs n'alma!
Indiquei seu blog para mais um prêmio: "Um blog de ouro".
ResponderExcluirhttp://fecienciaeetc.blogspot.com/2009/02/premio-blog-de-ouro.html
Parabéns! Fique com Deus!
Por várias razões de ordem pessoal, não tenho tido tempo de visitar os blogs de minha preferência.
ResponderExcluirAgora que as coisas melhoraram um pouco, tirei uma folguinha e vim ler os seus posts que, como sempre, me agradam muito.
Gostei da dica Juliana. Obrigada!
ResponderExcluirAnny
Recentemente tentei fazer postagem e uso o Firefox, as guias não desapareceram, mas os botões (negrito, adicionar link, adicionar imagem) da página de postagem não apareciam.
ResponderExcluirE como será que fica uma postagem enviada por e-mail em casos de blogs que t~em a configuração de exibir resumo dos posts e depois um link para ler a postagem completa? Se alguem postou por e-mail em caso assim, comenta ai.
ResponderExcluircomo posso colocar as marcas já pelo post via e-mail?? obrigado!!
ResponderExcluireu quero saber mesmo é como mando um convite pro meu amigo postar!eu tento imitar o convite que eu recebi mas as pessoas postam no blog que eu fui convidada,não no meu!
ResponderExcluirOlá, só tenho uma dúvida. Como posso definir as tags através do e-mail? é possível?
ResponderExcluirobrigado mesmo!
ResponderExcluirObrigadoo.Tenho blog mais não sabiaa, achoo que nãoo vo precisar, vou tentar posatr, vamos ver né??
ResponderExcluirhttp://girlspinks3.blogspot.com/ <<< ta mt 10 me blog, mais de 500 visitas por diaa
Eu descobri um e-mail fantástico na internet,e gostaria de compartilhar com todos internautas do mundo.Um grande abraço a todos e um ótimo fim de ano.
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirEu posto pelo word quando não dá
ResponderExcluirhum gostei viu esssa dika me ajudou muito thaw
ResponderExcluirFiz tudo certinho enviei o email,mas não consigo ler,onde devo entrar para encontralo?
ResponderExcluirjuliana tem como mandar códigos html? tipo código de banners?
ResponderExcluirse alguem postar no meu blog eu posso excluir a postagem?
ResponderExcluirDica antiga e importante, vale comentar.
ResponderExcluiraprendi
ResponderExcluirJuliana já tentei do BlackBarry ,mas não entra.
ResponderExcluirComo definir a categoria da postagem quando se envia por email?
ResponderExcluirAlguem sabe como categorizar a postagem?
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