Através da pesquisa “Fala Leitor”, percebi que um grande número de leitores do Dicas Blogger não acompanha nossos posts via Feed. Quando comecei a blogar, eu também não me utilizava dessa poderosa ferramenta, por puro desconhecimento de suas funções e acabava ficando por fora das novidades da Blogosfera. Através dos Feeds, vocês poderão se inteirar de tudo que rola nos seus blogs e sites favoritos, em tempo real. A fim de colaborar com os blogueiros iniciantes, resolvi fazer um post explicando como utilizá-los.
O que são Feeds?
Segundo a Wikipédia:
O termo Feed vem do verbo em inglês "alimentar". Na Internet, este sistema também é conhecido como "RSS Feeds" (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o "assinante" do feed poderá ler imediatamente.
Atualmente há 3 principais especificações para a criação de arquivos Feed:
- RSS 1.0 - RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
- RSS 2.0 - Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
- Atom (IETF).
As versões RSS 1.0 e RSS 2.0 são diferentes, possuem duas organizações que trabalham separadas; isto ocorreu porque após a finalização do grupo de estudos do RSS da Netscape duas organizações continuaram o desenvolvimento separadamente, o que originou duas versões diferentes. A especificação Atom (RFC-4287) é a única publicada por um orgão normatizador, no caso a IETF.
Resumindo: arquivos Feeds são listas de atualização de conteúdo de um determinado site, escritas com especificações baseadas em XML. Os usuários incluem o link dos arquivos Feed em seu programa leitor de Feed (agregador) e recebem, sem visitar o site, as informações sobre as atualizações que ocorreram. Também é possível distribuir arquivos de áudio (podcasts), imagens e vídeo.
Como criar um Feed?
Nós, usuários do Blogger, já temos à nossa disposição os seguinte endereços:
http://seublog.blogspot.com/feeds/posts/default (Feeds)
http://seublog.blogspot.com/feeds/comments/full (comentários)
Mas o bom mesmo é criar ou queimar nosso Feed no FeedBurner, que nos fornecerá diversas opções de personalização e gerenciamento. Aguardem que, no próximo post, irei trazer um tutorial de uso e configuração. Por enquanto, leiam estes dois artigos:
O que o FeedBurner pode fazer pelo seu blog, by Interney
FeedBurner, by Dicas Blogger
Ao criar um Feed, podemos disponibilizá-lo com os posts completos ou parciais. Para uma melhor compreensão, leiam este artigo:
Vai de Feed completo ou parcial?
Como eu faço para assinar?
Você vai precisar de um programa que receba os feeds, também chamado de agregador. Existem opções offline (que você terá que instalar no seu pc) e as online(que você precisará estar conectado à internet para usar). Das opções online, temos:
- Via Navegador
A maioria dos navegadores já trazem um leitor de feed embutido; é o caso do Firefox, do Internet Explorer e do Opera. No Google Chrome ainda teremos que aguardar e no Safari, eu desconheço, por nunca tê-lo utilizado.
Vou dar como exemplo o agregador do Firefox:
Vejam que, ao final da barra de endereços, existe um ícone, que é o padrão de identificação dos Feeds de um site; para assinar, basta clicar sobre este ícone e escolher entre RSS ou ATOM, que na prática, dá tudo na mesma.
O Firefox irá, então, incluir o Feed na sua barra dos favoritos:
No Firefox, também é possível escolher qual agregador usar. Vá em ferramentas, opções e programas:
Eu uso o Google Reader, mas você pode manter o original do Firefox ou utilizar-se de outros programas.
E este é o agregador do Internet Explorer:
- Via Web Site
Existem diversas opções, sendo os mais famosos, o Google Reader, o Bloglines e o Netvibes. Vou dar como exemplo o Google Reader porque estou mais familiarizada com ele, sem contar que podemos usar nossa (velha e boa) conta do Google.
Para adicionar um Feed/RSS, clique em adicionar inscrição e cole o endereço do Feed.
Caso queira manter suas incrições mais organizadas, crie pastas para separar as diversas categorias de sites ou blogs que você acompanha. Para tanto, ao assinar o Feed, o Reader perguntará em qual pasta você deseja adicioná-lo; clique em “nova pasta” para criar uma.
- Outras opções
Muitos blogs já trazem, em destaque, um convite para que os leitores assinem seus Feeds e que, geralmente,foram queimados no FeedBurner.
Clique com o botão direito sobre o link ou sobre o ícone do Feed que deseja assinar, copie o endereço e cole no seu agregador.
Ou então, clique sobre o link ou sobre o ícone do Feed. Você será, então, direcionado à página padrão do FeedBurner.
Outro exemplo:
Ah, Juliana, eu não quero usar um agregador, prefiro receber os artigos por email…Tá na mão!
Basta clicar sobre a opção “Via email” e se inscrever.
Moleza, não?
Recomendo a leitura dos seguintes artigos:
Acompanhe os comentários do seu blog via Feed
O que são feeds, by Template para você
Tudo sobre feed/RSS, by Mundo dos Blogues
Agregando Feeds no seu navegador, by Usuário Compulsivo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente postagem, Juliana. É dessas que a gente fica com vontade de ter sido quem fez a postagem... :D Você sabe explicar as coisas muitíssimo bem, e até um paraquedista entenderia isto.....
ResponderExcluirAbraços,
Alberto
Boa noite Juliana,
ResponderExcluirÓtimo tutorial, ajuda muito os usuários que não sabem nada sobre feed/rss, e não entendem como é fundamental e prático assinar um conteúdo.
OBS: Obrigado pela indicação, não é querer puxar saco, mas me senti lá em coma quando vi o Mundo dos Blogues na recomendação. É muito bom mesmo ver que estão gostando do nosso trabalho.
Valeu!
Boa noite!
Jú, eu não consigo ver quantas pessoas assinaram meu feed e acredito que outras pessoas podem também ter dúvida em como fazer.
ResponderExcluirFica a minha sugestão para o próximo capitulo de "O que são Feed's".
beijos
Alberto, obrigada!
ResponderExcluirMundodosblogues,disponha. Seu post ficou muito bom!
Giba, você fala no FeedBurner? É só usar o widget Feed Count. Bjssss
Eu não gosto muito de feeds, mas tenho de admitir que são muito úteis. Boa parte dos widgets funciona graças a ele.
ResponderExcluirPs: O cara do seublog.blogspot.com ganhou dois links de graça hein? (mesmo que não haja nada no blog dele)
Querido Luiz Rodrigo (Kazuya-Kun),
ResponderExcluirO link seublog.blogspot.com é apenas um endereço de exemplo. Devemos substituí-lo pelo endereço do nosso blog.
Beijos
Olá,
ResponderExcluirMuito bom o tutorial.
Outra coisa...
o rank de comentarios...
os comentarios estao diminuindo...
toda vez que eu entro no blog eu olho ele....
o alberto estava com 30 igual a eu e agora ele ta com 20....
sera que deu bug??
Abraços
Parabéns!
ResponderExcluirÓtimo blog.
ve se podem me ajuadar..
ResponderExcluireu coloquei aquele " Live Traffic Feed" no meu blog
mas a mimnha cidade é o rio de janeiro e em cima do do feed diz: " Belo Horizonte's Blogosphere"
Quando entro em outros sites com o mesmo sistema aparece com se eu fosse de belo horizonte..antes aparecia norma a minha ciadade mas de repente mudou..sabem o que significa?
obrigada
mmrst@bol.com.br
Juliana boa noite, olha sempre acompanho seu blog via feeds e seguidores, é o seguinte to com um pequeno problema, alguns dias "2" não recebo meu e-mail do feeds minhas atualizações. Agora qndo clico no feed sou direcionado para a página do feeds e não vejo meu conteúdo, vc pode me ajudar? Desde já agradeço e parabéns pelo blog
ResponderExcluirO curioso deste dispositivo dos feeds e de seus agregadores é que, apesar das facilidades que ele nos oferece, já que não precisamos ir numa pagina especifica para ler determinado post, é que ele é ainda um grande mistérios para muita gente. Eu uso o feedburner há cerca de um ano no meu blog e agora, pesquisando, estou aprendendo do que se trata. bola pra frente ...
ResponderExcluirabraços,
Olá Juliana!!!
ResponderExcluirEstou num post seu...
6. Feeds
Depois de alguns posts, está na hora de queimar o feed do blog...
Me inscrevi no FeedBurner e agora, como eu faço para "Coloque um widget bem visível, convidando os leitores a assinar o seu conteúdo"???
Grande abraço!
brilliant
ResponderExcluirMuito bom parabens juliana!
ResponderExcluirObrigado pela ajuda com o meu site
abraços
Todas as postagens merecem comentários elogiosos, por suas relevantes ajudas.
ResponderExcluirMeu muito obrigado.
A Juliana já me salvou a pele, antes eu tinha um blog simples, a aparência dele era muito básica, sem falar que o meu antigo template era super limitado, hoje tenho um blog que não é um "Brastemp", mas acho bem legal - http://silvioclecio.blogspot.com/ :)
ResponderExcluirOutro que criei inicialmente somente para postar algumas novidades sobre programação, internet e banco de dados, hoje ele esta entre os queridos das comunidades desenvolvedoras - http://silvioprog.blogspot.com/
Só tenho a agradecer, obrigado Juliana, pela dedicação para nos proporcionar conteúdo livre (tarefa difícil, mas não impossível)! :)
Silvio Clécio
ps. Como os templates são sob licença GPL, apontei os créditos para o Dicas Blogger ;)
Oi, Juliana!
ResponderExcluirMinha única dúvida com relação ao seu texto é sobre: "(...)queimar nosso Feed no FeedBurner(...)".
O que significa isso na prática?
Agradeço a atenção e obrigada!
Boa noite, Juliana.
ResponderExcluirTá rolando um problema no meu Blog...
Eu sou Blogueiro iniciante e quando eu tento visualizar os Feeds das minhas atualizaçoes aparece a mensagem:
"Você seguiu este URL, mas não foi possível encontrar um feed para ele. Verifique se o URL está correto"
E então a URL do meu blog é exibida... Entro e tá tudo ok. Quando tento assinar um feed dá um erro: "User does not have permission to read this blog".
Bem... Eu não entendo como não tenho permissão pra ler o meu próprio blog!
Será que algo que eu mudei nas configurações não permite que eu visualize os feeds de meu blog - e consequentemente outras pessoas?
Um abraço e parabéns... Muito bom o seu trabalho!!!
Tou me empolgando com meu blog por sua causa!
Juliana e equipe,
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Estou iniciando um blog para fins didáticos.
Tenho muito que aprender, estou ainda engatinhando.Mas, foi ótimo encontrar esse blog que é excelente.Continuem com essa qualidade.
Assinei um Feed mas estou com um probleminha. É que no meu Feed não tem a opção de receber por email, adidicionando o email e para assim receber as atualizações. Todo o resto eu consegui resolver, menos essa parte, que não sei onde fica.
ResponderExcluirVocê sabe solucionar meu problema ?
Olá Juliana!
ResponderExcluirEu tenho uma grande dúvida...
Como eu faço para receber a atualização em meu email sobre as pessoas que assinam o meu feed? Diariamente vejo (no widget que coloquei em meu blog dando a quantidade de assinantes) que novas pessoas assinam... Tem como eu ser avisada por email quando surge um novo assinante? Assim eu não precisaria toda hora ficar entrando no FeedBurner.
Muito obrigada pela atenção!
Grande beijo,
Jackie
Mais uma vez, meus parabéns pelo trabalho e pelas dicas.
ResponderExcluirObrigado por tudo e tudo de bom!
Estou aprendendo muito com seu blog, obrigado.
ResponderExcluirMaravilhoso realmente, parabens, seu site tem ajudado bastante.
ResponderExcluirPassei aqui para agradecer... Muito obrigada!! Consegui resolver essa história com o Feed! XD Está me ajudando muito esse blog!! Valeu!!!
ResponderExcluirTive problemas com o Netvibes. Quando clico no widget dele no blog, aparece mensagem de erro.
ResponderExcluirO Atom funciona normalmente. A mensagem é: " Erro ao item de buscar
Algo deu errado ao tentar se inscrever".
Já procurei no google inteiro e não achei solução tentei até achar o endereço do widget dentro do html para mudar, mas não achei. Não achei como excluir o ícone (widget) dele também.
O erro, sem traduzir é: "Error while fetching item
ResponderExcluirSomething went wrong while trying to subscribe." Quando clicado o ícone do netvibes. Parece que tenta conectar mas não consegue. (algum bloqueio), chequei o firewall, mas nada.
Como criar o link de feed de subpáginas do blogger?
ResponderExcluirObrigado!